Tortured, Caragh M. O'Brien
Ruled, Caragh M. O'Brien
Dois contos passados no mundo da trilogia Birthmarked, Tortured e Ruled ocorrem respectivamente antes e depois de Prized/Apreciada, o segundo livro, acompanhando ambos o mesmo personagem, o Leon. (Tenho a sensação que a autora é uma fangirl do Leon, já agora.)
Tortured lida com as consequências que o Leon tem de enfrentar por ter ajudado a Gaia no fim do primeiro livro, Birthmarked. É uma situação complicada, porque ele é filho adoptivo do homem mais poderoso do Enclave, mas isso não o protege de ser torturado e tratado de forma mesquinha como vingança por tal "crime".
Fico triste, porque a sensação que tenho é que ele nunca teve uma vida familiar normal, sendo visto mais como um "apêndice", pelo menos da parte do pai. A madrasta, a Genevieve, mostrou-se mais preocupada e interessada, a ponto de enfrentar o marido, e por essa razão fico curiosa por ver o papel que ela terá no terceiro livro. Gostava de conhecer melhor a dinâmica familiar do Leon, porque creio que isso afecta o modo como ele vê o mundo.
Ruled mostra um pouco a situação em Sylum após os acontecimentos do Prized, o segundo livro, dando umas pistas acerca das mudanças no terceiro livro. Mas foca-se principalmente num parto que a Gaia vai fazer e no qual o Leon está presente, compreendendo melhor o que ela faz e partilhando esse momento com ela. Tenho pena do rapaz, ele ali a suspirar pela Gaia, e a moça sempre a dar-lhe para trás... a ver se eles finalmente se entendem no terceiro livro.
Cat versus Human, Yasmine Surovec
Sigo o blogue em que a autora publica os seus comics, Cat versus Human, e divirto-me imenso com as piadas que faz em torno de gatos, das suas idiossincrasias, e de ser um dono de gatos. Adoro as piadas da cat lady, daquilo que os gatos fazem à cama dela (especialmente quando ela lá está a dormir), o modo como o marido é arrastado para ser uma cat person e adorar os bichinhos que têm lá em casa, aquilo que os gatos lhe fazem à casa, ao computador, às cortinas, ao sofá...
Gosto muito do tipo de desenho que a autora usa, é simples mas eficaz a contar a história de cada gag, e as cores têm uma paleta reduzida, mas que a autora faz funcionar a seu favor. Gosto muito do grafismo, e acho que usaram o formato pouco usual do livro de forma a funcionar a seu favor.
Fábulas - Lendas no Exílio, Bill Willingham, Lan Medina, Steve Leialoha, Craig Hamilton
Esta é uma premissa fabulosa - personagens de histórias encantadas, contos de fadas e outros que tais, expulsos da sua terra natal, refugiam-se em Nova Iorque e formam uma comunidade que faz por se manter despercebida entre os humanos.
E considerando aquilo que apresenta acerca das lendas e personagens, fiquei fascinada com os pedacinhos de informação... o Príncipe Encantado é um vagabundo que se aproveita da bondade de todas as mulheres com quem se envolve? A Bela, quando zangada com o monstro, fá-lo reverter à forma original? Fantástico.
O problema é que a história não aproveita muito bem essa premissa... perde-se um pouco no enredo principal, que é o mistério do assassinato de um dos personagens de lendas. Só que o mistério é tão básico e tão simples que eu percebi logo o que tinha acontecido. Portanto, o enredo principal é um veículo para explorar este mundo... mas como o enredo principal é tão fraquinho, mata um pouco a grandiosidade que a história podia vir a ter.
Sobre a arte, não tenho grande coisa a dizer, não é particularmente memorável... à excepção do trabalho com as vinhetas, especialmente quando lhes põem molduras que evocam os contos de fadas. Acho as capas visualmente muito mais interessantes.
"Fábulas" possui esse espírito ao longo da série: cada livro conta uma história fechada sobre si mas é o conjunto deles que vai enriquecendo o seu universo. Este foi de mistério, outro será mais de aventura, outro de sobrenatural, etc; e bebem muitas referências a livros para além dos "de fada".
ResponderEliminarDepois mudaram de desenhador, muitos preferem esse, mas eu gosto mais deste primeiro.
Pessoalmente é uma série que vale a pena o investimento mas ao mesmo tempo penso que só compensa se se gosta mesmo da leitura.
Oh, não conhecia essa do "Cat vs Human"! Um cat-lover como eu, tenho que dar uma espreitadela a isso, parece um mimo
Eu gostei do que li, se não pensar no enredo principal, o do mistério. Descobri com este livro que se descobrir muito cedo o que aconteceu num mistério, me aborreço. Felizmente, não me acontece muitas vezes... xD
EliminarContinuo curiosa para ler mais volumes, especialmente se forem alternando o tom, parece-me ser uma opção interessante, e gostei do mundo o suficiente para querer continuar a ler. ;) Pelo menos, ajudaste-me a decidir se lhe dava mais uma oportunidade brevemente, obrigada. :D
Oh, o Cat vs Human é giríssimo! A autora já não publica com tanta regularidade no blog, mas o livro vale a pena, tem uma boa qualidade e encontrei na Fnac a um preço mesmo jeitoso. ;)