segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Concisas: BD!

Guerras Secretas  - Volume 1 (Heróis vs. Vilões) e Volume 2 (A Batalha Final), Jim Shooter, Mike Zeck, Bob Layton
A coisa mais hilariante acerca desta saga: foi concebida originalmente para a Mattel vender action figures. Yup, o capitalismo no seu melhor.

Agora a sério, gostei de ler a saga. Foi divertido. Sei que é um momento grande para os comics por ser um crossover entre vários títulos e juntar um sem número de heróis e vilões da Marvel. E sente-se a qualidade épica da saga.
Há alguns momentos que reconhecivelmente têm impacto na história dos personagens (finalmente vejo onde é que o Homem-Aranha desencantou o simbionte que viria a ser o Venom).

Por outro lado, a história não chega a ter um grande clímax final, sendo quase uma série de batalhas que não levam a nada. E a história também está um pouco datada (vê-se na maneira como as falas dos personagens são escritas, ou na personalidade da Vespa, que sinceramente me irritou um bocadinho).

Mutts 2 - Cães e Gatos, Patrick McDonnell
Adoro Mutts. Adoro, adoro, adoro. Estas pequenas tiras conseguem pôr-me a rir, suspirar, revirar os olhos, pensar, ... O autor tem uma visão muito original dos cães e gatos, personificados respectivamente no Earl e no Mooch. O Mooch é o meu favorito, claro, porque tenho um gato e reconheço-o no Mooch, mas o autor é muito versátil e já tem representado muitos animais duma forma singular e que deixa o leitor a pensar. Sou fã. (Não é por acaso que me inscrevi no site do autor para receber as tiras diariamente. Alegram o meu dia.) Este é mais um bom volume da série. Está recomendada.

Os Piratas do Deserto, Santos Costa
É possível publicar um livro de BD, dum autor português, com 180 páginas, a p&b, e capa mole a bom preço. Não pude resistir. Confesso: não li muito Salgari. No meu tempo já não se viam à venda os livros deste senhor, e o pouco que li foi via Biblioteca Municipal da minha terra. No entanto, foi agradável recuperar o espírito do autor através desta adaptação. Muita aventura e exotismo, com o deserto em primeiro plano. Gostei do trabalho a p&b, se bem que não sou a maior fã do traço.

Chicken with Plums, Marjane Satrapi
Percebo porque é que a autora é tão elogiada. A partir duma situação tão mundana, ela consegue efabular e criar uma história bem interessante. Um homem às portas da morte revê a sua vida em flashbacks e visitas da sua família, e só no fim compreendemos o sentido da sua situação. Muito bom, adorei o modo como a narrativa se desenvolveu. Gosto da arte a p&b e do modo como a autora desenha.

4 comentários:

  1. Eu também adoro o Mutts.
    Que parelha mais fofa!
    Tenho as quatro edições portuguesas (Devir e baleiAzul) e mais uma edição estrangeira.
    Muitas vezes dou por mim a revisitar as vinhetas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eheheh, pois, o Earl e o Mooch são adoráveis. :) Quando tenho os livros à mão também dou por mim a voltar a folheá-los, é assim como que uma leitura de conforto. ^-^

      Eliminar
  2. O alívio que foi descobrir Mutts depois de se me terem acabado as tiras do Calvin and Hobbes! Adoro Mutts e também recebo diariamente no meu e-mail. Adoro sobretudo as Shelter Stories, as doidices do Mooch e a relação do Earl e o seu Ozzie. <3 Yesh!

    ResponderEliminar