Nunca vi o filme com a Judy Garland. Creio que tenho lá por casa o livro O Feiticeiro de Oz por L. Frank Baum, portanto já o devo ter lido, apenas não me lembro de grande coisa. (A minha memória tem um prazo de validade, pelos vistos.) Tudo o que conheço da história pode então resumir-se ao que transpirou para a cultura popular e é referido vezes sem conta em todo o lado. (Ou o que posso ler na Wikipedia, com o seu resumo muito útil e jeitoso.)
Aviso feito, esta até me pareceu uma prequela bastante decente à história que já conhecemos. A história explica e mostra o que levou ao estado de coisas n'O Feiticeiro de Oz (no que se tornaram as bruxas, donde veio o feiticeiro, ...), e usa o meio cinematográfico para gerar um cenário impressionante e fazer algumas homenagens ao filme de 1939.
O que se destaca mesmo é a parte visual do filme. Não vi em 3D (por causa da minha irritação com o mesmo), mas mesmo assim o filme é espectacular. Gostei imenso do genérico (se bem que falhei o nome do James Franco não sei bem como, porque devia ser o primeiro a aparecer *confused*), e também do aspecto inicial do filme, a preto e branco, uma escolha que imagino que reflicta o aspecto do filme de 1939, para fazer o contraponto Kansas/Oz.
Quando entramos em Oz, o seu aspecto é fabuloso. Adorei ver as cores vívidas das coisas, mas também os pedacinhos de worldbuilding em relação a cidades, pessoas, fauna e flora (quando o Oscar chega a Oz, as plantas são... uau). Adorei o guarda-roupa das bruxas, particularmente o conjunto calças pretas/casaco vermelho (adorei aquele casaco) da Theodora, e o vestido da Evanora. Gostei do aspecto do castelo da Glinda e das pessoas que lá viviam.
Quanto à história em si, não é nada de especial. Se me puser a pensar um bocado, sou capaz de encontrar uns quantos buracos no enredo. O Oscar irritou-me um bocado com a sua aura de engatatão (cada vez que usava a jogada da caixinha de música eu começava a ouvir o trecho Player! que os TheFineBros usam nos seus vídeos). Bolas, que irresponsável. Mas a história consegue fazer um bom trabalho a redimi-lo e fazê-lo evoluir um bocadinho. E adorei que a Glinda percebesse à primeira que tipo de idiota tinha à frente.
O elenco está recheado de actores que conheço e gosto de ver - a Rachel Weisz com a sua Evanora estava muito adequada para uma bruxa má, e apreciei ver a evolução da Theodora, a personagem da Mila Kunis. Tive um pouco de pena dela, foi uma vítima da falta de sensibilidade do Oscar e da manipulação da irmã. A Michelle Williams estava fofinha como Glinda. O James Franco - bem, já disse que o seu personagem me irritava, mas ele domina o personagem. Adorei o macaco voador do Zach Braff, conseguia ver mesmo os seus movimentos no personagem, e a Rapariga de Porcelana era uma personagem gira e com espírito ("vamos lá matar uma bruxa!").
Uma filme bom para ver em família, ou num Sábado à tarde na televisão, mas falta-lhe qualquer coisa para ser um grande filme que fica na memória.
Ontem li a melhor review de sempre para este filme no tumblr: http://anneboleyns.tumblr.com/post/45230881776
ResponderEliminarxD
LOL
EliminarA mim não me deixou assim irritada, mas podia ser melhor, particularmente a nível de história, que acho uma coisa importantíssima. Mas enfim, o visual compensou.
Corre a uma papelaria, o filme com a Judy Garland saiu com a Visão e outros jornais/revistas há pouco tempo e pode ser que ainda tenham.
ResponderEliminarJá andei a procurar, foi na semana passada... entretanto já saiu o filme seguinte. :/ Só tentando na loja online deles, suponho... :S
EliminarAh bolas! Eu ainda consegui o Casablanca a semana passada, trouxe-o com o Feiticeiro, e a moça da papelaria disse que ia pedir novamente o E Tudo o Vento Levou. Não sei se têm no site, mas o cartão que vem com os DVDs e que diz as datas em que saem, tem é números de telefone "para adquirir os DVD anteriores" :/
Eliminar