quinta-feira, 22 de março de 2012

Uma imagem vale mil palavras: The Jane Austen Book Club (2007)

Shame on me! Estava para comentar este filme a semana passada, pois tinha acabado de o ver na TV, mas... esqueci-me. (Ups!) Agora o meu comentário há de ser consideravelmente menor, pois o filme está menos fresco na memória.

A primeira coisa que gostava de destacar é que este filme (e correspondente livro, assumo) é um doce para qualquer fã da escritora - podemos passar o filme a identificar as cenas do mesmo com livros da Jane Austen. Achei piada a poder identificar os personagens do filme com personagens dos livros.

O enredo em si é muito simples, um grupo de pessoas reúne-se em volta das obras de Jane Austen para as discutir. Mas o que começou por uma ideia inócua acabou por ter o seu efeito na vida íntima e interior dos intervenientes, sendo que os momentos e situações têm alguma da delicadeza e da ironia da escritora.

O elenco é interessante, mas quanto a mim, destacou-se a Emily Blunt como Prudie, pela intensidade com que representou a personagem, tão complexa e cheia de nuances. Mas também gostei do personagem do Hugh Dancy, Grigg, por ser um fã de Ficção Científica e tentar que a Jocelyn ultrapassasse os seus preconceitos iniciais em relação ao género. Por outro lado, gostava que a Bernadette tivesse tido um pouco mais de tempo de antena, porque foi a única que me suscitou mais dificuldade em identificá-la com um livro/personagem de Jane Austen.

Depois de ter visto o filme, fiquei certamente com alguma curiosidade para ler o livro em que se baseia.

6 comentários:

  1. Olá p7!
    Quero tanto ver este filme! Nunca o apanho na televisão.
    Deixei-te uma TAG (http://chmeianoite.blogspot.pt/2012/03/tag-11-perguntas.html)
    bjs**

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Quanto tiveres oportunidade, recomendo, é bem giro. ;)

      Obrigada, tentarei responder nos próximos dias! **

      Eliminar
  2. Hello.
    Já vi este filme há algum tempo..já nem tenho bem noção da história, mas sei que gostei muito de o ver!
    Sabes que muitas vezes também não tenho oportunidade para escrever logo quando vejo ou leio. Acho que isso acontece com grande parte dos bloggers! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Imagino que aconteça frequentemente, comigo raramente leio e consigo publicar logo a seguir a opinião... mas neste caso até é estranho, tinha esta opinião planeada para a semana passada, e não sei porquê esqueci-me de a escrever. xD

      Eliminar
  3. Também já vi este filme há algum tempo, é bem giro :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :D Um pequeno doce para uma "Janeite", gostei. ;)

      Eliminar