sábado, 30 de outubro de 2010

Na Sombra do Pecado de J. R. Ward

Sinopse: Nas sombras da noite da cidade de Caldwell, em Nova Iorque, trava-se uma guerra territorial entre vampiros e seus caçadores. Ali, existe um bando secreto de irmãos sem igual - seis guerreiros vampiros, defensores da sua raça. De todos eles, Zsadist é o membro mais aterrorizador da Irmandade da Adaga Negra. Um antigo escravo de sangue, o vampiro Zsadist ainda carrega as cicatrizes de um passado cheio de sofrimento e humilhação. Conhecido pela sua fúria insaciável e actos sinistros, é um selvagem temido tanto por humanos, como por vampiros. A raiva é a sua única companheira e o terror a única paixão - até salvar uma linda fêmea da maldade da Sociedade dos Minguantes.
 
Bella fica instantaneamente arrebatada pelo poder fulminante que Zsadist possui. Contudo, à medida que o desejo que nutrem um pelo outro começa a apoderar-se deles, a sede de Zsadist por vingança contra os atormentadores de Bella leva-o ao limite da loucura. Agora, Bella tem de ajudar o amante a ultrapassar as feridas do passado tortuoso e a encontrar um futuro ao lado dela…
 
Opinião: Estou a gostar bastante dos livros desta senhora. Ela consegue escrever muito bem e para além do casal que é o foco do livro, desenvolvendo enredos e personagens para além disso. O livro continua o enredo começado no Na Sombra do Dragão, em que a Bella tinha desaparecido, raptada por um minguante (os inimigos dos vampiros neste mundo). A Irmandade da Adaga Negra procurou por ela, mas já passaram 6 semanas e não há esperança. Aparentemente. A verdade é que, vendo na jovem uma antiga namorada, o minguante mantém-na presa. A rapariga acaba por ser resgatada.

Aqui é que começa o enredo entre Bella e Zsadist. E aqui fiquei dividida com a caracterização destes dois. Por um lado, o Zsadist foi abusado durante anos de todas as maneiras possíveis e imaginárias, o que tem repercursões na maneira como se comporta no presente. Seja na maneira como interage com os outros como o "tratamento" que dá a si mesmo. Neste caso a caracterização impressionou-me. No caso da Bella, que esteve umas boas semanas a lutar pela vida e a fingir que era a tal namorada do minguante, nem um sinal de stress pós-traumático. Não me pareceu... realista. Mas suponho que as pessoas reagem de maneiras diferentes às coisas.

De resto gostei até bastante da maneira como as coisas entre eles se foram desenrolando - o Zsadist bastante protector da rapariga apenas de se achar indigno para ela, ela sempre a "puxar" mais por ele, ele terrivelmente inexperiente para um tipo daqueles. Gostei que ele tentasse melhorar por causa dela. Quanto aos restantes personagens, há alguns desenvolvimentos importantes para o arco geral da história relacionados com a história da Bella e do Zsadist. E que desenvolvimentos tão tristes, se bem que quase que já estava quase à espera. O livro acaba no entanto com uma nota de esperança (afinal temos que ter sempre um final feliz). Agora só me posso queixar de uma coisa: que com esta série se leve tanto tempo a ser publicado o livro seguinte.
 
Título original: Lover Awakened (2006)
 
Páginas: 460
 
Editora: Casa das Letras
 
Tradutora: Maria Margarida Malcato

2 comentários:

  1. Tamb+em gostei bastante deste terceiro livro, mas tens razão, a Bella reagiu bem demais depois de ter sido feita prisioneira esse tempo todo. Por um lado percebo que ela se tenha "revisto" no Z, mas por outro ela bem poderia ter tido mais dificuldade em adaptar-se.
    Ainda assim adorei o livro e gosto muito da saga, mas realmente a demora na publicação é um pouco "chata" para quem está a ler em português (eu leio em inglês).

    ResponderEliminar
  2. É isso mesmo, eu queria é mais drama, mais choradeira! xD Não digo para levar para o exagero, mas uma "crisezita" qualquer que desse à Bella já era óptima. :P

    Eu bem que queria lê-los em inglês, mas quem está a fazer a colecção é a minha irmã e ela sente-se mais à vontade a ler em português. :| Ela também está a fazer a colecção dos da Sherrilyn Kenyon, por isso devo passar para esses brevemente... Ambas as séries estão a tornar-se as minhas favoritas neste género.

    ResponderEliminar