Sinopse: "Era um homem nascido fora do seu tempo... estranha mistura de Puritano e Cavaleiro, com uma pincelada de filósofo antigo, e muitas de pagão...Um desejo na alma guiava-o, uma urgência em corrigir todas as injustiças, proteger os mais fracos...Tão travesso e inquieto como o vento, era consistente apenas numa coisa: a fidelidade aos seus ideais de justiça e honestidade. Assim era Salomão Kane.”
Salomão Kane é uma das personagens mais carismáticas e apaixonantes da literatura fantástica. Criado por Robert E. Howard há quase um século, as suas aventuras estendem-se da Inglaterra do sec. XVI às florestas remotas de África, onde nenhum homem branco alguma vez colocara o pé. Esta é a saga de um homem destinado a combater fantasmas vingativos, demónios sanguinários e a mais negra magia, armado apenas com a sua espada e a sua fé. Um clássico a não perder!
Opinião: Vê-se mesmo que estes contos já foram escritos há algum tempo. Não por o seu conteúdo ser datado (e não é), mas porque acho que já não se escrevem livros de aventuras como este. Com uma escrita elaborada e ao mesmo tempo sucinta, Robert E. Howard pinta-nos um cenário, uma acção, um diálogo de maneira muito completa e satisfatória; cria aqui também um personagem muito interessante, Solomon Kane, herói errante, misterioso e recto.
O início da leitura foi algo relutante, mas depois comecei a entrosar-me nas histórias e acabei por gostar muito. Os contos têm alguma continuidade, pois há aventuras decritas num conto que são mencionadas num conto posterior. Destaque ainda para a edição, a capa, os desenhos introduzidos nas páginas entre o texto e o próprio tipo de letra, que ajudam a apreciar os contos. É composto pelos seguintes contos:
As Caveiras nas Estrelas: Kane, em viagem na Inglaterra, tem de escolher entre dois caminhos, um pela charneca, outro pelo pântano. As pessoas na aldeia mais próxima avisam-no contra o caminho da charneca, onde muitos homens têm desaparecido. Decide investigar e descobre um fantasma em busca de vingança.
A Mão Direita do Destino: Um feiticeiro condenado à morte procura vingança do homem que o traiu; Kane é uma testemunha involuntária da execução dessa vingança.
O Chocalhar de Ossos: Kane encontra um viajante que lhe parece familiar. Ficam juntos numa estalagem cujo dono não será honesto...
A Lua de Caveiras: Kane procura uma jovem inglesa raptada; em África, encontrá-la-à em Negari, uma cidade secreta, escrava de Nakari, a rainha vampira de Negari.
As Colinas dos Mortos: Kane recebe um bastão de N'Longa, feiticeiro africano, e segue viagem. Vai descobrir uma terrível cidade de vampiros e pedirá ajuda a N'Longa à distância.
Asas na Noite: Kane encontra uma vila habitada por uma tribo africana assolada por terríveis hárpias
Os Passos no Interior: Kane cruza-se com esclavagistas muçulmanos que levam uma tribo africana para ser vendida; tenta ajudá-los mas ele próprio é capturado... e decobrirá a importância do bastão que lhe foi dado por N'Longa.
O Regresso a Casa de Salomão Kane: único texto em forma de poema, relata, como o nome indica, o regresso de Kane à sua terra natal, em Inglaterra.
Título original: não se aplica; o título mais próximo é The Savage Tales of Solomon Kane (1968), que contém estes contos e mais alguns
Páginas: 192
Título original: não se aplica; o título mais próximo é The Savage Tales of Solomon Kane (1968), que contém estes contos e mais alguns
Páginas: 192
Editora: Saída de Emergência
Tradutores: Luís Rodrigues, Jorge Candeias, Rogério Ribeiro, Luís Miguel Rocha, Safaa Dib
Sem comentários:
Enviar um comentário