sábado, 2 de março de 2013

Uma imagem vale mil palavras: Criaturas Maravilhosas (2013)

Estou aqui há uma data de tempo para o ecrã, a pensar exactamente no que é que vou dizer (sem ser "meh", pelo menos), e até já me fui entreter com outras coisas para ver se me inspirava. Porque esta adaptação tem pontos altos e baixos, está ali no meiozinho, e isso é muito pouco inspirador.

Começando pelos pontos altos: a fotografia e o cenário. Conseguiram conjurar o Sul americano e gótico do livro fabulosamente. As cores, os locais, o design dos cenários, as mudanças de clima estavam de encher o olho. Fui espreitar o currículo do director de fotografia e o senhor já fez os dois filmes do Sherlock Holmes com o Robert Downey Jr., e gosto muito do aspecto de ambos - aqui está de parabéns.

Os actores em geral pareceram-me bem. Acho que gostaram da adaptação e se divertiram a fazer o filme e isso transpareceu. Os sotaques, ui, que espectáculo. Acho imensa piada ao sotaque sulista, não percebo muito, pareceram-me engraçados e presentes em quem tinha de os ter. Achei o casal protagonista um par fofo, com alguma química. O Ethan tinha mesmo aquele ar de "o esquisito da cidade" e o actor era engraçado. (Dispensava era os óculos à hipster.) Gostei da Lena, e nem me importa que não seja muito parecida com a descrição do livro.

A Emma Thompson, bem, acho que era a que mais se divertiu com a coisa. Tenho a sensação que ela gosta fazer coisas meio fantásticas, e aqui soltou a sua beata reprimida e psicopata Encantadora. (O ar dela no confronto final!) O Jeremy Irons estava fixe como Macon, mas graças a Deus pelas legendas, a voz dele estava um pouco estranha a mais. A Ridley (é muito estranha a maneira como pronunciavam o nome dela, sempre pensei que era doutra maneira :S) estava de doidos, com aquelas roupas (xD), mas onde é que enfiaram o chupa-chupa da miúda? (Não havia orçamento para irem à loja da esquina?)

Pontos baixos: o realizador/argumentista, e responsável pelas maiores falhas do filme. A narração é intermitente e pouco fluída, graças a saltos na acção e má edição. A adaptação em si da história foi péssima. Corta coisas do livro que fariam sentido ter, e explica mal outras. A introdução das beatas e suas filhas que tomam a Lena de ponta tem um objectivo narrativo no livro, o de a antagonizar e a levar a perder o controlo sobre os seus poderes, e no filme foram mal usadas. A parte com a antepassada Genevieve e com a maldição foi pouco clara e mal explicada.

Mudanças? A pior é no fim. Eu aceito mudanças que façam sentido na continuidade do filme, mas esta não é uma delas. Imagino que a tenham "inventado" para cortar pormenores do final do livro e facilitar o posicionamento dos personagens no sítio certo sem muitas explicações, mas achei uma opção preguiçosa e que na cena final é desfeita, por isso, que sentido faz, mesmo?


Outras mudanças: a fusão da Amma com a Marion, o corte de alguns familiares Duchannes, o desaparecimento completo do pai do Ethan e do mistério em volta da mãe dele, muita coisa no início que ajuda a desenvolver a relação Ethan-Lena, e que tendo desaparecido faz com que a mesma relação seja quase tirada da cartola, as datas! (A Lena faz anos em Fevereiro, mas aqui até tem piada ser no solstício de Inverno, tem maior simbolismo.)

Esperava mais. O livro conjura uma mística tanto com a história como com o cenário e aqui só acertaram na segunda parte. Acredito que podia ser tão melhor e fazer justiça ao material original.

12 comentários:

  1. Acabei de opinar o livro e estou com tão pouca vontade de ver o filme e só me apetece bater nas autoras, no argumentista, no realizador, epá em toda a gente!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então não vás ver o filme. :P Parece estranho estar a dizer isto, mas eu gostei do livro, e foi isso que me fez encontrar algumas coisas boas no filme. Agora tu que não gostaste não vais encontrar nada que te anime no filme, só te vai deixar mais furiosa, e não vale a pena sujeitares-te a isso. ;)

      Eliminar
    2. Se eu tivesse lido o livro quando ele saiu possivelmente teria gostado mais mas o que me frustra é que eu quero adorar o livro e não posso porque podia ser tão bom e foi tão mal aproveitado que só me apetece chorar ;_;
      Então vou poupar o dinheirinho e não vou ver ;_;

      Eliminar
  2. Eu ainda nem li o livro mas o trailer pareceu-me engraçado e adoro o Sr.Irons e a Emma. Sinceramente, não me apetece muito adquirir o livro por causa dos benditos clichés do casal, um é normal e outro sobrenatural contudo, tenho uma amiga que os adora. Irei pensar bem no assunto...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A ti vou recomendar ao contrário, começa por ver o filme, que é um pouco mais barato, e para quem não conhece a história é capaz de ser mais satisfatório. Se vires que é o tipo de história que te possa agradar, avança para o livro. Sim, tem os clichés típicos do género, mas também tem alguns aspectos fixes e mais originais, pessoalmente acho que vai valer a pena se decidires avançar para o livro. ;)

      Eliminar
    2. Obrigada pela recomendação:)!
      Espero que não dêem cabo dos livros da Clare no cinema, eu até gostei muito deles.

      Eliminar
  3. My God, acho que vou ter de fazer luto pela série depois de ter visto este filme. O__O SO DISAPPOINTING.
    A única coisa boa que resultou desta experiência é que finalmente ganhei ânimo para encomendar o Beautiful Redemption, porque depois disto preciso voltar à Gatlin que eu conheço e gosto.

    Prayer circle pelo City of Bones... não pode estar pior adaptado do que este, pois não? Pois não??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A sensação com que fiquei é que não estavam a tentar adaptar o livro à séria, e que fizeram o filme apenas por fazer. Isto não vai ter grandes receitas, bolas, se ao menos estivesse melhor feito e tivesse um marketing decente...

      Já leste o terceiro, btw?

      Oh, o City of Bones deve estar muito melhor... eles sabem que os fãs da Cassandra Clare são doidinhos, rábidos mesmo, e que podem enfurecer um monte de gente se o filme não estiver minimamente decente. xD

      Eliminar
    2. É, não é? Parece que só leram o livro aos soluços e as partes que leram meteram no filme, enquanto que o resto inventaram... NÃO PERCEBO. Este livro tem tanta informação, bastava resumir, e não pegar só na ideia principal e inventar coisas à volta. ;A;

      Já, achei o mais fraquinho deles todos, e no geral muito enchimento de chouriços (o que me desanimou para ler o último) mas o fim tem um cliffhanger daqueles, e pronto, já encomendei, é desta que fico a saber como acaba a história do Ethan e da Lena, gaaaah, medo.

      Eliminar
    3. Yep, acho que o fandom Cassandra Clare faz uma esperinha ao realizador e companhia se aquilo corre mal. xD

      Eliminar
  4. Olá! Estou agora a ler o livro, apesar de gostar o ambiente onde acontece, acho o casal um bocadinho chichê! :( vamos ver se o livro me agarra mais...e depois vou querer ver o filme!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu conselho é... aceita os clichés! xD É difícil fugir aos clichés neste género, e este livro não é excepção, mas tem algumas coisas giras para além dos clichés. ;)

      Eliminar