Começando pelo mesmo tema dos posts homónimos de 2010 (aqui e aqui), em 2011 decidi substituir o Moleskine Passions: Book Journal, que tinha usado em 2010, por um caderno de capa dura, com páginas em branco, de maior tamanho. Não foi uma boa ideia. Era mais pesado e grande e acabei por não andar muito com ele, nem usá-lo propriamente para apontar ideias para escrever aqui as minhas opiniões (nem sequer tirei foto, não vale a pena).
Acabei por substitui-lo em Agosto pelo Reading Journal for Book Lovers (podem ver aqui e aqui também), que teve melhor resultado - mas só serviu para as opiniões de Agosto até Novembro (4 meses, 44 opiniões!). Se tivesse mais espaço para opiniões, voltaria a usá-lo, até porque tem muitas páginas engraçadas a pedir-nos favoritos literários, e a fazer showdowns entre escritores e entre personagens, e ainda tem listas de livros - de vencedores de prémios literários, de tops literários e de favoritos de vários géneros - em que podemos ir marcando os que já lemos.
Depois da maneira como as coisas correram com os "diários de livros" este ano, comecei a ter saudades do Moleskine, e como já não me "lembro" dos problemas que me deu, lá mandei vir um da Amazon, que me ficou bem mais barato do que se tivesse comprado aqui em Portugal. Além disso, o maior contra do Book Journal eram os separadores alfabéticos, que decidi ignorar desta vez. Aliás, já pensei em cortá-los para resolver a questão. Book Journal, aqui vamos nós.
Quanto a estatísticas, este ano fui registando os livros que lia num ficheiro do Excel, por sugestão da minha irmã... acabei por reunir o mesmo tipo de informações que no ano passado quando registava no Moleskine, mas desta vez o ficheiro do Excel fez o trabalho por mim:
- Li 138 livros este ano, mais 10 que em 2010, quase mais um por mês. Gostava de chegar aos 150 em 2012 ou 2013, mas dependerá de circunstâncias que estão neste momento fora do meu controlo.
- Isto corresponde a uma média de 11,5 livros por mês. Li 43211 páginas (os audiolivros não foram contabilizados), o que dá uma média de 118 páginas lidas por dia. Li em média um livro em 2,6 dias. Os livros que li tinham em média 313 páginas, tendo o mais curto 64 e o mais longo 784 páginas. O mês em que mais li foi Julho, e em que li menos foi Março.
- É engraçado comparar mês a mês o número de livros que li com os do ano passado, porque se registam algumas tendências similares relacionadas com a minha vida pessoal: em Março e em Outubro/Novembro há uma quebra de leituras, provavelmente devido a serem os meses em que costumo ter mais trabalho da faculdade para fazer; já os meses de Janeiro e Junho, tipicamente meses de épocas de exames, tiveram uma subida desde que comecei o blogue e comecei a registar as minhas leituras (foi um incentivo); os meses de Verão, de Junho a Setembro, são os meses em que mais leio, graças às férias. Será interessante comparar com os resultados do próximo ano, em que termino o curso e começo os estágios, para ver como as novas responsabilidades afectam, ou não, as minhas leituras.
- Consegui mais do que duplicar o nº de livros por ler, segundo o Goodreads, portanto aqui não houve evolução, mas sim "desevolução".
- Li 6 livros de autores portugueses, e 1 de um autor de nacionalidade não anglo-saxónica, por isso aqui também não houve propriamente evolução.
- Li 10 livros que considerei clássicos (por terem uma certa "idade" e/ou por serem icónicos), o dobro do ano passado. Espero continuar assim e, quem sabe, subir o número.
- Li 7 livros de BD, um número mais baixo que em 2010. Já lá vão os tempos em que lia tanta BD, mas espero vir a ter oportunidade de fazer o que sugeri no post do ano passado, que é explorar as colecções de manga da ASA (e quem sabe o manga de Sailor Moon, que está a ser reeditado em inglês).
- Li 4 audiolivros. Comecei este ano a
lerouvir este formato, e gostei, mas quero explorá-lo melhor. - Li 58 livros em inglês, o que é um aumento bem significativo em relação ao ano passado. Cumpri o que referi no post do ano passado, e comecei a usar mais o Book Depository, seja o .com ou o .co.uk, e comecei a usar também a Amazon, especialmente a .co.uk.
Enfim, espero tanta coisa do ano de 2012... tenho em mente alguns objectivos literários para 2012, mas ao contrário do ano passado, estou a tentar fazer um post com os mesmos. Se correr bem, publico-o até ao fim da semana.
Eu estava a pensar este ano ter um book journal na minha agenda, mas como a fiz a partir de um caderno que tinha lá por casa, não me parece que dê resultado, pois tem poucas folhas. No entanto, conto lá apontar algumas coisas e depois passar para um documento. Adoro o GoogleDocs que tanto posso editar no trabalho como em casa e é aí que vou manter o registo (não só de livros mas também de filmes e séries).
ResponderEliminarEste ano também optei por fazer folhas de cálculo de livros lidos e livros comprados. O ano passado só fiz um registo de valores, mas este ano quero fazer uma coisa mais completa, contando mesmo com audiobooks, e-books e livros de referência (catálogos de Museus por exemplo).
Quanto a objectivos literários, passam por ler 50 livros. Tenho ultrapassado, mas parece-me ser um bom número para uma média. Se conseguir ler mais "YAY!" se não, só espero que os poucos tenham sido bons. :) Também queria diminuir a pilha TBR, por isso estou a participar, apesar de não o fazer de forma activa (não me inscrevi mas estou de olho nas várias metas), no Mountain TBR Chalenge, Back to the Classics Challenge, What's in a Name e numa espécie de Book Bingo *assobia inocentemente* Também estou a tentar ler os 1001 livros antes de morrer (segundo a edição de 2010, encontrei uma folha de cálculo e dá para assinalar os lidos, por ler...) mas tudo visando diminuir o números de livros por ler cá em casa.
Está claro que se quero dar cabo da pilha TBR, não posso comprar nem pedir emprestado com tanta frequência, daí que também esteja a tentar fazer um rácio de por cada 5 livros lidos, posso pedir/comprar 1. Mas vamos a ver como correr que estou de olho em 5 livros para comprar...
Bom ano! ;)
Adoro o meu Moleskin Passion, anda comigo para todo o lado e tem dado imenso jeito. Uso-o tambem como "agenda literaria", para fazer o planeamento das leituras conjuntas.
ResponderEliminarA minha lista de livros para ler tambem explodiu em 2011 (culpa das recomendacoes de outros book bloggers).
Decidi ler mais em Portugues este ano, mas ainda nao sei se vou escrever sobre eles em Ingles ou Portugues.
@ WhiteLady3
ResponderEliminarPessoalmente, o Book Journal (BJ) dá muito jeito, porque me obriga a ir registando as leituras. O caderno de folhas lisas este ano não resultou bem :/, fez-me falta a estrutura já preparada do BJ. As folhas de cálculo completam o esquema, mas ainda não sei muito bem como registar os audiolivros e os e-books. :S Também gostava de começar a registar séries e filmes, mas ainda não pensei muito bem como.
Boa sorte com os desafios! (O dos clássicos parece-me muito giro. O dos 1001 livros também, mas não me imagino a conseguir percorrer a lista toda. xD)
Oh, a pilha TBR! Nem sei muito bem como abatê-la, a malandra. Falta-me força de vontade para fazer uma coisa como essa do rácio, mas provavelmente é o que devia fazer. Se bem que neste momento já estou como tu, com um monte de livros mesmo a pedir para me virem parar às mãos. :D
Bom ano para ti tb! ;)
@ Alex (The Sleepless Reader),
É muito útil não é? É bastante leve, mas resistente, e pode andar dum lado para o outro sem problema. Tenho usado as páginas extra para todo o tipo de listas - lançamentos, eventos literários, aquisições, etc. ...
Lol, a blogosfera também deu me cabo da lista de livros por ler e da wishlist, têm aumentado de dia para dia!
Eu arranjei um novo esquema, mas nos GoogleDocs. Na minha agenda aponto ideias soltas, porque geralmente penso em excecionais frases e depois quando é para me sentar e escrever, está quieto. Assim ando sempre com a agenda atrás e aponto o que me passa pela cabeça para não me esquecer. :) Mas como as páginas são poucas, pode ser que ainda compre o Moleskine ou o Book Journal, mais não seja para experimentar. :)
ResponderEliminarQuanto às folhas de cálculo, eu faço coisas muito simples. Também confesso que não me interessa tanto o número de páginas lidas, daí que não veja o problema com os áudio-livros e os e-books.
O dos 1001, não vou fazer a lista toda (pelo menos não vejo como, com tanto que quero ler!), mas há alguns que sempre me chamaram a atenção e gosto de riscar coisas em listas. :D
Bem até estou sem palavras com este post, excelente media de leitura, parabens ;)
ResponderEliminarObrigada! Tive sorte, foi um ano muito bom. :)
ResponderEliminar