sábado, 2 de outubro de 2010

Orbias - O Demónio Branco de Fábio Ventura

Sinopse: Há mundos que não devem regressar, há segredos que não devem ser revelados.

As coisas mudaram desde a derradeira separação entre a Terra e Orbias há um ano atrás. Noemi é agora uma estagiária na redacção de uma revista em Grand City. Leva uma vida solitária e mantém pouco contacto com Adam e Lorelei. Mas enquanto se esforça para esquecer todos os trágicos acontecimentos do passado, o inesperado acontece: os seus poderes de Omnisciência regressam e volta a transformar-se em Guerreira. Para piorar a situação, está constantemente a ver o rosto de Sebastian e a sentir o seu perfume.

Será que afinal os mundos não foram definitivamente separados? Será possível o regresso a Orbias, para junto das outras Guerreiras? Na sua loucura obsessiva, Noemi convence-se a si própria de uma coisa: Sebastian está vivo!

O Demónio Branco é o segundo volume da saga Orbias, a original história de fantasia que veio agitar o género em Portugal.

Opinião: Li o primeiro livro relativo a Orbias (Orbias - As Guerreiras da Deusa) o ano passado, pouco depois de ter saído. A princípio peguei no livro pela capa muito gira, mas comprei porque fiquei curiosa com a sinopse e com o facto de o autor ser português. Posso dizer que fiquei maravilhada, pois haviam muitas coisas imaginativas, originais e cheias de humor na narrativa, mas também fiquei um pouco na dúvida em relação à escrita, que precisava de melhorar e amadurecer.

Este livro marcou-me definitivamente pela positiva, pois nota-se uma evolução e amadurecimento da escrita, bem como a narrativa está melhor organizada e nada confusa (aconteceu-me andar um pouco confusa ao ler o 1º livro). A história é mais séria e "escura" e surpreendeu-me e deliciou-me pelos enredos desenvolvidos.

Passou-se um ano após os acontecimentos do 1º livro. Noemi está a fazer o estágio numa redacção de uma revista. Solitária e afundada na amargura, procura uma maneira de voltar a Orbias, pois sente que Sebastian está vivo. Esta primeira parte do livro deixou-me abismada com a miséria e depressão em que a pobre Noemi se deixou cair, lançando o mote mais "negro" que o enredo segue, pois Noemi consegue voltar a Orbias duma maneira, digamos, eticamente reprovável.

Em Orbias vai encontrar um mundo mudado. Vai procurar as Guerreiras que restam em Orbias e, na sua luta para encontrar Sebastian, cruzar-se com a verdadeira natureza de Sebastian e Riddel, vistos pela última vez no livro anterior. Achei fascinante a maneira como não sabemos se a Noemi está maluquinha ou não, ao perseguir um objectivo quase impossível.

No entanto, a melhor parte para mim foi a evolução de Noemi, que no fim deste livro não reonheceria tendo em conta o primeiro livro. O desenvolvimento do Demónio Branco homónimo do título do livro também é muito curioso e as conversas com Noemi, meio filosóficas, tresandam à tal maturidade na escrita que faltava no 1º livro.

Um destaque ainda para duas coisas: o final, que me fez lembrar um certo mito grego que talvez não deva nomear pois pode revelar demasiado do mesmo - é uma boa adaptação do tal mito e gostei muito do final; e a maneira como o autor pega na mitologia de Orbias desenvolvida no livro anterior e reinterpreta-a, dando-lhe uma reviravolta tal que a certa altura estava pasmada pela capacidade de dar esta volta à história - basicamente tudo aquilo que aprendemos no 1º livro pode ser visto sob uma luz diferente (e ainda assim fazer sentido). Fiquei com vontade de reler o primeiro livro para ver como fica sabendo o que sei do segundo.

Muito mais adulto e "dark", com um enredo cativante e um desenvolvimento imprevisível, foi uma surpresa inesperada e deliciosa.

P. S. 1: Um agadecimento ao blog da Morrighan, onde ganhei este livro num passatempo.

P. S. 2: É o livro 100 do ano. Tive um gostinho especial ao lê-lo.

Páginas: 412

Editora: Casa das Letras

2 comentários:

  1. Nada que agradecer =P
    Também gostei muito =)
    Boas Leituras!

    ResponderEliminar
  2. Bem, fiquei mesmo feliz ao ler a tua opinião. Tocaste em pontos bastante interessantes e relevantes. Muito obrigado.

    Fiquei curioso com o mito grego =D É porque não me inspirei em nenhum, mas agora fiquei curioso para saber qual é. Manda-me uma mail para orbias@hotmail.com please ;)

    Beijos

    P.S. Vou divulgar a opinião no Blog do Orbias.

    ResponderEliminar