terça-feira, 29 de junho de 2010

Traição de Sangue de Charlaine Harris

Sinopse: Sookie Stackhouse, uma empregada de bar na pequena vila Bon Temps em Louisiana, tem tão poucos parentes vivos que a entristece perder mais um; neste caso a sua prima Hadley, amante da rainha dos vampiros de Nova Orleães. Hadley deixou tudo o que tinha a Sookie, mas reclamar essa herança tem riscos elevados. Há quem não queira que ela vasculhe demasiado o passado e as posses da prima - nomeadamente uma pulseira valiosa que faz parte de um conjunto oferecido pelo rei vampiro do Arkansas à rainha do Louisiana, e que Hadley roubou e escondeu antes de ser assassinada. Sookie tenta evitar um conflito diplomático entre os dois reis mas, mais uma vez, a sua vida está em perigo pois alguém fará qualquer coisa para a travar...

Opinião: Tive oportunidade de comprar este livro em pré-venda (disponível a partir de 16 de Julho) no 1º Encontro Bang realizado dia 24 de Junho, no espaço Amo.te Tejo no Museu da Electricidade, e bem, já tinha umas saudades da Sookie e da maneira muito particular da Charlaine escrever. Parece-me que neste livro a autora muda um pouco a linha do enredo - nos anteriores a Sookie era apresentada ao problema que tinha de resolver em Bon Temps, depois ia tratar do problema com os seres sobrenaturais que a obrigava a viajar e só depois voltava a Bom Temps. Neste livro temos primeiro os problemas em Bom Temps e arredores, vemos a relação entre Sookie e Quinn desenvolver-se, são atacados umas quantas vezes e finalmente resolvem a situação, já quando estão em Nova Orleães.

Pelo meio e fim do livro a Sookie viaja para Nova Orleães para ver o apartamento da prima Hadley, que morreu e era amante da rainha do Louisiana. Lá conhece novos personagens, a bruxa Amelia Broadway, a rainha, os vampiros que a rodeiam, o marido/consorte da rainha - o rei do Arkansas. É ao resolver o assassinato de Hadley que tropeça numa situação delicada, o desaparecimento duma pulseira da rainha que lhe fora oferecida pelo "marido" e roubada por Hadley. Sookie consegue aparentemente resolver a situação, mas o banho de sangue prometido acaba por acontecer - penso que irá ter repercursões no(s) próximo(s) livro(s).

Apesar da repetição da fórmula (tenho em mente que o género é algo como mistério sobrenatural, o que a justifica) e de Sookie ser um íman para sarilhos, apreciei este livro por ser exactamente aquilo que estava à espera, um livro da série "The Southern Vampire Mysteries" com o humor e estilo da Charlaine Harris.
 
Título original: Definitely Dead (2006)

Páginas: 288

Editora: Saída de Emergência

Tradutor: Renato Carreira

Sem comentários:

Enviar um comentário