terça-feira, 24 de abril de 2012

The Girl Who Was on Fire (antologia editada por Leah Wilson)


Opinião: Esta antologia consiste num conjunto de ensaios por autores YA sobre a trilogia Os Jogos da Fome, em que cada autor desenvolve um tema inserido na trilogia. Gostei muito deste livrinho, é exactamente o tipo de coisa que procurava após ter lido a trilogia, cheio de discussão e ideias novas sobre os livros.

Os textos cobrem assuntos da trilogia muito variados - como o drama Peeta vs. Gale diz mais sobre a Katniss do que aparenta; como o amor é uma arma política que lança Panem na revolução (fiquei mesmo curiosa por ler 1984); como a decepção, a distinção vida real vs. reality show, ou o equilíbrio de poder entre os espectadores, os participantes ou os criadores do reality show (=os Jogos) é tão importante na definição da saga (um conjunto muito bom de ensaios); como as curiosidades científicas dos livros estão mais próximas de nós do que pensamos (bom resumo, mas algo paternalista e tendencioso); como os tributos são afectados mentalmente pelos Jogos (gostei bastante); como o Mockingjay (A Revolta) fala da situação política global actual (muito bom); como períodos da história reflectem a decadência e hedonismo de Panem; e de como a Katniss consegue criar uma comunidade em seu torno, apesar de ser tão desconfiada e de viver nuns tempos tão incertos.

Os textos extra contidos na "Movie Edition" (comprei o e-book com os textos extra) são alguns dos pontos altos da antologia - o primeiro texto pega em Teoria do Jogo para explicar algumas decisões dos personagens nos livros; o segundo é de um autor que não gostou do Mockingjay mas tenta argumentar para os dois lados (uma boa ideia, com alguns resultados interessantes, mas não concordei nada com o que ele diz das pessoas que gostaram do Mockingjay e achei-o algo hipócrita); o terceiro é sobre o Gale e aquilo que representa (muito interessante, com bons argumentos, mas só prova porque o Gale não estava destinado à Katniss).

O material extra exclusivo do e-book consiste num conjunto de pequenos textos dos autores sobre a sua experiência com o filme, e relacionado com o texto que tinham contribuido para a antologia. Gostei, apesar de serem curtinhos. Creio que acharia alguma piada se na minha sessão do filme (como aconteceu a um dos autores) alguém tivesse gritado "Team Jacob!" quando o Gale aparecesse no ecrã, se bem que seria uma atitude igualmente imatura à das galinhas que haviam na sessão a que a assisti (mas ao menos mais engraçada).

Por último, tenho mesmo que me queixar duma coisa que aconteceu com este livro e que vai ocorrendo cada vez no mundo literário - que é a mania de fazer milhentas edições especiais com conteúdos extra e sei lá mais o quê (Cassandra Clare, estou a olhar para ti e para a tua editora). Neste caso, o livro foi relançado pouco antes do filme ter saído com uma "Movie Edition", que continha mais 3 ensaios extra de autores YA. Como já tinha a edição em papel antiga, acabei por comprar o e-book só com o conteúdo extra (um bocadinho caro na minha opinião, mas enfim), que ainda dava acesso a um conteúdo exclusivo só dos e-books, em que quase todos os autores da antologia fizeram um texto com a sua opinião - conteúdo esse que teve de ser adquirido comigo a ir a uma página, inscrever-me por e-mail, receber o e-mail deles e finalmente fazer o download do e-book com o mesmo. Pensava que o objectivo dos e-books era facilitar a coisa, não dificultá-la.

Páginas: 224 (mais o e-book com ensaios extra, mais o e-book com as opiniões do filme - páginas não disponíveis)

Editora: Smart Pop Books

2 comentários:

  1. Espera lá, então foi um paperback mais dois ebooks? Bolas!

    Aaah, nem consigo imaginar a quantidade de livros relacionados com o filme Mortal Instruments que vão assolar as lojas em 2013, mas devem ser muitos @_@

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, o horror, que grande confusão! Se quiseres ter tudo junto, só na edição Movie Edition... mesmo assim, a parte das opiniões do filme é só acessível a partir do e-book. :|

      Lolol, imagino que sim... creio que nesse caso só me hão de interessar os que tenham imagens do filme previamente, este filme/livro acaba por ser um caso especial. ;)

      Eliminar