domingo, 3 de março de 2013

Em resumo: Lucky Luke, Mouse Guard


Lucky Luke contra Pat Poker, Fora-da-Lei, O Elixir do Doutor Doxey, Morris

Um comentário rápido, porque estas histórias são pequeninas e não há muito para comentar. Nunca tinha lido Lucky Luke, por isso é uma estreia. São álbuns do início da história do cowboy, em que Goscinny ainda não se tinha juntado a Morris como argumentista. Mas apreciei imenso o humor de Morris a escrever certas cenas. É um humor algo datado, mas que ainda funciona. (Um pouco como ver Tom e Jerry.) Ver o autor a gozar com clichés como o do bandido que leva uma pancada na cabeça e lhe cresce um galo gigante é tão engraçado. Ou a cena em que Lucky Luke perde as roupas e tem de se vestir como um menino de coro, o que leva os bandidos a gozar com ele o mais que podem. Acho o traço de Morris cativante, simples mas eficaz. E adoro a capa de O Elixir do Doutor Doxey, que parece mais uma pintura que as outras duas.

Mouse Guard - Fall 1152, David Petersen

Já tenho ouvido falar de Mouse Guard, por isso não hesitei em trazer este álbum quando o vi a 5€, mas não sabia bem o que esperar. E uau. Percebo porque o comparam com Watership Down. Tem tudo para ser um épico, com ratinhos como protagonistas. O mundo visto do seu ponto de vista é fantástico. Há lutas com cobras, com caranguejos, e até entre ratos, quando uma facção descontente tenta atacar a sede da Mouse Guard. Que é, basicamente, um grupo de ratos treinado para garantir a segurança de toda a população. Nem polícias, nem militares, nem seguranças, mas um pouco de tudo isso, e ainda mais.

O formato do álbum é singular, aproximadamente quadrado, mas o autor fá-lo funcionar a seu favor. Adorei a arte e a cor, tão vivida e realista. Conjurando o mundo destes animais, tão fascinante, e conseguindo integrá-lo no mundo maior de todos os seres. É possível distinguir e não confundir os vários ratos da história, o que é louvável. Apreciei os extras desta edição, deu para espreitar mais um pouco para este mundo.

2 comentários:

  1. O Mouse Guard parece maravilhoso, sempre quis ler esse livro :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É muito bom, surpreendeu-me pela sua qualidade... a história é simples, tem aquele estilo medieval/épico da fantasia, e arte é tão... bonita, dá gosto observar. Tive muita sorte em apanhar este exemplar, e a um preço tão bom. :)

      Eliminar