segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Liebster Award


Ena pá, tiro uns dias de férias do blogue e dou por mim rodeada da generosidade da blogosfera... aquece-me o coração. Muito obrigada a:

Regras:
- Lista com 11 factos sobre nós.
- Responder às 11 perguntas que nos atribuíram.
- Nomear 11 bloggers com 200 ou menos seguidores, colocar o link dos respectivos blogs neste post e avisá-la/os sobre o prémio.
- Fazer 11 novas perguntas à/aos bloggers que nomeei para o prémio

11 9 factos:
  • Sou mesmo distraída;
  • Estou a escrever isto e a cantarolar na minha cabeça;
  • Quando me concentro mesmo numa coisa, desligo de tudo à minha volta;
  • Sei de cor a letra de mais canções do que provavelmente seria razoável;
  • Sou tendencialmente noctívaga, mas o mundo insiste em funcionar ao contrário de mim xD;
  • O meu melhor trabalho é feito à pressão;
  • Amo petit gateaux: bolinho de chocolate, com chocolate cremoso lá dentro... yum;
  • Sou mesmo desarrumada... mas sei onde é que tenho tudo, dentro da desarrumação;
  • Tenho livros espalhados por toda a casa (esta e a dos meus pais).

Ora bem, as perguntas... peço desculpa, mas vou pegar em 3 perguntas de cada um e responder... o tempo (o meu e o vosso) é limitado e provavelmente vão-se repetir.

6) Qual o pais que gostavas de viver?
Acho que seria muito interessante viver nas Ilhas Britânicas. Ou talvez em França, Brasil ou EUA.
7) Qual a cidade portuguesa que consideras mais bonita?
Acho que não conheço o suficiente de Portugal para responder a essa pergunta... mas gosto muito de viver em Lisboa.

10) Qual o teu passatempo favorito?
Ler! E blogar, vaguear na net, ouvir música, ver filmes e séries, ... mais ou menos por esta ordem.

Paty do Chaise Longue
4) Já aderiste a era digital?
Estamos a falar de livros, certo? Sim, possuo um e-reader, vou lendo algumas coisas nele, mas não sou uma utilizadora voraz.

9) Editora que mais compras?
*olha em volta para as estantes* Todas as evidências apontam para a Saída de Emergência. Em segundo lugar, Presença, Planeta, e algumas chancelas da Leya e da Porto Editora-Bertrand.

11) Género que não lês nem que te paguem
Não é bem "nem que me paguem", é uma expressão muito forte e não tenho nada contra estes géneros... mas raramente leio, hoje em dia, não-ficção - dantes lia alguma, mas hoje em dia nada me cativa o suficiente para lê-la - e romance contemporâneo adulto - não sei, estou numa fase da vida em que me sinto afastada da realidade daqueles personagens, por isso a não ser que tenha outro factor de interesse, aborreço-me facilmente com o género. Também pode ser porque leio pelo prazer escapista, por isso não me atrai muito ler sobre algo que podia ser real e acontecer mesmo. Por outro lado, combinado com outros géneros (paranormal, YA ou histórico), até gosto bastante de romance e dou por mim a torcer por um casal ou algo do género.

Cláudia do Uma Biblioteca em Construção
3) As pessoas que te são mais próximas sabem que tens um blogue?
A minha irmã, sim, é uma fã aqui do cantinho, e já a tenho convidado para opinar sobre um ou outro livro aqui, mas ela não quer. :P Alguns amigos também, mas calculo que não sejam seguidores tão atentos, não lhes levo a mal, os livros são o meu passatempo, não o deles.

7) Nos livros, a capa importa ou não?
Sim. Eu sei que isto é um tudo nada fútil, mas os olhos também comem, e uma capa bonita ajuda a interessar-me por ler a sinopse, ver opiniões, enfim, perceber se o livro me pode interessar. E o estilo de capa pode dizer algo sobre o género, ou a colecção ou editora que o publica, e assim um certo estilo de capa pode atrair-me mais facilmente por "gritar" que é do género X, que eu até gosto de ler.

9) O que não te podes mesmo esquecer quando sais de casa?
Telemóvel, óculos (de ver), elásticos para o cabelo, relógio, chaves, carteira, um caderno e caneta, e muito importante, um livro.

Adeselna do Illusionary Pleasure
5) A que horas costumam ter mais disposição para escrever críticas/opiniões?
Eu costumo escrever sempre à noite, seja porque é normalmente a parte do dia em que estou disponível, seja porque estou mais inspirada nessa altura.
 
6) Escrevem com ou sem música?
Com música. Geralmente consigo encontrar o balanço entre o apreciar o que estou a ouvir com o ignorar para continuar a escrever. Excepto há uns dias, quando estava a ouvir a banda sonora dos Les Miserables (filme) ao mesmo tempo que opinava sobre o Shadowfell, da Juliet Marillier, e não parava quieta na cadeira. Por culpa de ambos, para ser justa.

10) Situação mais embaraçosa na FNAC/ Bertrand
Se isto é para contar alguma situação em que um funcionário destas cadeias não foi nada prestável, não posso contar nada que tenha ocorrido comigo, geralmente confio mais nas minhas próprias capacidades de pesquisa, e às vezes tenho a sensação que sei melhor como é que eles arrumam os livros que eles próprios. xD Mas isto posso ser eu a armar-me em esperta.
No entanto, no outro dia a minha irmã contou-me a odisseia que foi tentar encontrar o Shadowfell (ela foi uma querida e ofereceu-mo nos anos :D) na Fnac. Foi ver aos expositores, foi ver às estantes. Nada. Foi perguntar a um funcionário, que foi fazer exactamente o que ela tinha feito (expositores, estantes, nada). O funcionário perguntou se queria encomendar, que levava uma semana, uma semana e meia. A minha irmã disse que não. Encomendou na Fnac online. Chegou dois dias depois. Ba dum tss!

Nádia do Eu e o Bam;
1) Gostas de ler em silêncio ou com barulho?
Tanto faz, mas consigo ler com barulho, consigo facilmente ignorar o ruído de fundo.

4) Há algum filme adaptado de um livro que seja melhor do que a obra literária?
Não diria melhor, mas até hoje senti que uma adaptação igualmente boa do livro, que transmite muito bem o espírito e a mensagem do livro, é o filme A Vida de Pi.

10) E-books: sim ou não?
Sim, há coisas que não é possível ou viável editar em papel, e ler num e-reader é bastante confortável.

1) Primeiro livro que te lembras ler?
Uma BD Disney, dos patos, se não me engano, era um Disney Especial Reedição chamado "Os Chatos", em que o Pato Donald está a usar o macaco no carro, o 313, e temos os chatos dos outros personagens Disney a mandar bitaites. Ou então "365 histórias de encantar", com uma capa super cor-de-rosa eléctrico. Sim, a minha memória lembra-se bem destas coisas. xD

2) Primeiro filme que viste no cinema?
Hmmm... Saw 1, acho eu. Comecei a ir ao cinema muito tarde, só quando mudei de casa e de terra é que tinha um cinema à minha disposição.
 
9) Falas mais alguma lingua?! Se sim, qual? Se não, qual gostarias de aprender?
Falo e compreendo bastante bem inglês. Percebo mais ou menos francês e espanhol, mas não o suficiente para falar ou escrever, e percebo vagamente algumas frases de italiano. Gostava de melhorar a minha compreensão destas línguas.

7) Consegues ler mais de um livro em simultâneo?
Prefiro ler um de cada vez, aborrece-me andar a saltar de livro em livro... prefiro concentrar-me numa história de cada vez.

8) Já choraste a ler algum livro?
Sim. A Juliet Marillier é a grande transgressora neste aspecto, qualquer coisa que ela escreva, se tiver partes mesmo deprimentes, é capaz de me pôr a chorar baba e ranho. Podem rir à vontade.

11) Tens "depressão pós-leitura", isto é, sentes-te vazio/a quando acabas de ler um livro que gostaste muito?
Sim! Acabo um livro muito bom, e dou por mim a olhar para a estante feita parvinha a pensar: "e agora vou ler o quê? depois disto, não vai ser tão bom/não vale a pena/...". Depois passa-me.

jen7waters do Cuidado com o Dálmata 
3) É sábado, e acordaste ao meio-dia, tomas o pequeno-almoço, ou almoças?
Tomo um copo de leite e almoço passado uma hora ou duas.
10) Não tens um marcador à mão, nem tens outra opção qualquer, que fazes: dobras um cantinho da página, ou decoras o número?
Não gosto muito de dobrar páginas, prefiro decorar o número.

11) Um guilty pleasure musical que esteja neste momento na tua playlist
Hm... Ouço Kelly Clarkson e Katy Perry, são muito boas para ambientar certas coisas YA que leio.  E Lady Gaga, porque me deixa estranhamente bem disposta (eu que nem gosto muito daquele género de música).

Kel do A Rapariga dos Livros.
1) Gostas de ler com música ou preferes o silêncio?
Gosto muito de ler com música, dá banda sonora a certos livros, e impede os barulhos (ou as pessoas chatas) quando vou no autocarro.

2) Como começou o teu gosto pelos livros?
É difícil de explicar, porque desde que aprendi a ler que me lembro de ter um livro nas mãos... a minha mãe diz que o meu primeiro livro foi ao 10-11 meses, daqueles para brincar no banho, e que aos 4 anos já lia palavras que decorava quando me as liam primeiro... desde que sei ler lembro-me de gostar de ler e de folhear livros.

10) Costumas andar com o livro que estás a ler ou preferes ler em casa?
Ando sempre com o livro atrás, com raríssimas excepções, porque aproveito todos os bocadinhos que posso para avançar mais uma página.


E... acabou! Desculpem, não vou fazer perguntas nem nomear pessoas, porque a esta altura do campeonato já quase toda a gente deve ter respondido a alguns questionários.

7 comentários:

  1. OH QUê? tu choras a ler cenas emocionantes da Juliet? :aponta dedo e ri-se da p7:

    Btw, isto foi cheating. :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, ah, ah. Very funny. :P Diz-me lá que a Juliet não nos faz sentir all the feelings e mais alguns. xD

      Cheating o quê? Não podia responder a todas... mas se há alguma sobre a qual estejas particularmente curiosa, diz, que eu respondo aqui. ;)

      Eliminar
    2. Não faço ideia do que é que estás a falar, eu estou sempre impávida e serena a ler Juliet. Impávida e serena.
      *rebola no chão a rir*

      Eliminar
  2. Ois,

    Fico contente que tenhas gostado e adorei ler as tuas respostas :D

    Bjs e a ver se apareces :P

    ResponderEliminar
  3. Boa maneira de contornar a questão :)

    Deixa lá, eu estou contigo nessa luta que é não chorar a ler Juliet :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eheheh, tinha de ser, ou passava a semana a responder a perguntas, e vocês aborreciam-se. ;)

      Ai, as histórias dela dão cabo de mim... xD Ultimamente só o Shadowfell não me deixou assim nalgum momento, mas isso tem mais a ver com o desenvolvimento da narrativa, que me deixou quase sempre expectante e a pedir mais. ;)

      Eliminar