quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Curtas: The World of Divergent, Catching Fire Movie Companion, A Ironia e Sabedoria de Tyrion Lannister

Um curto comentário a este e-book, que tem o mesmo conteúdo que o livrito que era incluído nas box sets que juntavam os hardcovers da série - e que eu passava o tempo todo a queixar-me que era injusto, porque me tinha dado ao trabalho de comprar os livros quando saíam, e esta era a paga que tinha por ser uma fã interessada...

Adiante, pelo menos pude ler o conteúdo desse livrito, com alguns extras. O e-book contém alguns textos escritos pela autora sobre a série, a escrita de um mundo distópico, a criação das facções, a importância dos nomes... o material é interessante, dando a perspectiva da autora sobre alguns pontos da trilogia.

O e-book inclui também os manifestos das facções, e isso é um dos pontos mais altos para mim. Gostei de analisar os manifestos, e perceber as intenções originais das facções, e ver como elas tinham degenerado. Um bom elemento de worldbuilding. Fora isso, o e-book contém algumas citações que eram supostas ser teasers para o Allegiant, mas esse tipo de coisa eu preferi ignorar, e esperar para ler o livro em questão.

Quem é o responsável pela brilhante ideia de chamar ao filme The Hunger Games: Catching Fire? A sério, todo o marketing à volta do filme já não dá uma boa ideia que este é uma sequela dos Jogos da Fome? É preciso pô-lo no título? E, em resultado, dar-me um pesadelo de cada ver que tenho de escrever o nome deste livro, porque é anormalmente longo?

Já tenho mencionado várias vezes, nos comentários a outros companions do género, que gosto imenso de folhear livros deste género. Primeiro porque são profundamente ilustrados, com imensas fotos do filme em questão, o que permite analisar certos aspectos gráficos do mesmo ao pormenor. E depois porque dão uma ideia do processo cinematográfico, e do que é preciso ter em conta ao fazer um filme deste género. É fascinante ler acerca das preocupações dos criadores de um filme sobre os vários aspectos que vão contribuir para uma melhor experiência visual.

Especificamente neste volume, destacaria os capítulos sobre a criação da arena, e das cenas no Capitólio. São dois dos elementos mais ricos no filme e gostei de ler sobre alguns dos pormenores envolvidos na produção dos mesmos. Adoro que o livro traga imensas fotos, algumas até a ocupar duas páginas, e destaco ainda a inclusão de desenhos conceptuais pré-produção, que são ricos em detalhe e muito semelhantes ao resultado final, o que mostra que os criadores do filme tinham uma visão concreta para o mesmo.

A minha única crítica ao livro é a data de lançamento. Parece-me ridículo que tenha saído no dia em que o filme saiu para as salas de cinema. Com este tipo de coisa quer-se aguçar a curiosidade dos fãs, o que não pode acontecer se lançarem o livro no mesmo dia do filme.

É um livrinho giro para fãs e para coleccionar, com algumas frases seleccionadas de um dos personagens mais populares e destacados dos livros de George R.R. Martin. Tem algumas citações divertidas, e algumas refrescantemente honestas, e algumas tão verdadeiras.

Graficamente, o livro está bastante interessante, se bem que não me importaria se usassem mais vezes o fundo negro para as citações. O estilo do ilustrador deixou-me algo dividida: acho piada ao estilo de caricatura, mas por vezes achei os bonecos tão mal desenhados, com umas proporções meio estranhas.

Outra coisa a apontar seria que acho útil que as citações fossem enquadradas no livro a que correspondem, pois complementaria a citação usada.

Sem comentários:

Enviar um comentário