Sinopse: Publicado pela primeira vez em 1915, durante a I Grande Guerra, o Almanaque do Dr. Thackery T. Lambshead de Doenças Excêntricas e Desacreditadas foi durante trinta anos difundido a médicos de todo o mundo em folhas de carbono ou fotocópias. O trabalho do Dr. Lambshead inspirou génios clínicos de todo o mundo, e Portugal não foi excepção, encontrando no Dr. Anófeles Calamar Trindade e no seu Compêndio Médico de Doenças Notáveis e Invulgares uma referência incontornável. Por ocasião da primeira edição portuguesa do Almanaque, foi o próprio Dr. Lambshead, agora com mais de cem anos de idade, que decidiu confiar a edição às mãos capazes, se bem que ainda jovens, do Dr. João Seixas. É a ele que coube a tarefa de reunir novas descobertas propostas por um formidável leque de eminentes especialistas médicos portugueses, seguindo na peugada do grande pioneiro clínico Dr. Anófeles Calamar Trindade. Pela primeira vez, as suas descobertas são apresentadas num volume único e insubstituível, onde se juntam ao trabalho de colegas norte-americanos e britânicos de grande reputação como o Dr. Alan Moore, Dr. Neil Gaiman, Dr. Jeff Vandermeer ou o Dr. China Miéville, entre muitos outros.
Opinião: Para uma estudante de Saúde como eu, não podia deixar passar um livro destes. Apesar de saber que as doenças são fictícias, não pude deixar no fim da leitura de ter umas tendências ligeiramente hipocondríacas devido às doenças apresentadas.
A primeira parte do livro corresponde ao original inglês, que consiste numa variedade de maleitas apresentadas, umas muito giras, outras que me pareceram algo repetitivas, não na doença em si, mas no tipo de escrita, dado que alguns escritores contribuiram com mais que uma entrada para o Almanaque. No entanto, muitas das doenças apresentadas ficaram-me na memória, seja pela ideia ou pela maneira como foram descritas. Como conteúdos extra, para compor o aspecto de almanaque, temos por exemplo uma biografia e uma introdução do Dr. Thackery T. Lambshead, uma lista de memórias dos doutores que contribuiram para o almanaque e do seu encontro com o Dr. Lambshead, uma lista de doenças apresentadas em edições anteriores do almanaque nas várias décadas do século XX, e, por fim, pequenas biografias dos doutores que contribuiram para o almanaque. São estes complementos que dão veracidade ao almanaque e que tornam mais interessante a sua leitura.
Na segunda parte do livro, temos uma adição da edição portuguesa, o Compêndio Médico Calamar Trindade de Doenças Notáveis e Invulgares, com contrbuições portuguesas. Tem uma introdução e pequenas biografias dos contribuintes, mas foram as descrições das doenças que me chamaram a atenção, pois acabei por apreciá-las mais que às do original.
Em geral, foi um livro interessante de ler. Pude denotar um cuidado em pesquisar dados científicos para descrever algumas das doenças, como uma em que se falava do ciclo de vida duns parasitas. Como referi, algumas doenças deixaram-me meio hipocondríaca, apesar de não ser nada dada a essas coisas. Apreciei ler este livro e diverti-me muito a lê-lo.
Título original: The Thackery T. Lambshead Pocket Guide to Eccentric & Discredited Diseases (2003)
Páginas: 464
Título original: The Thackery T. Lambshead Pocket Guide to Eccentric & Discredited Diseases (2003)
Páginas: 464
Editora: Saída de Emergência
Edição portuguesa organizada por João Seixas.
Sem comentários:
Enviar um comentário