quinta-feira, 31 de março de 2011

A Biblioteca de Zoran Živković


Opinião: Penso que soube da existência deste livro ao ler uma crítica no blog Estante de Livros. Um livro com contos sobre livros e bibliotecas? Siiiiiiim! Um livro recomendado para todos os bibliófilos, que possivelmente até se poderão reconhecer nagumas situações descritas.

Noutas, mais tocadas pelo absurdo, nem tanto - mas lá que as acompanhei com um certo humor... Os personagens podem ou não ter consciência da situação curiosa em que estão, mas sem dúvida que os livros são quase sempre o cerne da questão. Algumas coisas poderão soar um pouco datadas, como a referência aos e-books, mas nada de especial.

Alguns contos podem saber a pouco, penso eu, pois a ideia desenvolvida é tão deliciosa que até é pena não a podermos degustar mais um pouco. Um última nota para os finais dos contos, que acabaram por ser aquilo que quanto a mim destacavam ou não um conto.

A biblioteca virtual - em que o protagonista decobre uma página da internet que afirma ter tudo sobre livros e autores, passados e futuros...

A biblioteca particular - que faria qualquer um de nós se decobrisse que, sempre que se abrisse a caixa do correio, se recebia um livro diferente?

A biblioteca nocturna - um bibliófilo, com a perspectiva de passar o fim de semana sem nada para ler, passa pela biblioteca na hora de fecho, e vai encontrar uma biblioteca dos livros das nossas vidas.

A biblioteca infernal - que ideia provocante, esta. Mas duvido que com um Inferno destes eu fosse lá parar. :P

A biblioteca minimal - uma boa ideia também, com uma premissa parecida com a do primeiro conto. Mas gostei do final.

A biblioteca requintada - oh, este também tem uma ideia muito boa, com um final muito à "pescadinha de rabo na boca", giríssimo.

Título original: Biblioteka (2002)

Páginas: 104

Editora: Cavalo de Ferro

Tradutora: Arijana Medvedec

2 comentários:

  1. Mas um livro de bibliófilos para a lista!

    ResponderEliminar
  2. Car@ Amig@ blogueira/blogueiro,


    Livros existem para aventurarem-se de mão em mão, enchendo olhos e mentes, traspassando mundos vários, continentes distantes, até mesmo galáxias perdidas deste infinito Universo, sem respeitar nem mesmo as fronteiras do senhor Tempo.

    É com base neste espírito que Lisboa acaba de ganhar um novo Alfarrábio on-line. É o www.livrilusao.com, que vende livros usados e novos.

    No entanto, não queremos ser apenas um alfarrábio a mais. Para além de comprarmos, vendermos e trocarmos livros, buscamos também interagir com todos que queiram trocar ideias connosco sobre livros, artes em geral e tudo o mais relacionado com Cultura.

    Convidamos-te a visitar a nossa página e, se achar interssante, ajudar a divulgá-la, seja por meio de seu blog, seja repassando esta mensagem para a sua lista de emails.

    Vamos dar continuidade à aventura dos livros!

    Obrigada,

    Giulia Pizzignacco,
    Livrilusão

    ResponderEliminar