domingo, 26 de dezembro de 2010

Poison Study de Maria V. Snyder

Sinopse: [minha tradução]

Escolhe: Uma morte rápida ou um veneno lento...

Yelena tem uma escolha - execução por assassínio, ou tornar-se a provadora de comida do Comandante de Ixia. Ela aproveita a hipótese de sobrevivência, mas o seu alívio pode tornar-se muito curto.

A vida no palácio é cheio de perigos e segredos. Esperta e cheia de manha, Yelena tem de aprender a identificar venenos antes que a matem, reconhecer em quem confiar e aprender a espiar quem não pode confiar. E quem é a misteriosa feiticeira do Sul que consegue entrar nos seus pensamentos?

Quando Yelena percebe que também tem poderes mágicos extraordinários, encara um novo problema, pois usar magia em Ixia é proibido sob pena de morte...

Opinião: Ah! Que mais é que posso dizer senão que adorei e que devorei este livro? Bem, temos a Yelena, uma jovem que está presa há quase um ano por assassínio e que coincidentalmente é a próxima pessoa a ser executada, o que lhe dá a oportunidade de ser a próxima provadora de comida do Comandante em vez de ir para o cadafalso.

É treinada a saborear e procurar venenos por Valek, chefe de segurança do Comandante e do, digamos, serviço de informações - o tipo é basicamente um James Bond - sabe tudo, faz tudo, está em todo o lado e lá para o fim eu já não me espantava quando ele aparecia inesperadamente, porque a verdade é que a Yelena parece ter o condão de irritar muita gente e de se pôr em situações quase mortais, logo quando ela não conseguia resolver a situação o Valek arranjava maneira de dar um ar da sua graça.

Bom, gostei do enredo, cheio de reviravoltas, pois parece que toda a gente anda a tramar alguma; gostei dos persongens secundários, que complementam o enredo muito bem; e gostei da Yelena e do Valek, cujas histórias e personalidades se vão desvendando aos poucos ao leitor - especialmente a história da Yelena, que a autora consegue intercalar com o desenrolar do enredo. Ah, e pontos bónus para a criação do Comandante, que deve ter uma história curiosa por trás.

No meio disto tudo só consegui encontrar dois pontos negativos. Primeiro, gostava de saber porque é que estes livros saíram com tantas capas diferentes, entre versões paperback e hardback, para YA (Young Adult) e Adult, ou para os EUA, o RU, ou a Austrália. Segundo, estou dividida entre ir a correr encomendar os outros dois livros da trilogia ou esperar um pouco, porque parece que a opinião geral é que a qualidade decresce ao longo da trilogia.

Páginas: 416

Editora: Mira Books

3 comentários:

  1. Gostaste mesmo! :D A propósito de falares ali que o Valek parece um James Bond: se calhar até já sabes disto, mas eu vou contar na mesma, há uns tempos a autora deu a entender que o Valek é ligeiramente inspirado na personagem que o Val Kilmer interpreta no filme O Santo, que basicamente é um ladrão de alta categoria (já deves ter visto o filme), ele assume qualquer identidade e nunca ninguém o apanha. Até o nome Valek é inspirado no actor xD

    ResponderEliminar
  2. Sim, gostei mesmo muito. O BookDepository estará por estas alturas a meter os próximos no correio. Espero eu. :P

    Não sabia dessa do filme. Aliás, se vi o filme também já não me lembro. xD Acho que tenho uma ideia vaga da história.

    Note to self: ver o filme. Pode ser que dê uma ajuda visual para imaginar o Valek. :D

    ResponderEliminar
  3. É muito engraçado o filme, quando puderes, vê mesmo ;)

    ResponderEliminar