sábado, 27 de novembro de 2010

A Sabedoria dos Mortos de Rodolfo Martinez

Sinopse: Sherlock Holmes enfrenta os pesadelos Lovecraftianos

“Várias vezes lhe disse, meu caro Watson, que quando se elimina o impossivel, o que resta, por mais improvável que seja, é a verdade. Mas... o que acontece quando não se pode eliminar o impossível?”

Durante a investigação de um estranho caso de suplantação de personalidade, o famoso detective de Baker Street vê-se envolvido numa intriga feroz entre duas seitas luciferinas - o lendário Amanhecer Dourado e a franco-maçonaria egípcia - pela posse do livro mais poderoso alguma vez escrito, o livro que abre as portas do próprio Inferno: o tenebroso e amaliçoado Necronomicon.

Rodolfo Martinez coloca frente a frente dois dos grandes mitos literários de todos os tempos: o intelecto de Sherlock Holmes e a imaginação de H. P. Lovecraft. O resultado é uma narrativa apaixonante que poderia estar assinada pela própria pena de Sir Arthur Conan Doyle.

Opinião: Neste livro o autor começa por nos dar a ilusão de que as histórias que nos apresenta foram de facto escritas pelo punho do Dr. Watson, chegando-lhe os originais graças a um amigo. O autor propõe-se a traduzir as tais histórias, mantendo no final do livro a ilusão de tradução ao tecer algumas considerações sobre a tradução. Muito giro no modo em como nos tenta passar a ideia de que estas são histórias canónicas do detective mais famoso de todos os tempos. Quanto a mim, conseguiu-o.

O estilo de escrita está suficientemente parecido para eu ter conseguido entrar e ambientar-me na história sem problemas. O encontro de Sherlock Holmes com temas ocultos e sobrenaturais pode não agradar a todos, mas pessoalmente acho que não retirou nada à aura do detective.

É de louvar também a pesquisa que assumo que o autor teve de fazer para desenvolver certos temas e atar certas pontas soltas da obra original de Arthur Conan Doyle - a confusão entre os dois casamentos do Dr. Watson, o que Sherlock Holmes andou a fazer nos anos em que esteve morto para o mundo, o aparecimento de alguns personagens dos textos canónicos como Mycroft Holmes, o Inspector Lestrade, a senhora Hudson ou Wiggins e os Irregulares de Baker Street.

A Sabedoria dos Mortos
Nesta novela o intelecto de Sherlock Holmes cruza-se com Winfield Scott Lovecraft, pai do famoso H. P. Lovecraft, na disputa pelo famoso Necronomicon, um livro terrível descrito nos contos deste último. Esta novela está recheada de referências literárias (e não só). Para além das retiradas da obra de Lovecraft, que com certeza me escaparam já que ainda não li nada dele, temos referências a Bram Stoker, Yeats, Edgar Allan Poe, Arthur Machen, Lewis Carroll e Aleister Crowley, por exemplo.

Achei piada à maneira como Arthur Conan Doyle é descrito - o Dr. Watson refere-o como seu editor, mas que frequentemente o público toma Doyle como o escritor das histórias de Holmes. Doyle é descrito como tendo receio ou inveja de Holmes e é feita uma referência a quando se refugiou no Espiritismo após a morte de vários familiares - na novela está envolvido numa seita secreta ocultista.

A história é escrita em 1931 pelo Dr. Watson, que acaba por fazer desvios à história com algumas reflexões sobre Holmes ou outros personagens. Pode quebrar um pouco o ritmo da história, mas pessoalmente gostei de saber mais sobre o que Watson pensa de Holmes ou o que aconteceu a certos personagens. Gostei ainda do final, em que se revela uma personagem peculiar com maior importância no enredo que lhe daríamos a início - boa opção do autor em apenas sugerir a sua natureza, ao invés de o identificar definitivamente.

Desde a terra mais além do bosque
Neste conto Holmes e Watson cruzam-se com o Dr. Seward e o professor Van Helsing no caso do reaparecimento do Drácula. Mina e Jonathan Harker também aparecem. Muito curioso pelas referências ao original, mas provavelmente escaparam-me algumas, já que este é outro livro que ainda não li. Holmes não se deixa vencer por Drácula, mas a vitória tem o seu preço.

A Aventura do assassino fingido
Com Holmes refomado e a viver no campo, Watson aceita investigar um caso com esperanças de atrair o amigo a Londres para uma investigação. Gostei, mas fiquei com a estranha sensação de já ter lido a história, só não sei onde - a revelação final pareceu-me familiar, mas não consigo perceber se já li esta história ou não.

Título original: Sherlock Holmes y la sabiduria de los muertos (2004)

Páginas: 256

Editora: Saída de Emergência

Tradutor: José Manuel Lopes (do castelhano) e Rodolfo Martinez (do "original" inglês)

7 comentários:

  1. Não conhecia este livro, mas fiquei muito curiosa. Ainda não li muito tanto de Sherlock Holmes nem de Lovecraft, mas o que li gostei. E um livro que diz misturar os 2 parece ser mesmo o meu tipo de leitura. Vai já para a lista de Natal :)

    ResponderEliminar
  2. Recomendadíssimo. Gosto muito de ambientes vitorianos e neste livro é muito fácil "entrar" no ambiente. Sherlock Holmes, Lovecraft e oculto parecem ser uma combinação pouco habitual, mas gostei. =)

    Hint: no site da editora este livro está com 40% de desconto.

    ResponderEliminar
  3. Muito obrigada pela dica. Já está comprado, juntamente com outro livro a 40 % de desconto e um terceiro de oferta. :)

    ResponderEliminar
  4. Será muita cusquice minha perguntar quais foram os outros livros? ;)

    ResponderEliminar
  5. Claro que não. Também mandei vir o Sr. Bentley, O Enraba-Passarinhos, depois de uma review no Blog Floresta de Livros que me deixou também bastante curiosa; e o de oferta foi o Flashman - A Odisseia de um Cobarde, que me anda a tentar já a uns meses.

    ResponderEliminar
  6. Também a mim me anda a tentar! xD * tenta lembrar-se que não devia andar a comprar mais livros, e sim a ler mais :P *

    ResponderEliminar
  7. Não é a única a tentar deixar de comprar tantos livros. A minha lista de livros a ler é gigante, e não para de aumentar. Eu arranjo-os mais depressa do que os leio. E vai aumentar mais um bom bocado depois do Natal.

    E os que encomendei chegaram hoje, por isso, mais três na lista. A entrega foi bastante rápida :)

    ResponderEliminar