terça-feira, 24 de setembro de 2013

Crown of Midnight, Sarah J. Maas


Opinião: Ler em inglês fez-me ver com outros olhos essa arte perdida que é a da paciência. Ler um livro, devorá-lo, adorá-lo, ficar ansiosa com a perspectiva de esperar um ano pela sequela, suspirar pela sequela nesse ano, encomendar, trepar às paredes enquanto o livro não chega, fazer uma dança da vitória quando finalmente nos chega às mãos, ler, e voltar ao início do ciclo. É coisa masoquista, eu sei, mas eu adoro, é uma tortura boa esperar por um bom livro.

Toda esta introdução para dizer que foi uma tortura (boa) ler o ano passado o Throne of Glass e adorá-lo, foi uma tortura (também boa) esperar por este, foi uma tortura (muito boa) ler este e sentir uma série de coisas que ainda agora não sei se consigo nomear, e vai ser uma tortura (da pior espécie) esperar pelo próximo livro da saga, especialmente depois daquele final.

Depois dos acontecimentos do livro anterior, Throne of Glass, Celaena vê-se na posição de King's Champion, uma assassina às ordens do rei, que no seu modo muito próprio dá uma resolução criativa às directivas que recebe. Entretanto, uma nova missão põe-na a questionar e duvidar de tudo e todos, incluindo a si própria, e no fim de contas, nada mais será o mesmo.

Os acontecimentos deste livro deixam-me um sabor agridoce na boca. Há uma clara evolução na Celaena, e foi bom vê-la crescer, deixar de evitar certas coisas que ela tinha medo de enfrentar e aceitar um potencial novo rumo para a sua vida... mas custa-me que tenha sido com as perdas que trouxe. De pessoas, de laços, e até de algo a que não chamarei inocência, porque estamos a falar de alguém que ganha a vida a matar pessoas e é mesmo boa nisso, mas algo parecido.

Quero dizer, adorei o desenrolar dos acontecimentos, mas como gosto mesmo da personagem principal, preferia que não tivesse de passar por isso. Vemos um lado da Celaena que está lá, mas não sai muito frequentemente cá para fora, e é incrível o mundo de emoções contidas bem lá no fundo, e a sua capacidade para fazer coisas terríveis e assustadoras. A sua verdadeira identidade e herança revelam-se e, uau, estou muito curiosa acerca do que vai acontecer a partir daqui.

Quanto ao worldbuilding, a autora revela muito mais coisas que no livro anterior, e isso agradou-me. Descobrimos mais acerca da magia que desapareceu do mundo, da maneira como funciona, e vislumbramos o modo como esta informação pode moldar a evolução dos acontecimentos a partir daqui. A cripta da Elena volta a ter um papel, com um elemento novo, alguns habitantes do castelo revelam-se, e a Celaena explora Rifthold. O final promete-nos a exploração de partes deste mundo não reveladas no mapa, e adoro isso.

Quanto a possíveis evoluções no campo romântico, depois da indecisão do livro anterior... bem, quem é fã da Celaena e do Chaol vai ficar contente. As cenas com eles são deliciosas, cheias de cumplicidade e pequenos momentos bem giros. Nem tudo são rosas, porque com duas personalidades tão diferentes, vão haver complicações... um certo acontecimento, em conjunto com a lealdade cega do Chaol, quebra um laço de confiança entre eles. Mas gostam um do outro, e apesar de o final os levar por caminhos diferentes, sei que os verei juntos não tarda nada. (Bem, vai levar um ano.)

O final... oh, que tortura. A história está ali num ponto de viragem fantástico, que promete todo o tipo de coisas fabulosas e interessantes para o futuro, mas infelizmente ainda não vou descobrir o que é, exactamente, esse futuro. Enfim... a espera tortuosa de um ano começa agora.

Páginas: 432

Editora: Bloomsbury

15 comentários:

  1. Respostas
    1. Já me chamaram muita coisa, mas isso não. :P

      Eliminar
    2. Isso é porque não és do Porto, aqui toda a canalha que se porte mal ou faça malandrices é um terrorista xD

      Mas damn, um ano, onde é que eles vão O_O

      Eliminar
    3. Loool pronto, já aprendi uma coisa nova hoje. ^_^

      Quando eu falo num ano é o tempo que terei de esperar pelo próximo livro, não o tempo que eles levam a chegar ao seu destino. ;)

      Eliminar
    4. LOL! oh meu deus eu entendi que eles iam ficar separados durante um ano xD

      Quanto à identidade dela, ela deve ser uma princesa perdida qualquer, não? afinal isto começou por ser uma espécie de cinderela, mas a autora já mudou tanto a história que o plot twist pode ser outro

      Eliminar
    5. Eu não me lembro bem, mas acho que a identidade dela já foi revelada no livro anterior... porque mesmo no início deste, a Sarah fala da identidade dela como se fosse um dado adquirido, uma coisa já revelada. Basicamente ela é a filha dos reis de Terrasen, e a herdeira do trono, se ele ainda existisse.

      Eliminar
  2. Olá! Eu ainda estou no finalzinho do 1 livro, mas gostaria de saber se através do 2 livro.já da pra saber com quem ela vai ficar? Pois as cenas dela com o dorian me dão.um nojo e uma irritaçao que prefiro nem comentar muito.mas o chaol *-* nossa! <3 .#Team chaol

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem, sendo fã do Chaol, acho que vais ficar bastante satisfeita com alguns acontecimentos do livro. ;) É bastante claro no fim do livro com quem a Celaena está envolvida emocionalmente, apesar de fazer a ressalva que as coisas entre eles não serão fáceis. Mas tenho um bom pressentimento. :D

      Eliminar
    2. Você tem o ebook desse livro ? Se sim, poderia enviar pro meu email: oliveira.diana25@gmail.com ? :)

      Eliminar
    3. Não, não tenho. Li o livro em formato papel.

      Eliminar
  3. Oii, tudo bom?? Entao, pelos seus comentarios, tera um 3 livro a serie? Ou acaba no 2? E voce sabe se o segundo ja tem em portugues?

    Muito obrigada!!

    XoXo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá , acredito que será uma trilogia,e também tem uns spin-ofs da celaena tipo como era a vida dela antes de ser presa , esse tipo de coisa.e akie no brasil o 2 livro sai em 2014 no segundo semestre.bjbj

      Eliminar
  4. Voce ja leu outro livro nesse estilo? Se sim poderia me passar os nomes! Um que li uma vez e Yelena Zaltana! Muito legal esse tbm!

    Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi! Pelo que sei, a autora tem programado mais livros neste mundo, com o terceiro previsto para o próximo ano. Não faço ideia de quando saem os livros da Sarah, pelo menos cá em Portugal, acho que os direitos nem estão comprados. No Brasil não faço ideia, não costumo acompanhar os lançamentos por lá. :S

      Dentro do mesmo estilo, posso recomendar:

      - Cassandra Rose Clarke, com The Assassin's Curse;
      - Juliet Marillier, com Shadowfell;
      - Leigh Bardugo, com Shadow and Bone;
      - Rae Carson, com The Girl of Fire and Thrones.

      Espero que gostes! ;D

      Eliminar