domingo, 11 de agosto de 2013

Colecção Super-Heróis DC Comics - Volumes 3 e 4

Super-Homem: Pelo Amanhã 1, Brian Azzarello, Jim Lee
Super-Homem: Pelo Amanhã 2, Brian Azzarello, Jim Lee
Esta é uma história interessante, em teoria, mas depois a execução não é assim tão boa. Achei a evolução do enredo meio confusa, há coisas que são varridas para baixo do tapete sem serem resolvidas, e toda a história me deu a sensação de não estar a ler a história toda, como se estivessem a acontecer coisas por trás da cortina, ou houvessem coisas que devia saber e não sei. O que não é incomum em comics americanos, que se baseiam na continuidade, mas isso nunca me incomodou antes, e nunca tive dificuldade em seguir uma história por causa disso. Até agora.

São os dilemas éticos e morais postos ao personagem do Super-Homem que salvam a história e lhe conferem interesse. As conversas com o padre, a questão de ser um alienígena no nosso mundo, a sua posição de salvador, o direito que lhe dá ou não de interferir na auto-determinação de um país... Como disse, em teoria, cativante. É pena que seja apresentado de forma tão pouco clara.

Gostei da arte. É mais tradicional do que a arte nos dois volumes anteriores, mas o desenho é bom e apelativo. (Se bem que dei por mim a revirar os olhos com a maneira como a Lois Lane estava vestida. A sério, ninguém vai apanhar fruta vestida daquela maneira.)

Em suma, acho que esperava mais, especialmente duma história que ocupa dois volumes da colecção. Não me conseguiu satisfazer completamente, falhando principalmente no argumento e na evolução do enredo. No entanto tem uma curiosidade engraçada - o escritor Filipe Faria traduziu ambos os volumes e escreveu o editorial do primeiro.

2 comentários:

  1. Também partilho a tua opinião, gostei, mas sem que me tenha "enchido as medidas", alias o Super-Homem, embora sendo um personagem que me faz sonhar, nunca teve histórias que me realizassem, parece que fica a faltar sempre algo. A ver vamos se ainda é publicada alguma, nesta colecção, que me faz mudar de opinião.

    Quanto à questão da indumentaria para apanhar fruta,é uma questão de tentares e quem sabe se não vira moda LOL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que acontece o mesmo comigo... o Super-Homem não tem sido um personagem que me apaixone. É pena. Mas também estou com boas expectativas para o resto da colecção. Pelo menos vou conhecendo melhor a DC. :)

      Loool talvez vire moda, mas ao ler estava mesmo à espera que a rapariga ficasse com uma farpa de madeira espetada numa perna, auch. xD

      Eliminar