Opinião: Um pequeno livro curtinho, mas grande em conteúdo. Uma adaptação de uma TED Talk dada pela autora (também vi o vídeo, para me preparar para esta opinião), não apresenta diferenças significativas, fora os ajustes necessários de passar uma apresentação em público para um texto escrito.
E o que posso dizer disto? Principalmente, que sei que hei de vir a ler esta escritora novamente, porque gostei muito de como ela desenvolve e apresenta as suas ideias. Juntando um conjunto de histórias e "anedotas" da sua experiência pessoal, mostra como o tema em questão é importante. É uma apresentação simples, mas poderosa por isso mesmo, pela simplicidade dos momentos, da sua omnipresença na vida diária, mesmo que percebamos o quão errados soam.
O livro junta ainda um conto da autora, "Os Casamenteiros", que eu apreciei por retratar uma situação tão distinta da minha experiência de vida, e por retratar uma personagem fora da sua zona de conforto, exposta a uma nova cultura, a como as coisas são feitas de maneira diferente do que está habituada. Gosto de como termina de forma inacabada, pois isto é só o inicio para esta pessoa.
Título original: We Should All Be Feminists (2014)
Páginas: 112
Editora: Dom Quixote
Tradução: Simão Sampaio
Sem comentários:
Enviar um comentário