domingo, 8 de julho de 2012

Uma imagem vale mil palavras: The Amazing Spider-Man (2012)

Soou bem estranha a decisão de, menos de 10 anos após a estreia do primeiro filme deste franchise cinematográfico, se fazer um reboot, como os produtores lhe têm chamado. Mas até acaba por fazer sentido. É difícil construir sobre o trabalho de outrem, e sem parte do elenco original não teria a mesma piada. A primeira trilogia captou uma parte significativa dos comics, mudando outras coisas, mas deliciou tantos fãs que a única reacção expectável era a de descrença em relação a esta notícia.

Fiquei a achar que foi uma óptima ideia. Esta adaptação explora algumas coisas que fizeram falta na primeira trilogia, e de certo modo está mais em contacto com uma parte da audiência-alvo. Diria que o filme é comparável à revista Ultimate Spider-Man nesse aspecto.

Gostei imenso de ver o Peter como um adolescente do século XXI, fugindo ao estereótipo do nerd. Este miúdo é imensamente esperto, constrói gadgets no tempo livre, usa lentes de contacto, anda de skate, mas ao mesmo tempo tropeça nas palavras, dá com os tios em doidos e leva com o bully da escola. O Andrew Garfield é terrivelmente expressivo e gostei imenso dele como Peter. Vou roubar uma palavra que vi algures e usá-la aqui: adorkable! As cenas dele com os tios eram muito divertidas. E por falar nisso, a Nora Walker Sally Field como tia May? Casting genial, adoro-a!

A Emma Stone como Gwen Stacy é bem gira. Gosto que peguem nela primeiro, já o havia dito algures, mas já que houve algum destaque para a vida na escola secundária, gostava de ter visto o resto do grupo, incluindo a Mary Jane e o Harry, mas até percebo porque ainda não os apresentaram. O Harry há de aparecer quando o Norman Osborn o fizer, e imagino que estivessem com receio de introduzir já a MJ. Ainda tive alguma esperança que a rapariga que estava a pintar o cartaz pudesse ser a Liz Allan, mas o IMDb desenganou-me.

Gosto do destaque dado ao desenvolvimento de personagens. Dá para ver o Peter crescer e aprender com os novos poderes, lidar com o desejo entre a vingança e o resolver uma situação pela qual se sente responsável, com o poder ajudar os outros. Até dá para nos compadecermos, em parte, com o Dr. Connors. E achei o Peter e a Gwen adoráveis juntos.

Não que falte ao filme acção. Há bastantes cenas enquanto o Peter explora os seus poderes (que foram das minhas favoritas, sempre com um certo humor subjacente), e mais tarde no jogo de gato e rato com o Lagarto. A cena nos esgotos com o uso engenhoso das teias foi bem gira. O confronto final com o Lagarto também, se bem que a parte das gruas foi algo silly.

Em suma, gostei muito. É um filme bem divertido, canaliza algumas coisas giras dos comics (a atitude mais atrevida e desbocada do Peter quando veste o fato, a Gwen, o foco no aspecto adolescente da história do Peter), e o final deixou-me curiosa para ver o que vem a seguir.

3 comentários:

  1. Oh não! Eu adorei a cena das gruas!! \o/ é tão mal amado o Spider-Man que gosto sempre de cenas em que o povo não é ingrato com ele. :3

    *sigh* está muito bom o filme, Marvel, you did it again.
    Depois também fiquei a saber que o estúdio decidiu fazer este reboot porque queriam continuar a fazer filmes do Spider-Man, mas como o terceiro do antigo correu para o torto as alternativas eram ou não fazer nada ou fazer o reboot, e decidiram-se pela última coisa.

    Também achei muito bem não fazerem deste novo Peter o coitadinho lá da escola -- é nerd sim senhora e nada popular mas ainda assim é uma espécie de rebelde, e isso é sempre cool. :)

    ResponderEliminar
  2. Rakshabandhan event in Jalandhar and other territories are set for the true celebration. The colors are brighter, and the tempo is even more enchanting, for RakhiWorldWide.com

    gift collections are on the way for you. The link at www.rakhiworldwide.com/rakhigifts/send_rakhi_to_Jalandhar.asp

    provides the details.

    ResponderEliminar
  3. The Designer Rakhi you gift them is the symbol of the immortal unity of the two hearts, the flowers are the silent communicators of your warmth to them. That’s the magical touch you can have for your Rakhi special gifts, and just a click onto www.rakhiworldwide.com/rakhigifts/send_rakhi_to_Gurgaon.asp will let you get them in flash.

    ResponderEliminar