segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Trust in Me, J. Lynn/Jennifer L. Armentrout


Opinião: Este livro tem uma origem engraçada. A autora lançou o primeiro livro, Wait for You, inicialmente em forma auto-publicada, no início do ano, mas a popularidade que ganhou nas primeiras semanas ganhou-lhe um contrato com uma editora tradicional. (Um percurso pouco habitual para uma autora que já tinha sido publicada tradicionalmente.) E em resultado, com os fãs curiosos por ler algo do ponto de vista do protagonista masculino, Cam, e sendo a JLA a autora overachiever que é, lançou-se a escrever isto, que acabou por se tornar um livro (ela chama-lhe novela, apesar de ter o tamanho dum livro) que reconta Wait for You e que tem como narrador o Cam.

Gostei de ler. É um exercício de escrita (e de vida) giro, conhecer uma história e depois pôr-mo-nos no lugar de outra pessoa. E ler a história sendo o narrador outra pessoa acaba por apresentar alguns aspectos novos, ou reenquadrar aspectos já conhecidos. A Avery como narradora é capaz de ter saltado detalhes que achava desinteressantes, mas depois o Cam pensa de maneira diferente e fala neles.

Apreciei conhecer melhor alguns dos personagens secundários, como o Jase, a Teresa (que terão a sua própria história no segundo livro da série, Be With Me, e tenho a sensação que a história deles já começou numa dada cena que surge neste livro), o Ollie, os pais do Cameron (tão fofinhos) ou a tartaruga Raphael. Achei imensa piada à amizade entre os rapazes da trama (Jase, Ollie e Cam), já agora.

Diverti-me com a maneira como o Cam via o mundo, e adorei ver a Avery pelos seus olhos. (E a alcunha que lhe dava! Sem preço...) A pobre da rapariga, era óbvio em Wait for You, tinha uma enorme falta de experiência em lidar com pessoas da sua idade, e dava para depreender o seu passado daquilo que ela nos contava... mas é interessante ver como alguém que lidava com ela dia-a-dia se foi apercebendo disso. E foi engraçado ver o Cam nas primeiras semanas a aproximar-se dela, primeiro cheio de curiosidade e de vontade de a fazer sair da casca, mas depois com uma boa amizade e carinho, e vontade de cuidar dela.

Apenas fez-me falta foi vê-lo lidar com os problemas que teve no passado. Temos uma cena com ele no aconselhamento, no início, mas depois isso nunca mais é abordado, é uma pena, era um fio de enredo que merecia ser explorado. E já agora, não propriamente relacionado com este livro ou o outro, gostava de ter conhecido a Avery naqueles 5 anos marcantes do passado dela. E de ver como se manteve sã, apesar de tudo.

Páginas: 352

Editora: Wiliam Morrow Impulse (HarperCollins)

6 comentários:

  1. Respostas
    1. Bem, eu comprei no Book Depository (link para o livro aqui), é um bom site, tem portes grátis, e nunca tive problemas com eles. ;)

      Eliminar
  2. Este livro está disponível em português em algum lado?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem, a Porto Editora, a editora portuguesa, acabou de publicar o primeiro livro da série em Janeiro, por isso é dar-lhes tempo, suponho que a seu tempo poderão vir a traduzir e publicar os restantes livros da série. ;)

      Eliminar
  3. Ja tem esse livro em português para comprar ou para baixar ? Quero muito ler esse livro pela visão do Cam.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu comprei o livro em inglês, em papel. Por isso, não saberia ajudar. Quanto a haver em português, que tal ler o meu comentário aneterior?

      Eliminar