terça-feira, 7 de junho de 2011

Crimes de Resolução Rápida - Inteligentes Mini-Mistérios, Stan Smith


Opinião: Tenho vindo a coleccionar estes pequenos livrinhos de mistérios e crimes descritos em 2/3 páginas em que para os resolver temos de estar atentos ao texto e ao que os personagens dizem. Um livrinho interessante, no entanto este teve mais falhas do que eu me lembrava em relação aos outros da colecção.

É que por um lado o autor apostou nalguns mistérios do tipo em que temos (p. ex.) alguns personagens, a sua idade e profissão, mas em que não sabemos quais que características cada personagem tem - temos de usar a lógica e deduzir através de uma série de afirmações do tipo "O Manuel é carpinteiro", "O cozinheiro tem 29 anos", e por aí fora. Só que isto não resulta muito bem em texto corrido (especialmente quando se está a ler a solução).

Além de que ou o livro já vinha com erros ou a tradução/revisão não fez lá grande trabalho, pois apanhei várias afirmações erróneas e que contradiziam o que era resolvido nas soluções, e cheguei a ver uma solução que falava numa diferença de 400 gramas entre dois pesos - 2600 e 2900. Calculadora please?

Nos outros tipos de mistérios, mais directos, houve alguns que consegui acertar, houve alguns que nem por isso, e houve alguns que recorreram a saltos de lógica um pouco grandes demais para fazerem sentido. Em suma, não foi dos melhores livros desta série, mas vou continuar a coleccioná-los, pode ser que o próximo se redima.

Título original: Five-Minute Crimebusters (2000)

Páginas: 96

Editora: Replicação

Tradutora: Maria João Machado.

Sem comentários:

Enviar um comentário