segunda-feira, 12 de março de 2012

Forgiven, Jana Oliver


Opinião: Preciso de inspiração. Como é que eu falo deste livro sem spoilar??? São os livros awesome que me criam mais dificuldades, porque eu quero cantar as virtudes dos mesmos, mas não estragar as coisas para os outros. Neste caso, ainda é mais difícil, dado que a autora, quando o escreveu, não tinha a certeza da continuidade da série (vai haver pelo menos um quarto livro - não leiam a sinopse, que é altamente "spoilerenta" para este ou para os anteriores), e deixou muito poucas pontas soltas, escrevendo um final explosivo e excitante que me pôs a virar vorazmente as páginas.

Como já vai sendo hábito, o livro começa quase imediatamente a seguir ao anterior, desenvolvendo a situação espinhosa em que a Riley se tinha metido. Devo dizer que as coisas não evoluíram bem como esperava, no entanto foram, talvez por isso, mais satisfatórias.

Adorei a maneira como a autora desenvolveu alguns personagens - por exemplo, os Demon Hunters, que até me caíram no goto. O Master Stewart também se tem revelado um personagem interesssante - e qualquer cena em que ele e o Beck entrem ao mesmo tempo é algo hilariante para mim, porque passo a cena a tentar imaginar as falas deles nos respectivos sotaques (escocês e do sul dos EUA, respectivamente). E o Peter é fantástico como melhor amigo da Riley. Qualquer dia torna-se num  Demon Trapper!

A parte mitológica está bem encaixada com o avançar da história, culminando numa batalha final espectacular entre Céu e Inferno no cemitério de Oakland. Que tortura foi virar estas últimas páginas, porque nesse dia só podia ler umas poucas páginas de cada vez! Estava a torcer para que a Riley resolvesse a situação e não me desapontou.

Felizmente, também é nesta parte que as duas personagens principais, e pelas quais eu tenho vindo a torcer desde o primeiro livro, finalmente ganham juízo - go Riley e Beck! Estes dois são épicos, com tanta coisa entre eles por resolver e tanta história para trás. É engraçado, eles compreendem-se melhor que ninguém, mas são incapazes de não resmungar um com o outro sobre tudo e mais alguma coisa. Durante o livro realmente ganham juízo, mas o Beck sendo ele próprio recai no seu comportamento autodepreciativo e autodestrutivo... grrr, espero que seja coisa para resolver no próximo livro. O Beck precisa de ver que tem valor, e dado o feitio lutador da Riley, quem melhor para lhe fazer ver isso?

Bem, agora só me resta esperar até Agosto para pôr as mãos no último livro. Se por um lado quase tudo foi resolvido, o que me deixa tranquila, por outro as coisas que faltam resolver deixam-me muito ansiosa e curiosa para ver o que vai acontecer. Bem, pode ser que tenha sorte e aconteça o mesmo que a este livro, que foi enviado uns dias antes da data de publicação. Seria óptimo poder lê-lo o quanto antes!

Páginas: 416

Editora: MacMillan Children's Books

Sem comentários:

Enviar um comentário