sábado, 11 de fevereiro de 2012

Um Toque de Sangue, Charlaine Harris


Opinião: É um conjunto de contos muito interessante, que complementam a história principal dos livros da série. Acho que dá para ver que a Charlaine é uma escritora de mistério acima de tudo, porque cria aqui pequenos mistérios muito satisfatórios em que a Sookie se envolve. Deve ter sido das poucas vezes em que os contos de uma antologia não tiveram aquela característica de "soube-me a pouco".

A minha queixa principal é que esta é uma edição curtinha, com apenas 5 contos. Com tantos contos que a Charlaine já escreveu no mundo da Sookie Stackhouse, isso sim soube-me a pouco e foi desapontante.

Pó de Fada passa-se entre o quarto e quinto livros, Sangue Oculto e Sangue Furtivo, e segue a Sookie na resolução de um mistério com as fadas Claudine e Claude. Descobrimos o que aconteceu à terceira irmã deles, Claudette, e vemos a Sookie a fazer de detective.

Noite de Drácula fala-nos duma noite muito importante para os vampiros, a do aniversário do Drácula. Também acontece entre o quarto e quinto livros. Foi muito divertido ver o Eric tão excitado com a possibilidade de o Drácula vir em pessoa visitar o seu bar durante a festa.

Resposta de Uma Palavra Só deve ser o meu favorito do conjunto. Passa-se entre o quinto e o sexto (Traição de Sangue) livros, e nele o advogado da rainha do Louisiana traz más notícias à Sookie sobre a prima Hadley. Gostei porque vemos um lado malicioso da Sookie que não se vê muito frequentemente, ao forçar uma situação a seu favor, combinado com o seu discernimento ao aperceber-se do que realmente aconteceu à Hadley.

Sorte acontece a seguir ao sétimo livro, Sangue Felino, e põe a Sookie novamente no papel de detective, desta vez com a ajuda da Amelia Broadway. Achei interessante o conceito de sorte e azar explorado, até porque está relacionado neste conto com os poderes de bruxas, que é uma espécie sobrenatural que gostava de ver mais focada nos livros principais.

Presente Embrulhado desenrola-se depois do oitavo livro, Laços de Sangue, seguindo um Natal solitário da Sookie. Tive pena de a ver passar uma festa tipicamente familiar sozinha, ainda mais demonstrando ela ser uma boa samaritana durante o conto. O avô Niall traz-lhe um presente inesperado, mas não sei se sou fã do engano que permitiu a entrega desse presente.

Título original: A Touch of Dead (2009)

Páginas: 224

Editora: Saída de Emergência

Tradução: Renato Carreira

Sem comentários:

Enviar um comentário