domingo, 27 de março de 2011

Onde é que eu já vi isto?

Mais trocas e baldrocas. *roll eyes* Sei que provavelmente não são de propósito, mas parece haver um tema em mente quando se está a preparar a capa de um livro, e inevitavelmente há de haver o uso da mesma imagem em livros diferentes, de editores diferentes e países diferentes. (Isto agora fez-me pensar na teoria do caos.)

Primeiro temos a edição portuguesa de Evernight, da Claudia Gray, publicada o ano passado, e Thyla, de Kate Gordon, uma autora australiana, que está prestes a sair. Mudaram a cor dos olhos, mas a modelo é a mesma.


Depois temos As Esquinas do Tempo, da Rosa Lobato de Faria, que partilha a modelo da foto usada com Silk, de Penny Jordan e The Piano Teacher, de Janice Y.K. Lee. Devo dizer que este último tem uma capa no mínimo... estranha. Aquelas florzinhas no friso em baixo não combinam nada com o resto da capa.

3 comentários:

  1. Ai a falta de originalidade...
    Realmente o friso da última capa não fica nada bem.
    Enfim...
    :)

    ResponderEliminar
  2. Será que eles vão assim... por um sistema de busca e lhes aparecem as mais vistas ou mais votadas e então investem nessas sem se dar conta de que já existem noutras capas? é tão estranho. Especialmente se comprarmos esses três livros com essas três capas. Vai parecer que somos muito obsecadas com Rosa Lobato Faria. Ou com outra qualquer!

    ResponderEliminar
  3. @ Laura, imagino que quando se prepara uma capa vão muitas vezes a bancos de imagens, nos quais se paga pelo uso da imagem mas imagino que não pela exclusividade.

    Experimentei ir agora ao Getty Images. Escrevi "vampire" na função de pesquisa, e apareceu logo na primeira página a foto da modelo do primeiro par de livros. As diferenças é que no original a rapariga tem os olhos azul-cristalino e ironicamente tem os caninos mais afiados que aqui nestas capas. (Viva o Photoshop!)

    O que é que isto denota? Possivelmente uma falha em pesquisar imagens mais aprofundadamente. Por outro lado, o sistema de imagens devia ser tal que junto à imagem viesse uma indicação de qualquer tipo sobre aquilo para que já tivesse sido comprada. Mas não faço ideia se isto é praticável. :S

    ResponderEliminar