terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Desafios de leitura para 2015

Depois de ter resumido e avaliado os meus desafios de leitura de 2014, vou agora apontar uns desafios para o ano de 2015. Em princípio, vou manter os temas, com uma reserva (distopia/pós-apocalíptico, em que prevejo ler principalmente o que tenho em casa e as séries por acabar), uma eliminação (vou retirar o Steampunk dos géneros para desafio), e uma adição (juntar oficialmente o desafio Meg Cabot à lista).
  • YA/NA contemporâneo
  • YA fantasia épica
  • ficção histórica
  • distopia/pós-apocalíptico
  • desafio Meg Cabot

Vou manter o separador na barra superior do blogue dedicado aos desafios, e apesar de não as usar muito, vou também manter ali as listas de livros dedicadas às séries que tenho por terminar, e a séries que um dia gostava de ler. É uma espécie de wishlist de leituras, que me lembra dos livros que lá estão, apesar do factor psicológico não ter funcionado lá muito bem nos anos anteriores - sou demasiado distraída e teimosa para me manter no plano.

Vou continuar a acompanhar alguns objectivos de leitura, ou mini-desafios, mas não aqui no blogue, apenas no ficheiro onde registo as minhas leituras. Os objectivos são:
  • ler em inglês
  • ler autores portugueses
  • ler autores não anglo-saxónicos
  • ler audiolivros
  • ler clássicos
  • ler BD
  • ler contos/novelas/antologias
  • ler não ficção

São objectivos sem pressão, e não me importo se não chegar a ler de um ou outro tipo de livro. É mais uma maneira de ver a evolução das minhas leituras ao longo do tempo que outra coisa. E vou voltar a listar um conjunto de objectivos gerais que costumo listar todos os anos, a ver se os tenho em mente na minha vida literária ao longo do ano:
  • diminuir a lista de livros por ler
  • o que passa por comprar menos livros
  • gostava de terminar algumas séries
  • e tentar não começar muitas outras

E creio que é isso. Como já tenho dito, gosto bastante mais de fazer desafios pessoais, porque acabam por correr melhor e motivar-me mais, e por isso tenciono continuar a fazê-los. De resto, espero continuar a poder ler e opinar por aqui, e que o ano que vem traga mais boas leituras.

Sem comentários:

Enviar um comentário