quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Curtíssimas: Behind the Scenes at Downton Abbey, The Lands of Ice and Fire

Behind the Scenes at Downton Abbey, Emma Rowley, foreword by Gareth Neame
É um volume muito bonito que, ao contrário dos anteriores, foca-se mais nos bastidores e no making of da série. Cheio de pequenos pormenores, tem capítulos dedicados à escrita dos guiões, aos cenários, aos adereços, ao guarda-roupa, ... Achei-o bem interessante, porque mostra o ponto de vista da criação de uma série de época, com todo o tipo de preocupações a ter em conta para a obtenção do resultado lindíssimo e impressionante que vemos todas as semanas.

O livro é profusamente ilustrado, cheio de fotografias a ilustrar pequenos detalhes de cada área da produção, acompanhadas de textos curtos que os explicam melhor. Gostei muito dos capítulos dedicados aos adereços e ao guarda-roupa. Os primeiros porque é fascinante ler sobre coisas como a comida que aparece na série, e todas as coisinhas que concernem a sua boa aparência em filme. Os segundos porque, convenhamos, a série agora entra nos anos 20 e vestidos! Montes de vestidos neste estilo. Se bem que também gostava imenso do look mais edwardiano.

Em suma, um pequeno volume que recomendaria aos fãs da série que tenham alguma curiosidade sobre o trabalho de bastidores.

The Lands of Ice and Fire, George R.R. Martin, Jonathan Roberts
Esta edição é mesmo para babar. Reúne um conjunto de mapas que detalham a geografia do mundo das Crónicas de Gelo e Fogo, e é delicioso percorrer os mapas com o olhar e reconhecer locais e perceber melhor a relação espacial entre os vários locais. Especialmente para mim, que não apanho nada de geografia se o autor me estiver a descrever os locais, e se não tiver um mapazinho de apoio.

A edição pode ser um nada repetitiva, pois tem um mapa geral do mundo e depois vários mapas que fazem zoom a certas áreas. Mas não me arrependo nada de a ter comprado, porque gosto do detalhe e tem qualidade. O uníco mapa que não observei melhor foi o que mostra os percursos dos personagens desde o início até ao fim do quinto livro. Livro esse que ainda não li, por isso tecnicamente o mapa é um spoiler.

Recomendaria? Bem, a edição é um tudo-nada cara, e vale a pena esperar por uma baixa de preço na Amazon UK, como fiz. Mas recomendaria mais a quem gosta de espreitar e babar pelos mapas dos livros que lê. E aos fãs muito interessados, porque é uma bela coisa para coleccionar, e fica muito bem na estante/parede/e tal.

Sem comentários:

Publicar um comentário