domingo, 21 de abril de 2013

Apollyon, Jennifer L. Armentrout


Opinião: Este foi um livro de ligação, se posso chamar-lhe assim, porque claramente prepara as coisas para o livro final, mas nem por isso deixou de ser um livro fantástico, cheio de acção e de momentos que nos deixam a roer as unhas, com uma dose de romance e humor.

Depois de Deity e Elixir, a Alex debate-se com o que é ser Apollyon e com a sua ligação ao Seth. As cenas em que está consumida pela ligação são tão estranhas de ver, porque a personalidade dela muda e diz coisas completamente assustadoras aos que a rodeiam. Felizmente, consegue combater a influência da ligação e voltar a ser ela própria, com uma boa dose de ajuda do Aiden.

Ah... a Alex e o Aiden. Continuo com um bocadinho de receio de torcer por eles, porque meti na cabeça que a Jennifer ainda me há partir o coração com eles. Mas espero mesmo, mesmo que não o faça. Os dois estavam tão adoráveis um com outro, e a apoiarem-se mutuamente, que me derreti com eles. É refrescante ver dois personagens com uma relação tão madura. Ainda hão de ter de enfrentar muita coisa, mas quero mesmo ver um final feliz aqui. (Se for aquele que a Alex visualizou não me importava nada.)

Entretanto, o mundo dos Hematoi está em guerra, e a começar a transbordar para o mundo mortal. Os deuses gregos envolveram-se, e a destruição é brutal. A Alex e o pequeno grupo que a rodeia procuram uma maneira de travar Seth e Lucian, mas a questão do misterioso deus grego que os está a ajudar mantém-se. Quem pode parar um deus grego?

Achei a identidade do deus que está a encorajar o Seth e o Lucian um pouco óbvia. A certa altura comentam no livro que o Hermes seria um culpado demasiado óbvio, porque é o ensarilhado dos deuses, mas eu diria que a seguir ao Hermes, este deus é o segundo culpado favorito. Portanto, não fiquei impressionada com ele; mas com a maneira como é retratado, sim. Aquilo que ele faz à Alex no final... que assutador. A cena até me deixou meio enjoada. Estou com vontade de ver a Alex ter uma vingançazinha.

O Seth está maioritariamente desaparecido, ou pelo menos não fisicamente presente, mas continua a testar a ligação com a Alex. Suspeito que haverá uma mudança no início do próximo livro nesta frente... algo me faz pensar que a ligação se quebrou ou que o Seth pode finalmente deixar de se enganar e revoltar-se contra o deus que o estava a ajudar, graças à tal cena que mencionei no parágrafo anterior. Espero que sim. A personagem do Seth tem tido os seus momentos, mas gostava de o ver evoluir.

Ai, só falta um livro para o fim da série. Este ano tem sido mesmo mauzinho comigo, todas as séries que tenho adorado seguir e mais algumas estão a acabar. Espero que seja um livro fabuloso, e um fim muito adequado à história destes personagens.

(E já agora, divirto-me tanto com as menções a coisas da cultura popular que a autora faz. Achei particularmente piada a um par de menções à série Sobrenatural, porque ando a ver episódios da série no momento.)

Páginas: 360

Editora: Spencer Hill Press

6 comentários:

  1. Olá,

    Bem tens o mesmo problema que eu, adoras ler sagas e é oficial tenho que parar de ler mais comentários teus, tudo o que tenho lido fico com vontade de ler, não posso, ainda por cima vem ai a feira do livro, a Troika aperta e já tenho alguns livros em mente para comprar.

    Muito bem, dá gosto ler os teus comentários, parabéns ;)

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ehehe, as sagas são a nossa perdição! xD Também já devia começar a fazer lista para a Feira do Livro, pensar no que gostava de comprar...

      Obrigada! :D

      Eliminar
  2. Bem sou super fã dessa série, mais não consigo achar esse livro pra ler, onde você encontrou? Obrigado desde de já.

    ResponderEliminar
  3. Nao consigo achar em portugues. Por favor se alguem tem manda pra mim. Biacastiglione@yahoo.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Anónimo, não leu o meu comentário acima? Li o livro em formato papel, não em versão e-book. E este é um blog de opiniões, não de fazer download ilegal de livros. Não tenho o e-book nem em português, nem em inglês.

      Eliminar