A Banzai é uma revista portuguesa de banda desenhada de estilo
manga que conta presentemente com três números. O primeiro, o número 0, está no
formato A4 e tem menos páginas que os dois números seguintes, os números 1 e 2,
que adoptam o formato A5. Achei uma opção curiosa o número 0 ter um tamanho
maior, coisa pouco usual neste género de BD, até porque assim permite uma
maior observação das imagens.
As duas histórias que aparecem no número 0 são serializadas
e continuam no números 1 e 2. The Mighty Gang, de Joana Rosa Fernandes, é uma história de três jovens com
estranhos poderes que se encontram por acaso em viagem. A premissa em si é um
pouco irreal, e a história está a levar um bocadinho para "arrancar",
mas está engraçada e gostei do desenho, usa muitas técnicas típicas de manga;
não gosto é muito do traço dos personagens Joana e André, porque me faz confundir os dois. Por outro lado, Kuroneko, de Cristina Dias, é uma história no género de tiras, com um gato e uma ovelha que passam o tempo a fazer partidas um ao outro. Gostei muito desta história, tenho um fraquinho por tiras e pelo estilo de contar histórias destas.
As histórias que aparecem nos números seguintes são one-shots, histórias isoladas que começam e acabam nesse número. No número 1 consta Pandora's Song, de Rita Marques, Inês Pott e Manuela Cardoso, cuja história achei muito interessante e o estilo de desenhar, apesar de mais simples, agradou-me; também temos um artigo sobre Aprender Manga, por Natália Batista, dedicado a desenhar cabeças - é simples, mas dá para perceber bem as bases; e na última página temos ainda uma ilustração, Showcase, de Marta Patalão, com uma personagem com a mesma pose a ser "vestida" com várias roupagens - não é muito perceptível se esta ainda faz parte do Aprender Manga, mas imagino que não e que seja apenas uma ilustração para encher páginas que sobravam; gostei bastante de observar os detalhes das roupas, que pareciam cair bem na personagem.
No número 2 consta Miau Miau, de Natália Batista, do qual adorei a premissa da história e gostei imenso de como foram retratados os "gatos", e apreciei o traço do desenho e algumas técnicas usadas; 7 Pecados, de Marta Patalão, que honestamente achei um bocado confuso em termos de história, e além disso falha em nos apresentar numa prancha individual apenas 6 dos 7 pecados (faltou a Ira/Raiva, que me tenha dado conta); Banzai @ Curto Circuito, de Joana Rosa Fernandes, Cristina Dias e Manuela Cardoso, que foi feito durante o programa de televisão homónimo, quando as autoras da revista foram ao mesmo (que ideia tão gira!); Zphyr, de Manuela Cardoso, uma prancha que introduz uma personagem da história anterior; e novamente o artigo Aprender Manga, de Natália Batista, desta vez dedicado ao corpo.
Gostei muito do post.
ResponderEliminarJá agora, onde é que posso arranjar estas revistas? :)
Beijinhos e boas leituras
Obrigada! Bem, eu comprei-as na Fnac online, foi onde consegui encontrá-las... tanto os números 1 (aqui) e 2 (aqui) vêm com o número 0 de oferta. ;)
EliminarMuito Obrigada! :)
ResponderEliminarA Cristina Dias é minha amiga. Ainda me lembro das primeiras tiras dela e de estarmos a trocar ideias! Ainda bem que gostas-te do trabalho dela! As personagens são simplesmente hilariantes! Adoro a ovelha! x)
ResponderEliminarOh lá, o mundo é mesmo pequeno. :) Sim, adorei o formato de tira e o traço... a ovelha é tão engraçada! :D
Eliminarobrigado pela dica, não pensei que tivesse oportunidade de adquirir os primeiros números (e o "zero" é oferta, ainda por cima)
ResponderEliminarTambém achei que já não conseguiria arranjar pelo menos o número 0... fiquei muito contente ao descobrir esta promoção. :)
EliminarGostei bastante do post ^^ As observações que colocaste ajudaram a melhorar o desempenho nas próximas edições da revista. :)
ResponderEliminarMuito Obrigada! ;)
Marta Patalão (Black Curls)