sexta-feira, 13 de junho de 2014

Curiosidades Literárias: Quando o maior cartoonista contemporâneo te propõe fazerem juntos umas tiras...

...tu aceitas, claro.

Parece que foi o que aconteceu a Stephan Pastis, autor de Pearls Before Swine, uma tira diária de banda desenhada publicada em jornais e compilada em livros - alguns dos quais estão publicados em português pela Editorial Bizâncio, sob o título Pérolas a Porcos.

Como explica neste post, Stephan contactou Bill Watterson enviando-lhe uma tira que tinha publicado e que mencionava Calvin & Hobbes, e agradecendo-lhe a influência que tinha tido no seu trabalho, sem esperar qualquer resposta. Que veio, e com um bónus: Bill propôs-lhe desenhar brevemente as tiras de Pearls Before Swine, aproveitando o facto de Stephan fazer frequentemente piadas sobre a sua capacidade de desenhar para introduzir um enredo em que de repente o cartoonista sabia mesmo desenhar.

O resultado é uma semana de tiras bem interessantes, em que uma menina do segundo ano vai entrevistar o cartoonista para a escola - as tiras introdutórias estão aqui e aqui -, e acaba a mostrar que as suas capacidades para o desenho são melhores que as do cartoonista - são as tiras com a participação de Bill Watterson, aqui, aqui e aqui. Por fim, a menina despede-se, numa clara referência à última tira de Calvin & Hobbes - ver aqui.

É uma situação inusitada. Bill Watterson retirou-se há quase 20 anos, mantendo-se desde então muito privado, sem voltar a trabalhar no meio, por isso isto é assim a modos que um acontecimento gigantesco. É bem engraçado em como, sem saber da colaboração, algumas pessoas reconhceram o estilo; e igualmente curioso que as tiras reflictam algumas das posições de Bill Watterson no que toca a este meio, mais especificamente a última fala de Libby na segunda e na terceira tiras da colaboração. Uma referindo a luta do autor pelo espaço apropriado para as tiras de domingo, mais complexas do ponto de visto artístico; outra sendo um ponto de vista mais negativo sobre o futuro dos cartoons/tiras de jornal.

2 comentários:

  1. Notícia fabulosa, obrigado pela tua atenção, não cheguei a saber disto!
    Eu não acho a arte do Stephan Pastis particularmente atraente, ele foi realmente abençoado que o sr. Watterson lhe tenha proposto uma colaboração :)
    Espero que voltamos a ver mais incursões da parte do Bill Watterson!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tropecei nisto assim quase por acaso, até fiquei espantada por não ter tido mais cobertura online. :S

      Eu até gosto bastante dos livros de tiras que a Bizâncio e a Gradiva vão publicando, mas quanto a esta tira, nunca me atraiu muito, talvez também por causa da arte...

      Acho que isto é mesmo uma daquelas coisas únicas, fiquei com a sensação que o Bill Watterson só sai da toca ocasionalmente para ocasiões especiais, tipo uma (rara) entrevista ou fazer alguma arte de Calvin & Hobbes para coisas específicas... mas achei super engraçado que ela saísse da toca por causa duma tira em que o protagonista usa Calvin & Hobbes para dormir com uma miúda. xD

      Eliminar