sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Quarta Campa Debaixo dos Meus Pés, Darynda Jones


Opinião: Depois dos acontecimentos do livro anterior, Charley Davidson está a tentar lidar com o que lhe aconteceu. Ou a não-lidar. Depende de se consideramos "lidar com algo" esconder-se em casa durante dois meses a encher a casa com coisas das televendas. Mas ei, há que reconhecer, a Charley fá-lo com estilo, e não perde o sentido de humor enviesado que tem.

O que arranca Charley da estase é uma cliente aparentemente doida, mas com cuja história de vida a Charley se identifica. É uma história triste, a da Harper, e mais triste ainda o seu final. Não estava à espera da reviravolta, mas fez sentido. Não é o murro emocional fortíssimo do livro anterior, mas bolas, o do livro anterior valeu por dois ou três.

No arco maior da história, que se vai desenrolando ao longo da série, existem alguns desenvolvimentos interessantes. A Charley descobre algumas coisas sobre si, e sobre o que se está a passar a nível, hm, sobrenatural, e ainda bem que as coisas avançam nesse aspecto. Pergunto-me o que está reservado para o "grande final", e quanto tempo quantos livros vamos levar até lá chegar.

Quanto ao Reyes, ainda não me convence completamente. Metade do tempo tenho vontade de lhe bater por estar a ser tão parvo, o que não é bom sinal. Mas se há coisa que a Charley já provou, é que sabe lidar com ele (na maior parte das vezes), por isso... Neste livro dão alguns passos importantes na direcção correcta, só para voltar atrás logo a seguir. *facepalm*

Há alguns desenvolvimentos curiosos com o pai da Charley, mas isso não implica que ele não tenha feito uma série de asneiras no passado. Pelo menos a Charley reconheceu finalmente as falhas dele em protegê-la quando era menina. Por outro lado, gosto cada vez mais da relação da Charley com a irmã.

Outros pontos que continuo a gostar: a Cookie, assistente extraordinária e fazedora de margaritas deliciosas; o Garrett, que infelizmente aparece muito pouco aqui; as freiras e o convento, os quais conhecemos melhor; e os motoqueiros e o manicómio, mas dos primeiros calculo que veremos pouco no próximo livro.

Por fim, tenho de mencionar qualquer coisa sobre a tradução. Nunca me incomodou particularmente, apesar de eu ter a perfeita consciência que provavelmente me estavam a escapar algumas piadas que soam melhor em inglês. Mas de vez em quando a tradutora escorrega para uns termos estranhos e arcaicos. A minha irmã já me tinha chamado à atenção do uso de "barrela" quando leu o primeiro livro - e que chegámos à conclusão que era no original "laundry", que bastava traduzir por, sei lá, algo tão banal como "lavar a roupa", caramba. E neste livro apanhei por duas vezes a palavra "espapaçado" (acho que estou a escrever bem) - que tive de ir à procura para ver o que significava. Quero dizer, é possível perceber o significado pelo contexto, mas não havia uma palavra menos bizarra e mais usada comummente que queira dizer o mesmo? Estamos a traduzir um livro escrito no século XXI, para leitores do século XXI, portanto vamos usar linguagem que seja de facto usada no século XXI, de preferência.

Título original: Fourth Grave Beneath My Feet (2012)

Páginas: 296

Editora: Círculo de Leitores

Tradução: Graça Margarido

9 comentários:

  1. Como eu poderia baixar esse livro ? Existe algum site ou vocês mandam ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cara Gabriela, este não é um site de downloads ilegais, é um site de opiniões; é de muito mau gosto vir fazer esse tipo de pergunta. Li este livro em formato físico; que tal apostar no mesmo?

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Em português de Portugal, pode comprar aqui. Em inglês, este site é muito bom, envia para quase todos os países sem portes.

      Eliminar
  3. ola,eu ando ha procura deste livro em portugues...sera que alguem me poderia indicar um sitio para o obter..pois ja tentei ir ha betrand e nao existe,na circulo leitores tambem nao,eu nao o consigo encontrar..alguem me pode ajudar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pelo que percebi, acho que o livro está esgotado, a edição vendeu toda, e o Círculo de Leitores, a editora do livro, não prevê voltar a fazer uma nova tiragem; o que quer dizer que é praticamente impossível encontrá-lo à venda nos sítios habituais, como as livrarias, ou o próprio Círculo.

      A única maneira que me ocorre de adquirir o livro é em segunda mão: procurando nos alfarrabistas, ou no site Bibliofeira, em que pessoas particulares colocam directamente os livros que têm em casa para vender; ou em sites tipo OLX, Coisas, ou Custo Justo, que nas secções de livros, também costumam ter à venda livros em segunda mão.

      Fora isso, a não ser que o Círculo mude de ideias e decida fazer nova tiragem, não vejo mais maneiras de adquirir o livro. É uma pena, porque se fica com a colecção a meio. :/ Espero ter ajudado. ;)

      Eliminar
  4. Este livro e o próximo não estão a aparecer junto com o resto da colecção do círculo de leitores! Alguma sugestão ?

    ResponderEliminar
  5. Este livro e o próximo não estão a aparecer junto com o resto da colecção do círculo de leitores! Alguma sugestão ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como eu disse ali em cima, comprar em segunda mão? Parece-me a melhor aposta. Creio que a edição do quarto e quinto livros está esgotada, sem previsão de reimpressões, por isso não aparece no material promocional do Círculo, as revistas e assim... conseguir adquirir, só se alguém estiver a vender os seus. :S

      Eliminar