domingo, 31 de maio de 2015

Este mês em leituras: Maio 2015

Mais um mês, mais uma viagem. O meu ritmo de leitura estabilizou mais ou menos, de acordo com os meus horários, e tenho encontrado coisas bem giras nas minhas leituras. O calor já aperta, trazendo uma miríade de oportunidades de leitura ao ar livre, se para aí estivermos virados, e com elas o potencial de uma tarde bem passada.

Livros lidos


Opiniões no blogue

  • A Quimera de Praga, Laini Taylor;
  • Cruel Beauty, Rosamund Hodge;
  • Meg Cabot: O Diário da Princesa IX - Princesa Mia; Princess Forever; Perfect Princess;
  • Curtas BD: Fábulas: A Revolução dos Bichos e Fábulas: O Livro do Amor, Bill Willingham, Mark Buckingham, Steve Leialoha; The Wicked + The Divine, Kieron Gillen, Jamie McKelvie, Matthew Wilson, Clayton Cowles;
  • Uma Nova Esperança, Colleen Hoover;
  • Curtas Middle Grade Infanto-Juvenis: As Aventuras de Flora e Ulisses, Kate DiCamillo, K.G. Campbell; O Único e Incomparável Ivan, Katherine Applegate; O Dragão de Gelo, George R.R. Martin, Luis Royo;
  • A Court of Roses and Thorns, Sarah J. Maas;
  • Meg Cabot: Uma Menina Igual às Outras, Ready or Not.

Os livros que marcaram o mês

  • The Wicked + The Divine, Kieron Gillen, Jamie McKelvie, Matthew Wilson, Clayton Cowles - não consigo explicar o porquê de ter gostado tanto, mas os autores apresentam um conjunto de coisas que me agradaram individualmente, e que ainda me agradaram mais em grupo, e diverti-me verdadeiramente a ler e decifrar a história e os pormenores dados, e a arte é linda, hipnotizante;
  • A Court of Thorns and Roses, Sarah J. Maas - a este ponto, esta é uma das minhas autoras favoritas, pois a maneira como escreve e cria as suas histórias ressoa comigo; gostei mesmo dos pontos do conto original que incorporou nesta história, e ainda mais de como expandiu este seu mundo, para além de ter uma protagonista que adorei seguir;
  • O Único e Incomparável Ivan, Katherine Applegate - gostei tanto de como a autora apresentou a história e aquilo que queria transmitir com ela, o Ivan é um protagonista cativante, e as suas peripécias de vida, absorventes: tem tudo para se tornar um clássico;
  • Hawkeye vol. 2: Little Hits, Matt Fraction, David Aja, Steve Lieber, Jesse Hamm, Annie Wu, Francesco Francavilla - adoro a maneira como os autores estão a fazer evoluir a história e as suas linhas narrativas, gosto da fragmentação que por vezes conferem à narrativa, e a arte enche-me o olho e as medidas, agrada-me mesmo;
  • Saga vol. 2, Brian K. Vaughan, Fiona Staples - apesar de ter gostado muito do primeiro volume, faltava-me ali qualquer coisa, que encontrei com este volume: a crescente familiaridade com o mundo e os personagens, uma ligação a eles, um investimento na sua história; quando penso no primeiro volume parece-me um bocadinho sem rumo, em termos de história, e agora consigo vê-lo mais claramente, consigo estabelecer as ligações que os autores insinuam, consigo apreciar as subtilezas incluídas, e é delicioso de explorar; divirto-me tremendamente com a saga familiar de Alana, Marko e Hazel, e estou a torcer por eles, e por (quase) todos os outros também, é incrível, mas se não estivessem todos uns contra os outros, eu quereria que toda a gente conseguisse o seu objectivo.

Outras coisas no blogue


Aquisições

O primeiro comprei aproveitando uma promoção com uma revista/jornal; os quatro seguintes foram adquiridos normalmente na livraria sem promoção especial (estava para aí virada). A Magnífica Sophy foi adquirida com descontos em cartão, que ando há anos para poder ler Georgette Heyer, e finalmente é a hora; e o livro da Darynda Jones foi adquirido via Círculo de Leitores, mais um volume da colecção das Campas.

Um dia destes deu-me uma pancada e decidi-me a encomendar duma vez uma série de livros em pre-order, para não ter o trabalho de ir encomendando aos bocadinhos, e esta pilha é o resultado, sendo composta maioritariamente por volumes de séries ou autoras que sigo (destaque para A Court of Thorns and Roses, Conspiracy of Blood and Smoke, Lion Heart, End of Days e All Played Out).

Temos também um dos próximos livros da Meg Cabot que vou ler (From the Notebooks of a Middle School Princess), que não sendo uma continuação é um livro escrito no mesmo mundo que outros da autora (os Diários da Princesa), e que me deixa muito curiosa sobre o que está guardado para os personagens que já conhecemos, além de que tenho muita vontade de conhecer a Olivia, a protagonista, e ver como ela se dá com esses personagens.

Está ali o outro livro da Meg que li este mês (Ready or Not), e o Holiday Princess, que devia ter sido lido o mês passado, mas não foi. É que estive quase dois meses à espera dele, desde que foi enviado; comprei numa loja em segunda mão, e fiquei agradavelmente surpreendida ao constatar que está como novo, sem marcas. A parte chata é mesmo ter levado tanto tempo, pois estava prestes a dá-lo como perdido.

Além destes, tenho ali dois livros que me deixaram mesmo interessada, e aos quais não resisti (The Girl at Midnight e The Game of Love and Death).

Banda desenhada do mês. Revistas Disney e os últimos dois volumes da colecção que estava a fazer via Levoir/Público. Fatale Volume Dois, que já saiu, e ainda bem, que quero ver aonde a narrativa vai parar; no entanto vou esperar que saia o Tony Chu Volume Dois, da mesma editora, para ler os dois em conjunto, como fiz com os respectivos primeiros volumes.

Y: The Last Man Book One comprei com um bom desconto e junta os dois primeiros volumes da colecção; e os restantes são resultado daquela mesma encomenda que já mencionei. Tinha gostado bastante de ler o primeiro volume da Captain Marvel, e por isso quis juntá-lo à colecção em papel. Adquiri também os segundos volumes de Saga e Hawkeye, e não podia ter feito melhor, que estou a adorar as respectivas colecções.

Esta pilha é já resultado da Feira do Livro. Este ano não estou a ver assim nada de extraordinário no que toca a ficção que me prenda ou me atraia, e que queira aproveitar a Feira para adquirir, por isso acho que me vou virar para a banda desenhada em força.

Temos ali dois livros de Calvin & Hobbes para juntar à minha colecção, A Última Antologia e Que Dias tão Cheios, cujo título não se vê porque está de lado. Eram livros do dia e aproveitei; e na compra de dois livros estavam a oferecer um livro da colecção Adam, tiras sobre um pai doméstico e a sua vida familiar (já tinha lido e gostei), e por isso veio cá para casa Prisão Domiciliária.

Pyongyang de Guy DeLisle era livro do dia na banca da Fnac, com um óptimo desconto, e ainda ofereceram na compra uma agenda (aquele caderninho com borboletas). Admirável Mundo Novo também era livro do dia, e depois de ter tido a não-tão-agradável surpresa de o ler em inglês, após muito procurar em português (a edição anterior esgotadíssima), para meses depois esta edição sair... bem, prometi a mim mesma esperar para que estivesse a estes preços.

Ainda ali está E Tudo o Vento Levou em dois volumes, também livro do dia na respectiva editora (Editorial Minerva). Os restantes livros encontrei em alfarrabistas. Andei à procura de edições antigas de livros da Jane Austen e encontrei isto. Títulos bem diferentes (com uma excepção óbvia), e o pormenor delicioso de estas edições traduzirem os nomes dos personagens. (Elizabeth é Isabel, Henry é Henrique, Catherine é Catarina, e o meu favorito, Jane é Joana). Uma boa curiosidade, é para coleccionar porque gosto da autora, e ainda hei de ver se caço mais algum.

A ler brevemente

Vou dar largas à minha curiosidade e ler finalmente Georgette Heyer com A Magnífica Sophy. Repito ali alguns volumes do mês passado, mas agora a culpa não é minha, tanto o The Winner's Crime como o End of Days são para ler em leituras conjuntas, em que estou à espera da disponibilidade da outra parte. A ver se não morro da antecipação até lá, ehehe.

Vou ler tanto From the Notebooks of a Middle School Princess como Royal Wedding para o meu desafio Meg Cabot. Os restantes são as histórias que mais curiosidade me suscitam de momento, para não falar do Lion Heart, o fim duma trilogia que tenho adorado seguir, estou expectante, animada e temerosa ao mesmo tempo para ver o que a autora preparou para estes personagens.

5 comentários:

  1. Winner's Crime ainda na pilha a ler...mais um mês de acobardanço xD

    Saga <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh não me digas nada, nunca mais consigo ler o raio do livro! Temos que fazer uma pressão amigável à Patrícia do Chaise Longue, estou à espera dela para ler, pode ser que assim a leitura vá para a frente. xD

      Awww este volume 2 foi tão fofo, com os vovôs! E gostei tanto quando se punham a desviar a história para outros personagens, só para nos deixar em suspenso, aquele pessoal gosta mesmo de nos torturar! Só de pensar no final deste volume... :P

      Eliminar
    2. Grande cliffhanger >.<

      Awww sim os pais do Marko + Hazel :3 também gosto das cenas da Alana com os sogros xD ela faz-me rir tanto.

      Ah sim, esse volume se bem me lembro tem várias cenas do The Will com a Sophie, os Robots, the lying cat!! <3 também já deve ter aparecido a Gwendolyn, certo?

      Eliminar
    3. Grande é favor! Raio do final, de roer as unhas até não restar nada. xD

      Sim, foi tão giro ver a Alana com o Barr, e ele em modo vovô com a miúda, tão adoráveis. ^_^

      Já apareceu a Gwen, grande maluca, quase que se ia rebentando só para se vingar! Ela está assim tão aborrecida com o Marko? É que fora isso, parece bastante indiferente à situação. xD

      Eliminar
    4. Sim, ela pelos vistos ficou heartbroken, com o orgulho ferido e tal, mas depois também vai querer encontrar o Marko por outra razão. É muito intenso o próximo volume. *O*

      Eliminar