terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Uma imagem vale mil palavras: Hansel & Gretel

Estava um pouco de pé atrás com esta adaptação (ou seja lá o que for) dum conto de fadas, porque aquelas que vi o ano passado (e no ano anterior) foram satisfatórias, mas faltou-lhes sempre qualquer coisa. Que este filme trouxe consigo: uma adaptação mais adulta, mais sangrenta, e menos cheia de peneiras.


Este filme não se leva demasiado a sério, e tem um bom sentido de humor:
E por isto quero dizer que é exactamente aquilo que promete: um filme de acção, com sangue e armas a rodos. Bruxas más e caçadores intrépidos atrás delas. Agradou-me aquele cruzamento de época medieval com uma série de coisas anacronísticas, como as pistolas, caçadeiras e automáticas, a doença do Hansel (morri a rir com esta), ou aqueles cartazes de "criança desaparecida" nas garrafas de leite (dei um guinchinho ao reparar nesta). O humor de ver o Hansel a entrar numa casa feito badass, levar uma rasteira da bruxa, e ir bater com o nariz no chão deu cabo de mim (no bom sentido). Ou aquela cena em que ele usa o Ben, o quero-ser-aprendiz-de-caçador, como escudo.

Não é demasiado longo, e não enrola no desenvolvimento da história, mas é bem desenvolvido:
Um filme com 90 minutos! *choque* Hoje em dia é raro ir ao cinema e conseguir apanhar um filme com menos de 2 horas. (E muitos filmes ganhavam em ser melhor editados e mais curtos.) Este usa bem o tempo que tem para desenvolver uma história coerente com princípio, meio e fim, ainda temos direito a alguns flashbacks, e a um desenvolvimento dos personagens satisfatório e nada irrealista, tendo em conta o tempo disponível.


Os actores:
Gostei da Gemma Arterton e do Jeremy Renner como um par de irmãos e caçadores de bruxas. Temos cenas bem giras com eles a armarem-se em protectores (já agora, era por isso que o Hansel dormia no chão?), e temos cenas em que eles simplesmente dão porrada até mais não às bruxas. Pontos bónus por a Gretel não ser uma tola que não se sabe proteger. Também gostei do rapaz que fazia de Ben, o fanboy deles, seria um personagem interessante se fizerem mais filmes. E o Peter Stormare! Tive um déjà vu do Irmãos Grimm, em que ele também faz de mau. Aliás, ele faz de mau em tudo o que o vejo, coitado do homem, não lhe dão outros papéis, mas é divertido de o ver. Também gostei de matar saudades da Famke Janssen, a bruxa dela era arrepiante.

O cenário, guarda-roupa e aspecto geral:
Medieval, como convém a um conto de fadas, mas cheio de estética retrofuturista. Roupas de cabedal com corpetes. Armas de fogo, e uma besta com uns melhoramentos de doidos. Desenvolvimentos científicos e tecnológicos avançados para a época, mas mentalidade retrógrada de acusar qualquer uma de ser bruxa. Uma floresta perigosa. Bruxas assustadoras, bem caracterizadas e más até ao osso. (Mais ou menos.)


Tem tudo para eu gostar dele:
Pega em coisas que eu gosto de ver noutros sítios e junta-os duma maneira adequada. Irmãos caçadores de criaturas sobrenaturais e badass? Sobrenatural. Contos de fadas para adultos? Irmãos Grimm. Retrofuturismo? Steampunk e afins. Género fantástico? Muita coisa coisa do que leio e vejo. Potencial para ser a próxima saga de filmes fantásticos a passar em Janeiro? Underworld. (A sério, isto podia ser uma saga, muito à semelhança do Underworld, que passava sempre em Janeiro porque não sabiam onde haviam de o meter, e que começou por ser um filme de acção e de vampiros e lobisomens que não se levava muito a sério.)

O fim:
Consegui prever aquela reviravolta antes de a revelarem, mas não o que implicava que acontecesse por causa disso. O confronto final fechou o ciclo, e abriu um monte de hipóteses. E a cena final abre a porta para uma sequela, que eu gostava mesmo, mesmo de ver.

5 comentários:

  1. Quero TANTO ver este filme! É que parece que foi feito para mim! Tem tudo e mais alguma coisa que eu gosto! xD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa, se a minha opinião te atiçou a curiosidade, acho que vais gostar mesmo. ;)

      Eliminar
  2. Tu gostas é de SANGUE. xD

    Eu desconfiei imediatamente do twist mal a ruiva fala com o Hansel no mercado e ela diz qualquer coisa como "nem todas as bruxas são más" e ele discorda completamente. Pensei logo de mim para mim, mmm, aqui há gato.

    Que raio, porque é que o último poster diz João e Maria?? xD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, sangue, muito sangue! xD

      Eu nessa altura pensei "ainda vais levar com alguma coisa que te mostra que estás errado", mas só percebi mesmo quando a Gretel tem o sonho, acho.

      Deve ser o poster brasileiro, aqui mantiveram o título original, mas lá devem ter usado o título de como o conto é conhecido em português... quando eu falei em "João e Maria" à minha mãe ela percebeu logo qual era o conto.

      Eliminar
    2. Bem me parecia...

      Olha, não conhecia mesmo o Hansel & Gretel por João & Maria, nos meus livros de contos tinham sempre os nomes originais.

      Eliminar