domingo, 16 de setembro de 2012

Anna and the French Kiss, Stephanie Perkins


Opinião: Este livro é tão giro. Fofo. Adorável. Encantador. Fantástico. Estupendo. E... corro o risco de me afogar em adjectivos (os adjectivos a mais dão cabo de mim), por isso vou tentar reduzi-los ao mínimo. Mas a sensação de estar nas nuvens mantém-se. Estava no Goodreads há pouco a rever citações e a deliciar-me, com um sorriso parvo no rosto.

A Anna é uma rapariga de 17 anos que foi enviada para terminar o último ano do ensino secundário em Paris. Parece de sonho, não é? Só que a Anna morre de saudades de casa, e no início o choque de culturas é demais para ela. Felizmente, ela conhece um grupo de gente boa que a ajuda a ambientar-se, coisa que não será certamente dificultada por um rapaz Americano-Inglês-Francês (French name, English accent, American school. Anna confused.), totalmente giro e muito charmoso.

Gostei muito da voz interior da Anna. Ela é refrescantemente honesta, dizendo muito do que lhe vem à cabeça, e e achei muito realista o facto de ela se sentir quase abandonada e cheia de saudades de casa no início. O choque de culturas foi engraçado de seguir, especialmente quando os novos amigos da Anna se metiam com ela por causa disso. O Étienne trocou-me as voltas. Mal o rapaz me apareceu à frente e eu não conseguia deixar de o imaginar com aquele sotaque inglesíssimo, meio Hugh Grant-ish, e eu que nem sou muito imaginativa a "ouvir" os personagens na minha cabeça.

Duas coisas atraíram-me no livro. Uma foi a descrição dos personagens, com os seus pormenores e idiossincrasias (a Anna quer tornar-se numa crítica de cinema, o Étienne é baixinho). Outra coisa é o jogo de encontro e desencontro de sentimentos da Anna e do Étienne. Tão tortuoso, mas delicioso. Quase explodi de alegria com o final (finalmente!), e foi tão bonita aquela cena na Notre Dame.

Recomendadíssimo, mas sem dar corda às expectativas, que suspeito que seria capaz de dar cabo do divertimento que o livro pode trazer.

10 comentários:

  1. Fofo é a palavra para descrever este livro. :)

    Na altura ri-me imenso com o "French name, English accent, American school. Anna confused."

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é! Fiquei mortinha para ler o seguinte, e mais, o terceiro, que com um bocadinho de sorte é sobre a Isla e o Josh. ^^

      Ehehehe, é o charme do Étienne - troca as voltas à Anna e quando ela dá por ela já está caidinha.. ;D

      Eliminar
  2. Tens um selinho lá no blog ;)

    http://branmorrighan.blogspot.pt/2012/09/selo-versatile-blogger.html

    ResponderEliminar
  3. Não li mas gostei de ler a opinião.
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! :) Se tiveres possibilidade de ler em inglês, está muito recomendado. Ou quem sabe, pode ser que alguma editora portuguesa lhe pegue. :D

      Eliminar
  4. Tenho para ler. Queria ler mais cedo do que tarde, mas enfim...vou sempre lendo outras coisas! Mas é bom saber que está recomendado... dá mais alento para ler! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Recomendadíssimo! Espero que a opinião te tenha persuadido a ler num futuro próximo. ;)

      Eliminar
  5. Também adorei o livro..
    E também estou a adorar o blog..

    Beijinhos*

    diariodachris.wordpress.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! Já espreitei o teu blogue e a opinião do Anna, e gostei, estou a seguir. :D

      Beijinhos! ;)

      Eliminar