quinta-feira, 19 de abril de 2012

George R.R. Martin no Villaret, em Lisboa

Ontem saí de casa cedo, e cheguei tarde! Pois é, o plano era assistir à sessão de autógrafos do George R.R. Martin no teatro Villaret, e como até passei o dia na zona foi um pulinho para lá chegar... a parte chata foi andar carregada dum lado para o outro, com o livro para a sessão, as coisas que recebi durante o dia, mais o livrinho que comprei para a sessão! Mas valeu a pena, foi um fim de tarde bem passado, e valeu a pena ver ao vivo um dos meus autores favoritos.

Cheguei ao Villaret lá para as 18h15, 18h20 - os lugares sentados já estavam quase todos ocupados, mas ainda consegui sentar-me... aproveitei para comprar o livro em pré-lançamento, O Cavaleiro de Westeros e outras histórias. Entretanto a sala foi enchendo, enchendo, ficando muita gente de pé, nos corredores e lá atrás. Esperámos um pouco, até cerca das 19h (ei, estamos em Portugal, nada começa a horas) e ao som da música da série lá o autor com uma gigantesca ovação, foi fantástico, o senhor mal entrou e a casa já quase ia abaixo!

A primeira parte da sessão foi composta por dois momentos. O primeiro momento consistiu no George a comentar os contos e novelas que compõem O Cavaleiro de Westeros e outras histórias. Foi bem giro ver a perspectiva dele sobre coisas que escreveu há tanto tempo, o que o levou a escrever os contos, coisas engraçadas sobre os mesmos, e destacou um ou outro que tenham ganho prémios.

O segundo momento consistiu numa sessão de perguntas ao autor, primeiro por Safaa Dib, da editora Saída de Emergência, depois pela audiência. Entre outras coisas, o autor comparou a escrita da saga a uma viagem Lisboa-Moscovo, em que já planeou os pontos de partida e chegada, mas não o caminho, e que nessa viagem estaremos mais ou menos na Alemanha. Mencionou como autores favoritos Jack Vance, Robert A. Henlein (o primeiro escritor de FC que leu), ou Roger Zelazny.

Falou da sua experiência na série de TV, das suas rotinas como escritor (os pontos de vista, o Tyrion ser um personagem favorito), e (deve ser a pergunta mais feita nestas sessões) de o que aconteceria se "uma fatalidade" acontecesse antes de acabar a saga - devo dizer que o autor tem um sentido de humor fantástico, particularmente no que toca a esta questão. Gostei de quando ele mencionou Tolkien e o fim de O Senhor dos Anéis, particularmente no que toca ao que aconteceu no Shire.

A segunda parte da sessão foi, claro os autógrafos. O autor, já batido nisto, sugeriu começar pelo pessoal que estava em pé - o que até não achei mal, tendo em conta que estiveram uma hora em pé durante a conversa. Só que, claro, com a minha sorte a minha fila foi das últimas. Houve algumas coisas que podiam ter sido evitadas (pessoal a saltar da filas sentadas para a fila em pé, pessoal a abusar das fotos "com pose"), mas enfim... Pelo menos consegui dizer mais que duas palavras ao George e não me engasguei! E ainda saí de lá com uma foto do senhor a assinar-me o livro.

Foi um dia em cheio, mas certamente valeu a pena! Fica um agradecimento à editora pela organização disto, e ao autor por ter incluído Portugal na sua viagem à Europa.

EDIT: Outros bloggers relataram a sua experiência... aqui ficam alguns links:

Chaise Longue
(Villaret) - Game of Thrones Portugal (Villaret e El Corte Inglés) - Este meu cantinho... (Villaret) - Illusionary Pleasure (Porto)

6 comentários:

  1. Acho que te vi. O_o No final, à porta. Já nos cruzámos antes não foi? Num encontro qualquer da Bang? Diga-se que tenho péssima memória para caras... *is ashamed*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Provavelmente! Quando saí estava à porta algum pessoal já conhecido destas andanças, pelo menos de vista, mas eu cá sou é péssima para nomes. xD

      E sim, já falámos no jantar Bang!, há... 2 anos? Na altura creio que me falaste de alguns bons museus na zona. ;)

      Eliminar
    2. Ha! Bem me parecia! Sou mesmo um desastre com caras xD

      Eliminar
  2. Olha ela! (és muito pequenina ;p)

    Ahah, ele parece mesmo o pai natal xD
    Opá, o pessoal faz sempre batota nas filas, que tristes. @_@

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, sou mesmo baixinha... 1,55m, a chatice que é apanhar coisas nas prateleiras altas dos supermercados! xD

      Acho muita piada que ele parece que vai a todo o lado daquela maneira, suspensórios e chapéu, e com a barba parece mesmo o Pai Natal. ^-^

      Pois, é mesmo à português... depois eu é que me sinto mal por não ter lata como este pessoal. :P

      Eliminar
    2. O mais engraçado é que o pessoal que se mete à frente gosta de fazer de conta que ninguém os está a ver, quando sabem perfeitamente que o pessoal atrás nota. É quase um desafio para a gente começar a mandar vir ou não. <_<

      Eliminar