sexta-feira, 30 de março de 2012

A Cidade dos Anjos Caídos, Cassandra Clare


Opinião: Cassandra Clare, mas que raio é que fizeste com o Jace Wayland Lightwood Morgenstern Herondale whatever, o tipo mais convencido deste lado do Universo? Porque é que ele passa boa parte do livro num pântano angst, privando-me das suas falas hilariantemente convencidas, mas mesmo assim não conseguiste fazer-me preocupar ou tentar perceber o que se andava a passar?

Este livro sofre claramente dum distúbio de seritis extendis (sim acabei de inventar), ou seja, duma extensão forçada de uma série de livros que não correu lá muito bem. O livro em si é menor do que os outros, e o enredo não é tão bem desenvolvido como nos anteriores. Tenta cobrir uma data de coisas e acaba por explorá-las um bocado mal. Até o clímax final, que me deixava tão cativada nos outros livros, me arrancou neste apenas um meh...

Houve coisas boas, claro (não pode ser tudo mau) - o humor da autora está lá, e alguns personagens têm maior destaque desta vez. Estou a gostar imenso do Simon e da Isabelle, e fiquei felicíssima quando o Magnus e o Alec voltaram da sua viagem, estou muito curiosa para ver o que está reservado para estes quatro.

Gostava que a parte do vilão tivesse sido melhor preparada, pareceu que vinha do nada... mas achei interessante a escolha de vilão, e as suas razões. Tendo em conta o fim, pergunto-me o que é que a autora tem em mente para o próximo livro... para o Jace em particular.

Para terminar, tenho que comentar que o preço da edição deste livro em português é um roubo. Ainda aceitava (se bem que relutantemente) pedirem 20 euros pelos livros anteriores, que tinham entre 360 e 400+ páginas. Mas por amor de tudo o que é sagrado, este livro tem 300 páginas. Não podiam ter baixado um bocado o preço? É ridículo, se não fosse o ter alguns livros da colecção assinados pela autora, e ter comprado este por uns 6-7 euros, graças a uns vales de desconto, provavelmente já me tinha passado para as edições em inglês. É assim que se perdem leitores em português. (Isso e levar mais de um ano entre publicar livros da autora.)

Enfim... podia ter sido melhor, mas ainda não perdi a fé na autora e na série.

Título original: City of Fallen Angels (2011)

Páginas: 312

Editora: Planeta Manuscrito

Tradução: Irene Daun e Lorena e Nuno Daun e Lorena

3 comentários:

  1. Enchimento de chouriços é o que este livro é... é só angst, angst, angst, depois de toda a angst, angst, angst dos livros anteriores. Not fair! Será que é pedir muito que 1 livro desta série não tenha o Jace e a Clary como um par de esquizofrénicos? Eles fazem jus àquela música:

    ...You're hot then you're cold
    You're yes then you're no
    You're in and you're out
    You're up and you're down...

    My God. Se tivesse que dar 20 euros por este livro acho que me dava uma coisinha má depois de o ler.

    Mas também ainda não desisti da série. Agora já só nos resta ler até ao fim não é... é a única cura para a seritis extendis (eheh)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lol, eu gostava imenso de ter um livro em que o Jace e a Clary fossem apenas uns lovebirds tão fofos que até enjoasse (xD), mas parece que ainda não é desta. Nem da próxima, se a Cassandra estiver a preparar o que acho que está a preparar. :/ Todo o drama em volta deles cansa.

      A mim também me dava essa coisinha, foi por que usei o vale de desconto nisto... subconscientemente já estava a ver o trainwreck que me esperava. :P

      Eliminar
    2. Jace e Clary fofos até meter nojo: Hear, hear! Ao menos era um plot diferente de todos os livros anteriores.
      Tu nem me digas...tu nem me digas que a situação deles vai ficar pior ainda. So help me God. O_O

      Clever! ;D

      Eliminar