sábado, 30 de março de 2013

Curiosidades Literárias: Capas de Livros

Sempre me intrigou um pouco a ideia das capas de livros em tecido - são tão fofas, mas não sabia se me via a usá-las... no entanto, uma pessoa conhecida tem estado a fazer coisinhas em tecido adoráveis, e arriscou-se nas capas para livros também - e eu tinha que experimentar. Gosto imenso da minha capa, e já andei a experimentá-la com livros cá em casa. Dá para livros até 24 cm de altura, e 16-17 cm de largura... aqui depende da largura do livro e do comprimento da lombada, claro. Mas creio que dá para grande parte dos formatos/tamanhos de livro em Portugal (excepção óbvia os livros de bolso).


A lojinha tem um espaço online no Facebook - A Mãe Faz - e para além das capas de livros tem feito agendas e blocos de notas forrados, caixas de madeira, bolsas para telemóvel, porta-moedas, porta-óculos, necessaires, cestinhos, porta-lenços, estojos, e bolsinhas. Vale a pena explorar a página e ver o que a dona da página já tem feito.


Penso que é possível pedir um item personalizado, se gostarem muito de um item e respectivo tecido, mas preferirem outro tipo de fecho (como no caso das capas, que têm fechos de mola ou fitinhas), ou num tamanho diferente dos expostos - há mesmo um álbum só com os tecidos disponíveis para projectos aqui. Para espreitarem as capas de livros já feitas, podem ver aqui, aqui, aqui e aqui.

8 comentários:

  1. Tenho algumas capas destas e também as adoro. São óptimas para quem anda com livros numa mala cheia, sempre sujeitos danificarem-se e assim. *.*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A maior vantagem vai ser essa, porque ando sempre com os livros aos trambolhões na mala. Mas até tenho relutância em usar a capa, de tão gira que é. xD

      Eliminar
  2. Eu tenho uma capinha destas e também raramente a uso, exactamente pelas mesmas razões :P
    Tenho de ver se começo a usar mais!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pronto, não sou a única, já não me sinto tão mal pela minha relutância em começar a usar a capa. xD Mas hei de perder o amor à fofura da capa, que gosto mais de deixar os livros sem dobras ou rasgões na capa. :P

      Eliminar
  3. Andava eu perdido mais uma vez pela blogosfera portuguesa quando deparei-me com uns livros encapados num bonito tecido. E perguntei-me onde já tinha visto isto?

    mas acho que não é da Mãe Faz

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, acho que não é. ;) Parece um tecido popular entre as artesãs amadoras por essa net fora, também já o tenho visto por aí. :)

      Eliminar
  4. Olá :)

    Também faço capas e marcadores para livros mas em feltro...

    Passe pelo meu blog para dar uma olhadela :)

    http://sinfoniadoslivros.blogspot.pt
    e
    http://cantinhoternurento.blogspot.pt

    Já sou sua seguidora!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Vera! Obrigada por partilhar. :D

      No entanto estou com problemas em aceder a ambos os blogs, porque logo a seguir a entrar em cada um, sou redireccionada para o que me parece ser um site de hosting (Opromo.com) de outras páginas da internet, que diz que o domínio expirou dia 9 de Maio, bla bla bla... portanto nem chego a conseguir ter tempo de ver os blogs em si. :(

      Obrigada, e espero que o problema se consiga resolver, agora fiquei curiosa em ver os marcadores e capas. ;)

      Beijinhos

      Eliminar