Estamos no fim do ano. Fazem-se revistas do ano, e pensei em fazer um post para destacar alguns livros ao longo do ano. Contudo, não sou muito fã de fazer uma lista tipo "os melhores de 2010". Quem sou eu para dizer que aqueles são os melhores livros de 2010? Por isso pensei em criar uma lista de livros de que mais gostei durante o ano, lista essa altamente subjectiva. Separei os livros por mês, destacando-se algumas das vezes um.
Janeiro:
- Sociedade Secreta de Raparigas, Diana Peterfreund
- Fallen, Lauren Kate
- A Cidade dos Ossos, Cassandra Clare: não esperava gostar tanto deste livro. Adorei o world-builiding da CC, os personagens (o Jace deve ser a personagem mais desbocada e sarcástica, que eu me lembre), e a história é gira, ainda que um pouco óbvia. Esta série é um grande exemplo de guilty pleasure para mim.
Fevereiro:
- Os Jogos da Fome, Suzanne Collins: também uma grande descoberta para mim. Adorei esta distopia sobre miúdos que são enviados como tributos para uma arena de morte. A história ficou-me na memória, a Katniss é uma protagonista memorável, e o fim foi muito emocionante. Tenho pena de ainda não ter conseguido ler o segundo livro, Em Chamas, mas se tiver de esperar outra vez um ano pela publicação do último livro, Mockingjay, talvez seja melhor aguardar mais um pouco para o ler.
Março:
- A Cidade das Cinzas, Cassandra Clare
- A Hora Secreta, Scott Westerfeld: não sei o que dizer. Este livro ficou-me na memória, mas por alguma razão ainda não consegui ler os seguintes da série. Gostei da ideia e história originais, e fiquei curiosa por conhecer melhor os personagens.
Abril:
- O Dardo de Kushiel, Jacqueline Carey
- Guerra Mundial Z, Max Brooks: gostei muito, as razões foram mais ou menos explicitadas na opinião deste livro.
- O Braço Esquerdo de Deus, Paul Hoffman
Maio:
- O Espelho Negro, Juliet Marillier
- Entrevista com o Vampiro, Anne Rice
- A Marca de Kushiel, Jacqueline Carey: uma autora que vou seguir religiosamente. A sua escrita elaborada, o cenário delicioso, a voz da persongem principal fizeram-me apaixonar pela história.
- hush, hush, Becca Fitzpatrick
- A Glória dos Traidores, George R. R. Martin: este é a modos que o melhor livros da série As Crónicas de Gelo e Fogo. Caramba, que acontece tudo neste livro! O Martin tem por vezes momentos de genialidade.
- A Cidade de Vidro, Cassandra Clare
- A Sacerdotisa da Luz, Trudi Canavan
- Aprendiz de Assassino, Robin Hobb
- Rainha das Trevas, Anne Bishop
- Sangue-do-Coração, Juliet Marillier: adorei! Vou-me apaixonando aos poucos pela escrita e pelas histórias da Juliet.
- Os Leões de Al-Rassan, Guy Gavriel Kay: tem que ser um empate entre estes dois. O Leões foi uma montanha-russa de emoções e tão bonito.
- Duna, Frank Herbert: finalmente li este clássico da FC e, bem, uau.
Setembro:
- Alex 9 - A Guardiã da Espada, Martin S. Braun
- Criaturas Maravilhosas, Kami Garcia, Margaret Stohl
- A Iniciação, Jennifer Armintrout
- Danças na Floresta, Juliet Marillier
- Orbias - O Demónio Branco, Fábio Ventura
- O Apelo da Lua, Patricia Briggs
- Na Sombra do Pecado, J. R. Ward
- Sonho Febril, George R. R. Martin
- Com a Cabeça na Lua, Vários: este fez-me apreciar antologias. Muito bom.
Novembro:
- Infinite Days, Rebecca Maizel
Dezembro:
- Jessica's Guide to Dating on the Dark Side, Beth Fantaskey
- Hex Hall, Rachel Hawkins
- Evernight, Claudia Gray
- Poison Study, Maria V. Snyder: adorei, mas tenho uma dificuldade imensa em explicar porquê. Por vezes os livros de que mais gosto são assim. Must. Read. The. Next. Books!
Ena tantos! ehehe
ResponderEliminarEu li muitos da tua lista, ainda não fiz a minha lista mas é provável que existam alguns em comum ;)
Beijinhos*
LOL tenho o coração muito grande no que toca a livros, cabem lá todos. xD
ResponderEliminarLi alguns desses livrinhos e desses muitos também fazem parte da minha lista de livros preferidos de 2010 (Sangue-do-Coração; O Dardo de Kushiel e A Marca de Kushiel...) Outros desejo muito ler no ano que se aproxima e espero colocá-los na minha lista de preferidos.
ResponderEliminarBjs
P.S.: Desejo um Bom Ano ;)
Ai, temos aqui alguns em comum no top :)
ResponderEliminarMas o que leste tu da Juliet, para te estares a apaixonar aos poucos? Lê os primeiros dela (Sevenwaters, e Crónicas de Bridei, os meus favoritos) e será amor à primeira vista :D
LOL digo apaixonar aos poucos porque cada vez que leio um apaixono-me outra vez! ^^
ResponderEliminarEstou a deixar Sevenwaters para último, para não me pôr a comparar os outros livros da Juliet com estes, já que parecem ser os que deixam a impressão mais forte. ^^ Mas deve ser em 2011 que os leio, além deles só me faltam ler o 2º e o 3º das Crónicas de Bridei. Se calhar até ponho as mãos na edição capa dura do Círculo de Leitores. =)