sábado, 21 de julho de 2012

Sangue Ardente, Charlaine Harris


Opinião: É um pouco estranho ler um livro de uma saga sabendo que a história tem os dias contados e vai terminar. Sinto ao mesmo tempo alguma intensidade na história e algum arrastamento da mesma. Mas gostei mais deste livro do que o anterior, porque senti que as coisas estão finalmente a ir a algum lado e a aproximar-se do final.

Neste livro a Sookie debate-se com alguns momentos mais sérios. Descobre algumas verdades incómodas sobre a avó que a deixam perdida em reflexões. É curioso saber que a vida da Sookie esteve envolvida com os seres sobrenaturais desde muito antes da saga começar, ao contrário do que pensava. Gostava de ver como é que a parte das fadas vai acabar, porque parece haver pistas acerca de estarem a preparar alguma.

Outro ponto do livro é a Sookie debater-se com os sentimentos pelo Eric. Acontecem neste livro algumas coisas que ainda os separam mais, tanto pelo lado dele como pelo dela. E ela passa tanto tempo do livro a duvidar e a queixar-se dele que a coisa está condenada, com certeza. Passei uma boa parte deste livro a resmungar para mim "se ao menos eles se sentassem para falar podiam resolver as coisas", mas nenhum dos dois parece interessado nisso.

Há dois ou três livros atrás que ando a entreter a ideia de que eles não vão acabar juntos, e a Charlaine parece determinada a dar-me razão. Consigo ver as coisas a ir pelo cano abaixo muito facilmente a partir daqui. E sejamos honestos, a razão pela qual o Eric é tão popular tem a ver com o 4º livro, em que conhecemos uma parte da personalidade dele muito interessante - mas o problema é que as pessoas são um todo bem mais complexo do que apenas aquelas partes de que gostamos. Gostava que não fosse preciso dar cabo do personagem para transmitir este ponto, mas a esta altura já não reconheço o Eric dos primeiros livros, por isso posso fingir que estou a ler sobre outra pessoa qualquer.

Como dizia, nota-se que a série está a acabar, pois alguns nós soltos estão a ser atados, e o peso do enredo principal e dos sarilhos em que a Sookie se mete estão a diminuir. O problema com Vitor Madden tornou-se quase marginal, assim como o nó solto de um antigo inimigo que ainda volta para causar problemas.

Tenciono continuar a seguir a série, mas claramente perdeu o brilho inicial. Sinto falta de algumas coisas e ainda nem acabou. Tenho esperança num final satisfatório e mais ou menos feliz; de resto prefiro não ter expectativas.

P.S.: Estavas a tentar acenar-nos com um cameo, Charlaine? Neste caso podia ter facilmente ter-me passado, não fosse a minha memória esquisita lembrar-se que tens uma protagonista doutra série chamada Lily Bard.

P.S. II: Não sou fã da capa. Gostava muito mais do ar limpo, com um objecto em foco, que as capas anteriores tinham.

Título original: Dead Reckoning (2011)

Páginas: 288

Editora: Saída de Emergência

Tradução: Renato Carreira

2 comentários:

  1. Eu sou da "Eric Team" desde o 1° livro :)
    Já não leio um livro da Sookie há algum tempo e sei que a culpa é toda da série TV que me deixou viciada :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também torço, ou torcia, pelo Eric, mas a este ponto parece-me tão óbvio que eles não vão acabar juntos que desisti. :/

      Comigo foi ao contrário, desisti de ver a série de TV porque gosto demasiado dos livros para "contaminá-los" com a série. A ver se quando acabarem logo me actualizo na série. ;)

      Eliminar