quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Passion, Lauren Kate


Opinião: Engraçado, está a tornar-se rotineiro ler os livros desta série em Janeiro. (Rotina que deve vir a ser quebrada com a saída dos 2 livros que faltam, o de contos e o Rapture...) Gostei muito mais de ler este livro que o anterior; aliás, este é o livro que o Torment devia ter sido, pois consegue responder a algumas questões principais da história enquanto deixa as coisas suficientemente em aberto para o livro final. Talvez o Torment não devesse ter sido escrito de todo, deixando as poucas revelações e acontecimentos significativos que continha ser incluídos no Fallen ou neste.

Neste livro, Luce viaja no tempo para conhecer as suas vidas passadas e descobrir o momento que conhece Daniel nas mesmas. Apercebe-se (finalmente) da importância da sua história com o Daniel e da extensão dos sacrifícios que ele faz. Só peca por ter levado tanto tempo a perceber.

Enfim, ler sobre as vidas passadas da Luce e sobre as épocas históricas em que ela viveu foi uma das minhas partes favoritas do livro. Acho que se vê que a Lauren Kate pesquisou bastante para criar as cenas nas várias épocas, escolhendo alturas interessantes da história mundial, sem escolher as localizações e os momentos mais óbvios das mesmas. E fez um bom trabalho ao adequá-los às cenas que precisava de criar para contar a história da Luce e do Daniel.

Também fez um bom trabalho a estabelecer e perpetuar a dúvida que me atormenta quando leio um livro ou vejo um filme/série que usa a premissa de voltar atrás no tempo - será que o personagem estava destinado a voltar atrás, e as mudanças que provoca não são significativas porque já estavam previstas no seu presente; ou será que volta atrás no tempo e provoca certas mudanças, que têm um impacto no seu presente e alteram subtilmente as memórias que o personagem tem? Há cenas que me fizeram inclinar para cada um dos lados.

Por outro lado, gostei bastante dos capítulos do Daniel. É refrescante poder ver as coisas da sua perspectiva, e no fim é o seu arco que acaba por avançar mais a história, já que é com ele que percebemos a origem da maldição que o atormenta e à Luce.

Fiquei um pouco frustrada por a autora não explicitar deliberadamente quem era a Luce na altura em que a maldição foi lançada, e por ela não ficar a saber da mesma, mas dada a maneira como deve ser quebrada, talvez seja melhor. Além disso, ela é que conhece o vilão e descobre o seu propósito, estabelecendo as bases para o último livro.

Gostei também de descobrir um pouco mais sobre os outros anjos e perceber o seu papel no drama Luce-Daniel que se desenrola vezes sem conta através dos tempos. E gostei de saber mais sobre a Queda e o que aconteceu nessa altura.

Quanto à capa, é a minha preterida da série. Conhecendo a imagem original, não gosto do castanho que é usado, faz um contraste estranho e desnecessário. A imagem original seguia muito melhor a linha gótica-melancólica que as capas da série têm tido.

Estou dividida entre expectante e receosa sobre o livro final... temo que possa vir a ser fantástico ou terrível.

Páginas: 432

Editora: Doubleday (Random House)

4 comentários:

  1. Ainda não peguei no primeiro desta série. *.*

    Estava a ler a opinião e a pensar que me fazia lembrar o Em Nome da Memória. :0

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se pegares, tem em mente... o segundo é tão parvo. Em retrospectiva, não me lembro de nada interessante (a não ser que consideres interessante a heroína armar-se em parva) que aconteça no mesmo, por isso é que digo ali em cima que não devia ter existido. xD

      Sim, quando li o "Em Nome da Memória" pensei "este é o livro que o Torment devia ter sido"... e mesmo comparando este com o "Em Nome da Memória", prefiro o último, mesmo com o fim doido que teve. ;)

      Eliminar
  2. Fiquei contente. Não gostei do "Tormento" e a tua opinião convenceu-me a continuar a ler esta série. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, o Tormento, agora que penso nele, foi... difícil de gostar. Posso dizer que achei este melhor, porque finalmente dá respostas a algumas coisas, e gostei de ver as várias reencarnações da Luce através do tempo. ;)

      Eliminar