Tenho andado a adiar este post. Com uma bookaholic como eu, tinha de mostrar as estantes, não é verdade? Só que como ando sempre em viagem entre a minha casa "de estudante", aqui em Lisboa, e a casa dos meus pais no Algarve, e como os livros também andam sempre de um lado para o outro é difícil saber quantos são, aonde param e como estão ordenados.
Só para dar um exemplo, até há bem pouco tempo achava que tinha emprestado o meu exemplar de "O Perfume", de Patrick Süskind. Só que não me lembrava a quem o tinha emprestado. E afinal o livro estava na estante. *facepalm* Segundo as minhas estimativas, devo ter cerca de 1000 livros, mas não tenho a certeza - não os contei, e não sei muito bem como os poderia inventariar. O Goodreads ajuda, mas muitas vezes não tem os livros.
Quanto à organização nas minhas estantes... não há. Quer dizer, uma boa parte está por colecções, trilogias/séries, ou editora, mas no momento em que tive de começar a pô-los deitados por cima dos que já estavam na estante em pé, a organização ficou pelo caminho. Neste momento acho que só vou consegui tê-los arrumados quando tiver casa própria.
A minha irmã, que é bastante virada para moda e maquilhagem, diz que quando tiver uma casa quer ter um closet. Eu quero um closet... para livros! Ou seja, uma divisão que sirva apenas para biblioteca. Ou então uma sala como a que a Cat SaDiablo mostrou no seu blog. Oh well, enquanto sonho mais um pouco vamos lá cuscar as minhas estantes.
Estas estantes estão em casa dos meus pais, junto ao meu quarto há umas escadas para o sótão e arranjámos maneira de mandar construir nas escadas umas estantes para mim.
Esta é a primeira estante, em cima tenho uns policiais, e uns clássicos. Por baixo alguns livros infanto-juvenis e de não-ficção. Na 3ª prateleira tenho Juliet Marillier, Carlos Ruiz Zafón e livros de BD. Na prateleira seguinte, as duas colecções do Correio da Manhã de BD - Clássicos da Banda Desenhada e Colecção BD Série Ouro. Ah, os tempos idos em que lia muita BD... Na última prateleira, mais vítimas dessa pancada, muitas revistas e alguns livros de BD.
À esquerda da estante anterior, temos esta. Harry Potter e Senhor dos Anéis lá em cima, colecção Via Láctea da Presença mais abaixo. A seguir Meg Cabot e Laura Gallego García. A seguir, colecção Estrela do Mar da Presença mais uns livros que estão deitados porque ainda não os li. Foi uma pancada que me deu há uns anos, deixar os livros ainda não lidos assim. De notar que à direita dos livros que estão visíveis estão alguns livros "escondidos" pela estante da direita. São livros que li quando era mais nova, tipo "Os Cinco", e "Os Sete", e um ou dois da "Uma Aventura"... Na última prateleira, revistas. Blitz, Os Meus Livros, Quo (que saudades!), Ragazza, National Geographic, (também não se vêm na foto)... Sempre fui uma rapariga com interesses diversificados no que toca a revistas.
Ainda à esquerda da anterior, alguns livros da fase "thriller histórico". E com isto quero dizer os livros que me saltaram à vista do estilo "O Código DaVinci". Alguma fantasia e mitologia invadiu esta prateleira. 2ª prateleira, livros da Saída de Emergência, particularmente colecção Bang! Alguns livros invadiram mesmo a 3ª prateleira, que de resto tem a colecção 1001 Mundos da Gailivro. Nas últimas duas prateleiras, livros de miúda, com a colecção "Porque será que?" do Círculo de Leitores e a colecção da Rua Sésamo. Ali à direita em baixo estão algumas revistas.
Mais à esquerda, mais livros de miúda (e não tão miúda). BDs da Disney! ^^ (Com algumas coisitas da turma da Mónica, numa fase em que havia menos coisitas da Disney nas bancas.)
Livros da colecção de Verão DN/JN/Europa-América, livros de leitura obrigatória para a escola, livros duma colecção da Sábado/Edições Quasi cujo nome não me lembro agora, livros da colecção de Verão do DN/JN do Verão 2010, dicionários (também são livros, coitados).
O resto dos livros que estão em casa dos meus pais estão no meu quarto, aonde quer que caibam.
Na mesa de cabeceira... (Livros da revista Sábado, algumas revistas de BD.)
Junto à aparelhagem... (Colecção Erótica da revista Visão.)
Na estante da secretária... (Dicionários, gramáticas, alguns da revista Sábado e variados.)
E pronto, já está. A primeira parte. Tenho que deixar os livros que tenho aqui em Lisboa para um próximo post. Espero que não esteja muito "pesado" para carregar. Se o estiver, queixem-se. :P Estou à procura de como é que se "esconde" parte do post para não se estar a carregar as fotos sempre que se entra no blog, mas ainda não descobri tal coisa. Sou um bocado n00b nisto de programar html. Se alguém souber, agradeço desde já a ajuda. ;)
Caramba! Acho que ainda consegues ter uma colecção de BD maior que a minha (e eu tenho para aí umas 400 BDs).
ResponderEliminarAdorei este post, a sério. Gosto de ver as estantes, especialmente assim recheadas.
Agora um conselho: Dizes em cima que o goodreads não tem muitos dos livros que tu tens listados, mas tu podes inserí-los. Dá um bocado de trabalho, mas não muito. Eu, por exemplo, tive de inserir muitos quando estive a organizar a minha lista. Agora, só não vais poder é inserir as revistas de BD (aquelas revistas únicas), pois eles de BD pedem para só inserirmos Álbuns (como os que tens da Disney e da colecção Público) ou Compendiums (imagina se tiveres em vários números separados uma saga do Homem-Aranha, podes sempre procurar no site o Compendium que junta isso). Normalmente já lá existe, em inglês.
Mas se precisares de ajuda, também podes perguntar a um goodreads librarian (eu sou uma, mas há muitos), ou podes mesmo tornar-te um. Não tens obrigações, e podes sempre fazer as alterações que precisares em edições diferentes das que lá tem.
Não sei se ajudei. :)
Adorei ver esta primeira parte das tuas estantes! :D É sempre um prazer ver tantos livrinhos juntos. Sei bem o que é andar a saltitar de "casa de estudante" para casa dos pais, e os livros estarem sempre num sítio ou no outro.
ResponderEliminarAdorei ver que tens tantos livros guardados da tua fase mais jovem. Eu não tenho os meus. Desde que saí de casa dos meus pais para o Porto que o meu quarto por lá se torna cada vez menos meu, e agora que tenho casa própria transformou-se mais num estúdio onde se guardam coisas dos vários membros da família, e onde por acaso durmo de vez em quando :) Isso inclui os meus livros escolares, dicionários e enciclopédias, livros de BD e livros juvenis. Alguns nem sei onde andam porque foram encaixotados para fazer espaço para outras coisas mais prementes :(
Só comecei a comprar livros quando vim estudar para o Porto e fiquei afastada da Biblioteca de casa (estupidamente nunca cheguei a inscrever-me nas bibliotecas de cá!), e a minha estante de casa praticamente só inclui esses livros. Por isso ao ver as tuas estantes fiquei com saudades dos meus livros lol
Quero ver o resto!
Ia dizer o mesmo que a Ana, tornas-te Librarian no GR e adicionas! Mas deves ter tantos que não estão lá (talvez aquelas séries mais infantis e as BDs) que vai dar uma trabalheira desgraçada xD
ResponderEliminarSão muito giras (e recheadas) as tuas estantes, yay :)
@ Ana C. Nunes, jen7waters, é isso mesmo! O GR dá um jeitão, mas há tanta coisa que não tenho, e chateia-me de ir adicionando os livros por mim própria, um a um, quando são tantos. Mas não gosto de ver as minhas estantes do GR com edições erradas, por isso já pedi estatuto de librarian para pôr tudo em ordem, nem que seja nas novas aquisições.
ResponderEliminar@ Ana C. Nunes, já fui grande consumidora de BD durante os anos da adolescência. Infelizmente o dinheiro agora é canalizado quase todo para livros, quando antes era para BD.
É por eu *precisar* de ter a edição exacta adicionada que tenho tão pouco livros registados no GR. Então quanto a BD, não deve haver compendiums ou bind-ups de algumas coisas que tenho por ali. Mas bem, esses são revistas.
O que me preocupa é arranjar as capas das séries tipo as do Correio da Manhã e assim. Ter de digitalizar aquilo tudo vai dar um trabalhão. :P
@ Cat SaDiablo, sou uma taradinha por livros desde miúda, por isso os meus pais sempre souberam que me dava uma coisa se algo fosse para o lixo ou se se perdesse para a garagem ou o sótão ou assim. Por isso é que consegui guardar sempre montes de coisas que vêm de miúda. Especialmente as BDs da Disney. Eu tinha um amor àqueles livros, alguns tinham as lombadas todas descoladas e a minha mãe arranjou maneira de os voltar a colar. Mas alguns estão muito usados, coitados.
Também comecei a comprar muito mais livros quando mudei de casa aos 14 anos e perdi a biblioteca que até aí era a minha melhor amiga! Mas assim pude ir começando a construir uma biblioteca minha. =D
Quando tiveres um tempinho podias ir cuscar os teus antigos livros, no quarto-que-agora-é-um-estúdio, ou no sótão ou assim, pode ser que encontres algumas pérolas: "eh que saudades que tenho disto"; "eii há tanto tempo que não leio isto". Pelo menos é que me sai da boca quando vou revisitar os livros mais antigos. xD Talvez possas juntar alguns desses aos livros mais novos. ;)
E vivendo em Lisboa, seria de esperar que aproveitasse e frequentasse a rede de bibliotecas. Mas curiosamente nunca tive tempo. *rolleyes*