terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Uma imagem vale mil palavras: Aristocratas (1999)

Baseada numa biografia de Stella Tillyard, Aristocratas é uma mini-série produzida pela BBC que segue a história das irmãs Lennox desde a sua infância e juventude até à velhice e morte. Temos Caroline, culta e determinada, Emily, a narradora observadora e calculista, Louisa, doce e pacificadora e Sarah, esperta e estouvada.

A série segue esta família de aristocratas durante a segunda metade do século XVIII, mostrando as relações entre irmãs e o crescimento da família, enquanto em pano de fundo se vislumbram as convulsões sociais e a lenta queda de graça que a aristocracia viria a enfrentar.

A história tem um pouco de novela e drama, com muitos escândalos, casamentos, nascimentos e mortes à mistura numa larga família que se mantém mais ou menos unida ao longo da história. Bem cativante, dei por mim a voltar a esta série semana após semana.

A certo momento os personagens eram tantos que tive dificuldade em saber quem era quem. (Uma maior repetição dos nomes das pessoas teria ajudado. Uma árvore genealógica também.) Até que, finalmente, acerto com as irmãs e respectivos filhos e maridos e pumba! a história salta uns anos no tempo e mudam-me os actores para representar as mesmas personagens numa sua versão mais velha.

Os actores foram bem escolhidos, muitos eram bem parecidos com a sua versão mais nova, mas dificultaram-me o acompanhamento dos personagens. Por sua vez, os actores principais dão cartas na interpretação dos respectivos personagens, sendo que muitos podemos reconhecer de outras produções da BBC.

As pessoas responsáveis pelos cenários e guarda-roupa estão de parabéns. Salas magníficas, vestidos sumptuosos, e nota-se uma evolução na moda, tanto na roupa como no vestuário. (Ainda bem! Identifico-me mais com a moda Regência de influência francesa, que os personagens mais novos usam no fim da série, do que com as perucas e cabelos compridos nos homens e os vestidos em balão com os penteados exagerados das mulheres, ambos vistos profusamente na geração mais velha.)

Uma série interessante para quem é fã de produções de época, especialmente para quem não esteja muito familiarizado com esta época em particular (1740-1800, sensivelmente).

1 comentário:

  1. Website is very comprehensive and informative. I have enjoyed the visit. From www.rakhiworldwide.com/rakhi_uk_worldwide.asp

    ResponderEliminar