quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

A Great and Terrible Beauty, Libba Bray

I'm submitting this to the YA Historical Fiction Challenge hosted by YA Bliss.


Review: Gemma lost her mother in strange circumstances in India, and now she is going to England, as she always asked her mother. But now she feels too guilty for her death to enjoy fulfilling her wish. She will enter a boarding school to become a "respectable young lady", where she will develop a strange bond with 3 other girls and find out about the Realms, a mystical place - beautiful yet terrible.

I enjoy books whose story happens in the Victorian era, and this was no exception. Instead of sugar coating this time and place, the book shows us the point of view of teenage girls - in such a prude time, there was the pull to become perfect wives and mothers, which is suffocating.

Joined together in an unlikely friendship, with very different personalities, Gemma, Felicity, Ann and Pippa struggle with the future imposed on them, which is a strong part of the story. As is the accurate description of how teen girls are so mean and cruel to each other sometimes.

I think the supernatural and mystery parts of the story are a bit secondary to the "coming-of-age" part; although I was a bit curious to know more about the Realms, and Mary and Sarah - I think Bray hasn't developed that part enough.

Opinião: Gemma perdeu a mãe em estranhas circunstâncias na Índia. Agora vai morar para Inglaterra, como sempre pediu à mãe, só que se sente demasiado culpada pela morte dela para desfrutar o ter o seu desejo realizado. Vai entrar num colégio interno para se tornar numa "jovem senhora respeitável". Lá forma um estranho laço com 3 jovens e vai descobrir os Reinos, um local místico tanto belo como terrível.
The ending got me devouring the pages, with some scenes that got me horrified yet fascinated, but it ended too quickly. I was melancholic, but enjoyed it very much. I'm curious to get my hands on the following books.

Gosto muito de livros que ocorram na época vitoriana, e este não foi excepção. Em vez de romantizar a época, o livro foca-se no ponto de vista de raparigas adolescentes - numa época tão puritana, a importância de formar as raparigas para serem esposas e mães perfeitas é sufocante.

Unidas numa amizade pouco provável, e com feitios muito diferentes, Gemma, Felicity, Ann e Pippa debatem-se com o futuro que lhes é imposto. É um ponto forte da narrativa. Tal como a descrição acertada da autora de como por vezes as raparigas adolescentes são umas para as outras, mesquinhas e cruéis.

Na minha opinião, o enredo sobrenatural e de mistério acaba por ser secundário à parte "coming-of-age" da história; apesar disso, fiquei curiosa por saber mais da história à volta dos Reinos e da Mary e da Sarah, porque acho que a autora não nos contou o suficiente acerca disso.

O fim pôs-me a devorar as páginas, mostrando algumas cenas que me deixaram horrorizada e fascinada, acabando cedo de mais. Fiquei melancólica, mas gostei muito de ler e estou curiosa para ler os próximos livros.

Pages/Páginas: 316
 
Publisher/Editora: Simon and Schuster

3 comentários:

  1. Yep, é só gostar do primeiro que se quer rapidamente os próximos.
    Os Reinos despertam interesse e é mesmo pena que a autora não os desenvolva mais :s
    Leste rápido! Eu também não me demorei muito nesta série, porque estava sempre a ver quando entrava o Kartik, é tão sério aquele rapaz...xD
    Espero que gostes dos próximos!

    ResponderEliminar
  2. Li em menos de dois dias! ^^ Adorei, mas fiquei extremamente frustada com o Kartik, que aparecia muito pouco e era sempre para mandar na Gemma... Adorei quando ela lhe deu aquela descasca. :P

    ResponderEliminar
  3. LOL, sim...lovers a discutir é do melhor, mas depois até dá um bocadito de pena do moço (mesmo que ele mereça a descasca, sempre a mandar fazer isto e aquilo). Eles são um casal...difícil.

    ResponderEliminar