terça-feira, 7 de setembro de 2010

O Extermínio de Sebastian Rook

Sinopse: Ben, Jack e Emily viajam até às montanhas polacas, desesperados para porem termo à praga de lampiros que está a devastar o país. Se conseguirem destruir o monstruoso Conde Lampirska, malévolo fundador do clã lampírico, então os mortos da Polónia podem finalmente descansar. Mas os lampiros farão tudo para os impedir...

Opinião: Neste livro final, temos um enredo à Drácula (ou o que imagino que seja o Drácula, pois ainda não tive oportunidade de o ler) - o vilão é o Conde Lampirska, que acorda dum sono em que havia sido preso há séculos. É malvado, charmoso e hipnótico - acho que tenta transformar a Emily numa Mina Harker, hehe. Os jovens enfrentam-no no seu próprio castelo, numa aldeia remota da Transilvânia, perdão, Polónia, com sucesso, e o autor usou mesmo o enredo que eu estava à espera - yay! se calhar sou melhor escritora que pensava, hehe.

Em geral, uma série interessante para iniciar os mais novos num tema potencialmente violento mas aqui tratado com os mais novos em mente. Tenho só a dizer que tenho pena da mudança de tradutora em relação à equipa de duas que vinha traduzindo até aqui - não que a tradutora não seja capaz, só acho que quando se pega numa série a meio deve-se respeitar as opções dos tradutores anteriores. E a tradutora não foi capaz disso - este tipo de vampiros eram apresentados como "lampiros" nos 2 livros anteriores (e também na sinopse deste livro, disponível na capa), mas a tradutora decide ignorar isto e chamar-lhes apenas... vampiros. Não que seja um grande contra, mas tenho vindo a reparar mais nos trabalhos de tradução e achei desnecessária esta opção.

Título original: Extermination (2005)

Páginas: 160

Editora: Quidnovi (livros disponíveis com o Correio da Manhã)

Tradutora: Maria Correia

Sem comentários:

Enviar um comentário