quinta-feira, 3 de março de 2011

Revista Bang! 9 Parte I

E cerca de três ou quatro meses depois, lá me encontro a ler a Bang! 9. Se a revista anterior continha uma capa chamativa, esta não lhe fica atrás. A contracapa contém um anúncio para a colecção Bang! muito giro, mas sou parcial, porque gosto muito do grafismo dos anúncios que a editora põe nos seus catálogos e afins. Abrindo a revista, o índice dá uma ideia geral do conteúdo e o Editorial dá o pontapé inicial da leitura. (Gostei da menção a Tigana, de Guy Gavriel Kay. Será demais pensar que este livro está para breve?)

Gostei da escolha do ilustrador da capa, Tiago da Silva, e gostei de conhecer melhor a sua arte. De seguida, um resumo das novidades da Saída de Emergência pelo editor - com destaque para alguns livros saídos entre Janeiro e Março deste ano. Gostei de ver a menção ao 4º livro da Jaqueline Carey, e das novidades futuras - destaque para A Corte do Ar, de Stephen Hunt, e Acácia, de David Anthony Durham.

Os Mundos Imaginários do Fantástico Português (2ª parte), por António de Macedo - gostei de continuar a ler este texto, pois dá-nos a conhecer uma espécie de cronologia do fantástico em Portugal, e desta vez fiquei mais por dentro das referências porque estas abrangiam o século XIX e XX. Foi interessante conhecer mais a fundo vários textos com teor fantástico.

O ano dos fantasmas e dos demónios - CInema Fantástico Japonês, por Safaa Dib - curioso artigo, e curioso tema, mas sobre o qual não sei nada (cinema japonês). No entanto, fica a sugestão quando me quiser iniciar no mesmo.

A Invasão, de Anderson Santos - adorei ler este conto distópico, sobre uma invasão alienígena, com alguma crítica social à mistura e um sentimento de desgraça iminente à medida que lemos.

Os Crisântemos Africanos, de Jorge Palinhos - também gostei muito, o conto encaminha-se para um final ligeiramente previsível, mas foi muito cativante a nível narrativo.

"Eu e a fantasia temos uma longa história", por George R. R. Martin - foi interessante ver de onde vem este senhor como autor, entever algumas das suas influências e como começou a escrever. Parece que este texto vai ser incorporado na retrospectiva, a publicar, do autor - penso que é um livro com alguns dos seus contos.

Memorial, de Elizabeth Bear - este conto não fez nada por mim. Enrola tanto que quando o conto começa a ficar interessante acaba. Além disso a descrição da Chalcedony confundiu-me um bocado e não consegui ter uma imagem clara da mesma. A ideia é bonita, mas a execução não me cativou.

Vida Noutros Planetas, por Stephen Hunt - artigo do autor a partilhar a sua experiência com o fandom de FC, falando dos eventos (convenções, aliás) a que assistiu, tanto como fã ou como autor.

(Continua... amanhã.)

2 comentários:

  1. Acho que a Safaa disse que o Tigana é para ser publicado em 2012. Também estou muito curioso em relação ao livro.

    ResponderEliminar
  2. Agora que falas nisso, parece-me que tens razão. Já estava a fazer castelos no ar. :| A menção ao Tigana deixou-me com saudades dos Leões de Al-Rassan. ;)

    ResponderEliminar