Sinopse: Bianca quer fugir.
Foi arrancada à sua pequena terra natal e inscrita na Academia Evernight, um sinistro colégio interno gótico onde os estudantes são estranhamente demasiado perfeitos: inteligentes, requintados e quase predadores. Bianca sabe que este mundo não é o seu.
Depois, conhece Lucas. Tal como ela, não se enquadra em Evernight, e gosta que assim seja. Lucas ignora as regras, faz frente aos snobes e diz a Bianca que tem de ter cuidado – mesmo quando se trata de gostar dele. Mas a ligação que une Bianca e Lucas não pode ser negada. Ela correrá qualquer risco para estar com Lucas, mas segredos obscuros estão destinados a separá-los… e a levar Bianca a questionar tudo aquilo em que sempre acreditou.
Opinião: O livro começa com Bianca a encenar uma fuga de casa. O ano lectivo está a começar, e os pais começaram a leccionar na academia Evernight, onde ela teve de se inscrever. Bianca não queria mudar de casa, e definitivamente não tem muito a ver com os alunos que frequentam Evernight. Mas conhece Lucas, um aluno que também parece não se identificar com a academia, e apesar de ele mostrar-lhe diferentes facetas ao longo do livro, umas mais agradáveis outras menos, é Bianca e Evernight que nos trazem a maior das surpresas, sensivelmente a meio do livro.
Se bem que já desconfiava da segunda parte da revelação, não sonhava com a primeira, e isso trouxe definitivamente uma releitura da minha parte em relação ao que já havia lido antes. A partir daqui a leitura traz um balanço perigoso entre mentiras e verdades, culminando numa segunda revelação-choque. Esta também estava mais ou menos à espera, mas achei muita piada a maneira como foi revelada. E traz outra releitura de acontecimentos e comportamentos anteriores por parte dos personagens. No fim, Bianca e Lucas têm de escolher entre ficar juntos ou salvar a vida de outros, mas o livro termina com uma nota mais positiva.
A escrita da autora é algo elaborada e uma delícia de ler, apesar de me ter levado um pouco a entrar na história. Gostei bastante e adorei as reviravoltas no enredo. Só uma nota para a edição que devia ter sido mais cuidada (ter o nome do livro mal escrito na capa, na citação da L. J. Smith, não fica bem) e para a capa - gosto muito das capas que a Planeta faz nos livros do Mundo da Noite da L. J. Smith porque as modelos que aparecem são fiéis à descrição, mas aqui, nem por isso. A Bianca é arruivada, não a Branca de Neve.
Título original: Evernight (2008)
Páginas: 296
Editora: Planeta
Tradutora: Raquel Lopes
Sem comentários:
Enviar um comentário