quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Senhora do Seu Destino de Julia Justiss

Sinopse: O desejo que sentiam um pelo outro era inegável, mas… o amor seria suficiente para libertar ambos?

O seu pai fechara-a quando Helena Lambarth ainda era uma criança, por isso ela jurara que nunca mais ninguém a submeteria. Contudo, para cumprir o último desejo da sua mãe, Helena foi para Londres para ser apresentada à sociedade... e assim deu por si como hóspede de lorde Darnell.

Adam, lorde Darnell, não tinha tempo para vigiar ou ajudar aquela jovem desalinhada, porém aceitara exercer o seu papel de padrinho. Imerso em dívidas contraídas pelo seu pai, Adam sabia que a sua única esperança seria casando-se com a rica Priscilla Standish. Como desejava que Priscilla não fosse tão normal, quando comparada com a pouco convencional Helena… que, para além disso, se transformara numa mulher simplesmente fascinante.

Opinião: O livro começa com Helena a abandonar o sítio onde vivia pela morte do pai. Só que não o lamenta, dado que toda a sua vida foi maltratada pelo pai. Não que esta jovem fique pelos cantos a queixar-se da sua sorte. Pelo contrário, aproveitando as escapadelas que podia permitir-se sem ser apanhada, visitava a biblioteca durante a sua infância, sendo uma jovem culta, inteligente, independente e com um sentido de humor mordaz.

Em Londres, o advogado informa-a da sua herança e da última vontade da sua mãe: ir viver com uma prima da mesma, que a tratará como família. É na sua casa que conhece os seus dois filhos, Charis, de quem se torna amiga, e Adam. Este por sua vez vê-se num apuro: a fortuna da família está desfalcada e vê-se na necessidade de casar com uma herdeira rica. Mal sabe que cedo vai arrepender-se da sua escolha...

Gostei muito deste livro porque não descurando a parte do casal se apaixonar e etc., foca-se também na chegada a Londres de Helena, que tendo vivido prisioneira quase toda a sua vida não sabe grande coisa sobre como é que "as meninas de boas famílias" se comportam; apesar disso, aprende depressa. Só que se ao início ainda atura estas regras de comportamento todas, a sua necessidade de liberdade fá-la fazer coisas que "as meninas de boas famílias" não fazem: comprar um cavalo meio selvagem (devia comprar uma égua mansa), vestir-se de rapaz e sair à noite (que escândalo! uma menina sair à rua à noite desacompanhada)... o ponto forte do livro é esta jovem que sabe o que quer e não se importa com o que os outros pensam dela, é generosa e bastante inocente (muito giras umas conversas em que ela se põe a par do que é o desejo entre homens e mulheres).

O protagonista masculino é bastante interessante, mas é um tolo: pede em casamento uma moça que conheceu na sua infância, mas dado que não a conhece presentemente é um bocado imprudente casar-se com ela. Priscilla acaba cheia de ciúmes de Helena, a dizer e fazer tudo o que possa para a desacreditar. Que víbora! Felizmente a última façanha dela (combinada com um acto de coragem, e de amor, de Helena) fazem com que o tolo lhe dê os patins. Pelo meio ainda conhecemos umas coisas interessantes sobre como a moça poderá ter mais familiares vivos do que pensa, mas o que importa é que acaba bem.

Com uma protagonista muito boa, por ser independente, sagaz e forte, gostei bastante.

Título original: The Untamed Heiress (2006)

Páginas: 320

Editora: Harlequin

2 comentários:

  1. Não conhecia este livro, mas fiquei muitíssimo curiosa para lê-lo!

    Ah, em relação aos dois casais no livro "Lições de Sedução", eu disse dois casais, porque enquanto que a história do Derek e da Annabel é mais tipo "um cheirinho" pois não foi aprofundada, neste livro ambas as histórias são aprofundadas :)

    Fica bien~~

    ResponderEliminar
  2. O livro é daqueles da Harlequin, vende-se em quase todas as papelarias/quiosques/estabelecimentos onde se vendam jornais e revistas. Como saiu em Agosto, é possível que alguns sítios já não o tenham, mas se estiveres interessada, experimenta procurar, que talvez ainda dê para encontrar. ;) E mesmo que já não esteja em banca, pode ser que volte a estar, eles às vezes voltam a mandar livros recentes para as bancas.

    Posto dessa maneira, só posso concordar contigo, a parte do Derek e da Annabel foi mais contada em retrospectiva, e não têm tanto destaque. Acabei por não gostar tanto deles.

    Assim estás a dar-me uma boa notícia e mais uma razão (o haver destaque para os dois casais) para ir comprar o livro rapidamente. ;)

    ResponderEliminar