quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Perfeitos, Scott Westerfeld


Opinião: Após os acontecimentos de Imperfeitos, Tally Youngblood encontra-se a viver a boa vida de um Recém-Perfeito - jovens, belos, e perfeitos. Conseguiu entrar nos Criminosos, um grupo de Perfeitos absolutamente borbulhante. A operação para a tornar Perfeita deixou-a sem se lembrar muito bem do que a levou a submeter-se à operação. Mas Tally, juntamente com Zane, um dos Criminosos, descobre maneiras de se tornar borbulhante e contrariar os efeitos da operação.

Há uma certa ressonância no modo como as coisas evoluem em Imperfeitos e Perfeitos, o que me faz perguntar o que o autor tem preparado para Especiais. Desta vez, a Tally está mais consciente dos problemas que a sociedade em que vive tem. Valoriza mais a liberdade de escolha que o facilitismo oferecido pela vida de Perfeito. E encontra novos modos de vida, que lhe apresentam diferentes maneiras de estar em sociedade e que lhe permitirão tomar uma decisão informada acerca do que quer para o seu futuro.

Apesar de a Tally ter crescido na minha consideração, ainda acho que tem um longo caminho a percorrer. O seu coração está no lugar certo, e acredito que tente fazer a coisa certa. Mas deixou tanta gente para trás que pergunto se valerá a pena. Faz uma série de asneiras que me deixam na dúvida e ainda esto à espera que se mostre à altura da ocasião.

Gostei de ver a vida de Perfeita da Tally e de ver o percurso dela e do Zane para descobrir uma forma de ultrapassarem a névoa que a operação de Perfeito deixa neles. As coisas que eles fazem são claramente perigosas, tanto como aquilo que a Shay faz. E por falar na Shay, o percurso dela irrita-me. Compreendo que esteja irritada com a Tally, mas nada justifica aquilo que faz no fim deste livro. E se é para acrescentar mais alguém à minha lista de irritações, podemos acrescentar a Maddy, que é tão desagradável e venenosa. Nem percebo bem de onde é que vem aquela agressão toda.

Acho que já o disse na minha opinião anterior, o forte do autor é o mundo que cria e as críticas que faz com a sua história. Gosto dos temas que aborda, apesar de não lá muito subtil. A percepção de beleza, aquilo que se faz para atingir um ideal de perfeição, o mundo que vamos deixar depois de nós... estou curiosa para ver o que tem preparado para Especiais.

Sobre o final... foi um pouco chocante, confesso, se bem que muito em linha com aquela ressonância entre os livros que falei anteriormente. Deixa-nos em suspenso, mas não é um cliffhanger dos maus. Venha o próximo.

Título original: Pretties (2005)

Páginas: 296

Editora: Vogais

Tradução: Renato Carreira

5 comentários:

  1. off topic: já tens/leste o Crown of Midnight?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, já encomendei pelo BD, mas parece que só sai no fim de Agosto, por isso com a minha sorte só lhe consigo pegar lá para meios de Setembro... a tortura! xD

      Eliminar
  2. aaaah pois estás à espera do HC, certo? é que o paperback já está disponível faz ene embora diga lá que sai a 20 de Agosto, pensei mesmo que já o tinhas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai, não me faças inveja, que estou aqui mortinha para o ler. :P

      Sim, mandei vir o HC, mas apenas por uma pancada OCD de querer ter o livro no mesmo formato, porque não sou fã da capa. Foram buscar a imagem da edição britânica, and I hate it. xD

      Eliminar
    2. Pára tudo!!! O BD diz que acabou de receber o livro - uma semana antes da data de lançamento. :D Não que isso me ajude a lê-lo antes de Setembro começar, mas enfim...

      Eliminar